Saber como investir no mercado imobiliário é um dos requisitos essenciais de qualquer investidor de sucesso.
Renda recorrente, valorização no longo prazo e proteção contra a inflação são apenas alguns dos benefícios que os ativos imobiliários podem proporcionar a quem busca a tão sonhada independência financeira.
Mas será que você conhece todas as opções que esse tradicional mercado oferece?
Esqueça os papéis do mercado financeiro, a volatilidade da bolsa ou o baixo rendimento dos títulos de renda fixa mais comuns.
Hoje você vai descobrir como investir no mercado imobiliário com alta rentabilidade, segurança e garantias contratuais robustas através de um mercado regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Quer saber mais?
Então, fique com a gente e saiba como os investimentos alternativos podem revolucionar seu portfólio e impulsionar seus rendimentos.
E mais:
Quanto rende um título de renda fixa comum do mercado imobiliário?
Vamos fazer o seguinte desafio.
Abra a plataforma de investimentos do seu banco ou corretora e confira qual é a rentabilidade máxima oferecida para um título de renda fixa do setor imobiliário, como uma LCI.
Você logo perceberá que o rendimento desse título costuma estar atrelado ao CDI. E os juros pagos raramente superam 150% desse índice de referência.
O Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI) é um título privado usado pelos bancos como garantia nos empréstimos entre si.
Faça parte da nossa lista de interesse em real estate.
A remuneração dos principais investimentos em renda fixa, como a LCI, se baseiam no CDI, que segue de perto a taxa Selic.
Já explicamos detalhadamente em outro artigo o que é a taxa Selic e seus efeitos sobre sua carteira de investimentos.
LEIA TAMBÉM: Renda fixa que paga +200% do CDI o que a propaganda não diz para você
Por que não é uma boa ideia buscar a rentabilidade do CDI?
Na prática, ao atrelar a rentabilidade dos seus investimentos ao CDI, você terá um retorno perto da taxa Selic.
Diversos especialistas concordam que a taxa básica de juros da nossa economia deverá continuar em níveis baixos por muitos anos.
Isso porque estamos vivendo um período de baixa inflação e grande ociosidade no setor produtivo.
Em suas atas recentes, o Banco Central vem afirmando que o maior problema não é controlar a alta dos preços, mas, ao contrário, evitar que a deflação deprima ainda mais nossa economia.
Assim, a ferramenta usada pelo BC para estimular o crescimento é reduzir a taxa de juros, isto é, a Selic, que determina a rentabilidade dos títulos de renda fixa.
Portanto, para quem deseja traçar estratégias de como investir no mercado imobiliário de forma segura e rentável, buscar o rendimento do CDI sem dúvida não é uma boa ideia.
LEIA TAMBÉM: Investimento de impacto aumenta rentabilidade e diversifica carteira
Renda fixa “sem risco” tem rentabilidade negativa
Recentemente, muitos investidores foram surpreendidos com a seguinte notícia:
Isso mesmo: quem tem aplicações no Tesouro Selic acabou vendo seu patrimônio ter rendimento negativo pela primeira vez em quase duas décadas.
É por isso que defendemos tanto aqui na Bloxs a diversificação dos investimentos.
É claro que os títulos públicos, como o Tesouro Selic, têm lugar garantido no portfólio dos investidores. Principalmente aqueles que querem saber como investir no mercado imobiliário da forma certa, sem concentrar tudo em uma única classe de ativos.
Por serem considerados “sem risco”, os títulos do tesouro são ideais para a formação de um fundo de reserva de emergência, pois, além da segurança, sua liquidez é diária.
LEIA TAMBÉM: Três passos simples para aproveitar a crise e montar uma carteira de investimentos de sucesso
Como investir no mercado imobiliário e fugir da renda fixa tradicional?
Graças aos investimentos alternativos, agora é possível ter exposição ao setor imobiliário com taxas de retorno extremamente atraentes e sólidas garantias contratuais.
E o melhor: em um mercado totalmente regulado pela CVM, órgão que disciplina e fiscaliza as ofertas públicas em nosso país.
Desde que publicou a instrução normativa 588, a CVM permite que plataformas tecnológicas como a Bloxs realizem captações de recursos para financiar empreendimentos na economia real.
Quer entrar no mundo dos ativos reais? Faça parte da comunidade Bloxs no Telegram!
O investimento coletivo, ou crowdfunding, é uma modalidade de financiamento bastante disseminada no mundo e que vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil.
Para estabelecer esse mercado em nosso país, a CVM elaborou uma normativa para dar segurança aos investidores na hora de aplicar seu capital.
Somente plataformas autorizadas, como a Bloxs, podem reunir investidores para viabilizar a projetos imobiliários na economia real através do crowdfunding.
Foi o caso da Yuca Coliving Invest II, mais uma captação de sucesso realizada pela Bloxs em parceria com a Yuca.
Com uma rentabilidade-alvo equivalente a 500% do CDI, os investidores puderam financiar a modernização, reforma e decoração de imóveis localizados em bairros nobres de São Paulo para posterior aluguel na modalidade coliving.
LEIA TAMBÉM: Projeto All Liberdade supera expectativas com retorno de 586% do CDI na Bloxs
Invista em imóveis com especialistas do setor
Sempre buscando identificar as novas tendências dos setores em que atua, a Bloxs mais uma vez firmou parceria com a Bracon para o lançamento de um empreendimento totalmente alinhado à nova realidade do mercado imobiliário.
A Bracon é uma empresa especializada em projetos de 1 e 2 dormitórios, localizados em pontos estratégicos da cidade de São Paulo.
O objetivo dos empreendimentos da incorporadora é oferecer moradia de qualidade, com toda a infraestrutura de transportes e serviços necessária para viver bem.
LEIA TAMBÉM: Novas tendências do mercado imobiliário no pós-pandemia
Em junho de 2019, a Bloxs e a Bracon captaram com sucesso recursos para as despesas de marketing e implantação do projeto All Liberdade.
Foram 78 investidores que levantaram R$ 826.000,00 com cotas a partir de apenas R$ 1.000 e rentabilidade-alvo de 18% ao ano.
Isso mostra como investir no mercado imobiliário é vantajoso quando saímos dos ativos tradicionais e partimos para os investimentos alternativos.
Quer saber mais sobre novas oportunidades?
Acesse agora mesmo a página das nossas ofertas e aumente a rentabilidade da sua carteira investindo na economia real.
Se você quer descobrir mais sobre como investir no mercado imobiliário com rentabilidade e segurança, não deixe de acompanhar nosso portal de Conteúdos e conhecer nosso portfólio de ofertas.