Eleições 2022 – Saber o que cada candidato a presidente pensa sobre as cadeias produtivas do agronegócio é essencial para investir bem no setor.
O câmbio desvalorizado e a alta das commodities no mercado internacional continuaram impulsionando nossa balança comercial, graças à alta produtividade das nossas fazendas e à qualidade dos nossos empreendedores do campo.
Com a chegada das eleições, muitos investidores e empreendedores não conhecem o que cada candidato a presidente pensa sobre suas áreas de interesse, por isso decidimos elaborar uma série de artigos sobre as propostas dos líderes nas pesquisas para nossas teses de investimento mais importantes.
No artigo de hoje, vamos saber o que diz o programa de cada um dos candidatos à presidência neste ano sobre um dos pilares mais importantes da nossa economia: o agronegócio.
Os tópicos que vamos abordar são os seguintes:
- O que cada candidato a presidente 2022 pensa sobre o agronegócio?
- Plano de governo de Lula para o agronegócio
- Plano de governo de Bolsonaro para o agronegócio
- Plano de governo de Ciro Gomes para o agronegócio
- Plano de governo de Simone Tebet para o agronegócio
- Como captar recursos para sua fazenda no mercado ou investir no setor?
O que cada candidato a presidente 2022 pensa sobre o agronegócio?
O agronegócio brasileiro ganhou competitividade no mundo, graças aos fortes investimentos em produtividade, máquinas modernas, mão de obra qualificada, pesquisa e desenvolvimento.
E o acesso a linhas alternativas de financiamento, capazes de reduzir a dependência dos produtores ao crédito subsidiado, aos elevados juros de mercado e às condições de pagamento impostas pelas instituições financeiras tradicionais, tem sido fundamental para esse crescimento.
Grande responsável por saldos positivos em nossa balança comercial, o agronegócio acumula um superávit de quase US$ 40 bilhões no acumulado do ano, com crescimento de cerca de 35% das exportações.
Isso mostra porque a agroindústria tem papel de destaque nos programas de governo de cada candidato a presidente em 2022, já que, além do seu forte viés exportador, o agronegócio também gera muitos empregos e renda para grande parte dos trabalhadores do campo.
Os planos de governo de cada candidato a presidente para o agronegócio ou em outros segmentos serão apresentados de acordo com seu posicionamento nas últimas pesquisas de opinião.
Utilizaremos como referência o agregador de pesquisas eleitorais fornecido pelo Estadão, que faz um ajuste estatístico para estipular o desempenho médio de cada candidato a presidente 2022 nos principais levantamentos.
LEIA TAMBÉM: Candidatos à presidência 2022: o que o setor elétrico pode esperar?
Plano de governo de Lula para o agronegócio
Em seu programa de governo, o candidato a presidente pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, defende a ampliação das linhas de crédito para agricultores familiares e produtores de pequeno e médio porte como forma aumentar a oferta de alimentos e a eliminação da crise alimentar no país.
Além disso, defende que o agronegócio brasileiro ganhe mais espaço no mundo, sem descuidar do meio ambiente.
Entre as principais propostas do programa eleitoral de Lula para o agronegócio, podemos destacar:
- Aumento da produção agrícola, com linhas de financiamento da agricultura familiar e tradicional, além da agroindústria, aumentando a competitividade do setor e a oferta de alimentos.
- Fortalecimento da Embrapa para identificar a potencialidade dos agricultores a garantir que a tecnologia chegue ao campo e aumente sua produtividade.
- Permitir que a agricultura e a pecuária ganhem espaço no mercado externo através da adoção de práticas de sustentabilidade social e ambiental.
- Agregar valor à produção agrícola, dando mais segurança jurídica aos produtores e atualizando os quadros normativos para uma agricultura de primeira linha.
Plano de governo de Bolsonaro para o agronegócio
Um dos pontos mais importantes do programa de governo de Jair Bolsonaro como candidato a presidente em 2022 é o incentivo à produção nacional de fertilizantes, a fim de reduzir nossa forte dependência à importação de insumos.
