A tenista Serena Williams, uma das maiores lendas do esporte, está mostrando que também tem muito talento fora das quadras: ela adora investir em startups.
Com uma das mais vitoriosas carreiras do mundo no tênis, incluindo todos os torneios do Grand Slam em simples e o posto no 1 do esporte, Serena passou a se dedicar ao mundo dos negócios, com destaque para startups liderada por negros, mulheres e grupos minoritários.
Em 2014, a esportista fundou sua gestora de venture capital, a Serena Ventures, com a missão de “agregar valor aos investidores, abrir portas para empreendedores e criar oportunidades que melhorem a vida de todos”.
As startups investidas por Serena buscam resolver grandes gargalos da economia e levar serviços de qualidade para regiões desassistidas, seja na área financeira, logística, comunicação ou alimentação.
Sem dúvida, iniciativas como essa mostram que investir em startups é uma das melhores formas de ter exposição a empresas com grande potencial de crescimento e, ao mesmo tempo, impactar positivamente a sociedade, com investimentos diretos na economia real.
Se você também se interessa por empresas de alto crescimento e deseja contribuir para o desenvolvimento do país, financiando ou se tornando sócio de projetos promissores através do crowdfunding, então este artigo é imperdível!
Nele, vamos explicar como investir em startups e como você pode se unir a outros investidores para colocar de pé empreendimentos de grande valor, em um mercado totalmente regulado pela CVM.
Os tópicos que vamos abordar são:
Serena Williams lança fundo para investir em startups
Um dos maiores ícones do esporte mundial está aproveitando todo o seu sucesso dentro das quadras para investir em empresas que criam soluções inovadoras e de grande impacto na vida das pessoas.
No início deste mês, a tenista Serena Williams anunciou o lançamento de um fundo de venture capital no valor de US$111 milhões. Entre os destaques do seu portfólio estão as startups:
- Esusu, dedicada a oferecer acesso financeiro equitativo a todos por meio de ferramentas de gestão de recursos para pessoas físicas e de fluxo de caixa para empreendedores, além de outras soluções.
- Calico, que fornece tecnologia de software para simplificar a gestão de cadeia de fornecimento através de uma plataforma simples e intuitiva.
- Chatdesk, empresa que facilita a comunicação corporativa, combinando aprendizagem de máquina e inteligência artificial, com foco na satisfação dos clientes e engajamento nas redes sociais.
- Bunch, que atua no segmento de jogos para aparelhos móveis e criação de soluções empresariais customizadas para o metaverso.
- Fiveable, companhia que fornece soluções para aumentar a produtividade de estudantes e melhorar seu aprendizado em comunidade.
Como é possível ver, as startups investidas pela gestora de Serena Williams atuam em setores bastante distintos, o que contribui para a diversificação do seu portfólio e diluição de risco, já que assim é possível evitar uma concentração exagerada das alocações em poucos nomes.
LEIA TAMBÉM: Investimento em startups brasileiras neste ano já supera todo o volume de 2021
Palavra de ordem de Serena nos negócios é diversificação
Esse, aliás, é um dos segredos para ter sucesso ao investir em startups: a diversificação. Ainda que estejamos falando de setores sólidos e dinâmicos, como agronegócio e energia renovável, é importante distribuir os recursos em segmentos descorrelacionados e que contribuam para o avanço da nova economia, como sustentabilidade e uso compartilhado.

Para ajudá-la na tarefa de gerenciar todas essas participações, Serena montou uma equipe de peso, com profissionais reconhecidos no mercado financeiro. Como explica uma matéria da InfoMoney:
Serena divide o comando de seu fundo de venture capital com a sócia Alison Rapaport Stillman, que já passou por empresas como o banco J.P Morgan, a empresa de marketing Wasserman Media Group e a gestora Melo 7 Tech.
Desde a fundação da gestora, há quase oito anos, até agora, já passaram mais de sessenta startups por seu portfólio, inclusive treze unicórnios e seis saídas estratégicas.
Quer entrar no mundo dos ativos reais? Faça parte da comunidade Bloxs no Telegram!
O foco da Serena Ventures é realizar aportes nas fases iniciais de desenvolvimento das empresas, buscando contribuir para o seu crescimento e alavancar os resultados com uma venda futura de participação, seja em rodadas de captação posteriores, seja por meio de uma abertura de capital nas diversas bolsas americanas.
Inspiração para investir em startups
A matéria da InfoMoney explica ainda que Serena buscou inspiração, para entrar no mundo dos negócios, na célebre empreendedora Caryn Seidman Becker, CEO da empresa de biometria Clear. Em um evento do qual as duas participaram, a executiva afirmou à tenista que apenas 2% dos investimentos de risco nos EUA eram voltados a companhias lideradas por mulheres.
Em uma entrevista ao CNN Business, em 2020, Serena afirmou o seguinte:
Minha história de vida é de quebrar barreiras e defender a inclusão, dentro e fora da quadra. Entrando em um esporte predominantemente masculino e branco, ao longo da minha carreira fui subestimada e mal paga. Agora, como uma investidora de capital de risco de startups em estágio inicial, me vejo nas fundadoras negras que muitas vezes são desconsideradas desde o começo.
LEIA TAMBÉM: Como investir em startup e criar o próximo unicórnio brasileiro
Como investir em startups e diversificar a carteira como Serena Williams?
Se você também tem interesse em investir em empresas inovadoras e que fazem uso intensivo da tecnologia para revolucionar seus setores de atuação, não pode deixar de conhecer o crowdfunding.
Essa modalidade de investimento coletivo foi regulada em 2017 pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão responsável por fiscalizar o mercado de capitais nacional.
Entre as plataformas de crowdfunding de maior destaque no país está a Bloxs que, desde a sua fundação, em 2018, já captou mais de R$100 milhões em projetos dos mais variados setores, ajudando a levar emprego, renda e desenvolvimento para todas as regiões do país.
Através do crowdfunding, você pode financiar ou se tornar sócio de empresas em expansão, que buscam investidores para alavancar seus negócios e levar suas soluções para cada vez mais pessoas.
Eleita pela Daily Finance como uma das 100 melhores startups do país, a Bloxs oferece oportunidades de investimento coletivo nas mais diversas áreas, como:
- Agronegócio
- Energia renovável
- Mercado imobiliário
- Dívidas judiciais
- Negócios em expansão
Cadastre-se gratuitamente em nossa plataforma e comece a investir em startups hoje mesmo com a maior plataforma de crowdfunding do Brasil.