Nesse quesito, Bolsonaro defende o seguinte:
Redução da dependência externa, a definição de áreas estratégicas que sejam objeto de investimentos de médio e longo prazo, preparando-se para as contingências do futuro e oferecendo ao País segurança de abastecimento e capacidade competitiva cada vez maior.
Faça parte da nossa lista de interesse em agronegócio.
O candidato a presidente nas eleições 2022 pelo Partido Liberal (PL) defende ainda que a agroindústria nacional se modernize com equipamentos de última geração e tenha acesso a tecnologias capazes de aumentar a produtividade e as margens de lucro dos produtores.
Entre as principais propostas do programa eleitoral de Bolsonaro para o agronegócio, podemos destacar:
- Intensificação das ações para aumentar a competitividade e a transformação do agronegócio, por meio do desenvolvimento e da incorporação de novas tecnologias.
- Permitir que a inovação no campo promova o crescimento vertical da agropecuária, com sustentabilidade econômica, social e ambiental.
- Promoção de sistemas sustentáveis de produção de alimentos e a implantação de práticas agrícolas que aumentem a produtividade.
- Mais ofertas de emprego no campo por meio de incentivos a pequenos e médios produtores e à agricultura familiar.
- Agregar valor aos produtos exportados, reduzindo o volume de remessas de commodities simples para priorizar produtos de maior qualidade, sem descuidar do meio ambiente.
Plano de governo de Ciro Gomes para o agronegócio
O candidato a presidente nas eleições 2022 pelo PDT, Ciro Gomes, pretende estimular o setor produtivo com ênfase no agronegócio e outros complexos industriais que utilizem e estimulem a produção e a inovação em outros setores, como a microeletrônica, a bioengenharia, os softwares e a química fina e pesada.
Em seu programa de governo como candidato a presidente nas eleções 2022, Ciro Gomes, afirma que é necessário estimular a pesquisa e a inovação no agronegócio através de financiamentos específicos e incentivos à exportação.
Entre as principais propostas do programa eleitoral de Ciro Gomes para o agronegócio, podemos destacar:
- Explorar as vantagens comparativas agrícolas do Brasil e incorporá-las a um projeto de desenvolvimento.
- Amplo suporte tecnológico e financeiro para o agronegócio, citando como exemplo a cultura de soja no cerrado, que se tornou viável graças à biotecnologia desenvolvida pela Embrapa.
- Promover a agricultura familiar, responsável por 70% dos alimentos consumidos internamente e empregar a maior parte dos trabalhadores do campo.
- Criação de uma política industrial voltada para o processamento de produtos agrícolas, agregando valor às nossas exportações e trazendo divisas para o país.
Plano de governo de Simone Tebet para o agronegócio
Diferentemente de qualquer outro candidato a presidente, Simone Tebet (MDB) propõe acelerar e antecipar o alcance de metas de redução de gases de efeito estufa e de reflorestamento previstas nos acordos internacionais.
Em seu programa de governo, Tebet faz questão de frisar que não pode haver qualquer dicotomia que oponha o meio ambiente ao desenvolvimento, o que se aplica ao agronegócio. Em suas palavras:
Em sua imensa maioria, o setor produtivo brasileiro – e o agro em particular – já produz com sustentabilidade e responsabilidade. No entanto, em contrapartida, os que destroem, devastam e desmatam ilegalmente serão tratados com total rigor e tolerância zero pelo nosso governo.
Entre as principais propostas do programa eleitoral de Simone Tebet para o agronegócio, podemos destacar:
Plano Safra plurianual para os produtores, com diretrizes de financiamento e crédito agrícola, seguro rural e armazenagem de médio e longo prazos.
- Mais crédito para a agricultura familiar, além de estender as terras agrícolas e a cooperação técnica.
- Impulsionar a expansão da agricultura de baixo carbono e a integração lavoura-pecuária-floresta, sobretudo para aproveitar áreas devastadas e que têm potencial para cultivo sem desmatamento.
- Fortalecer e modernizar a Embrapa, além de apoiar órgãos de extensão rural.
- Elevar a produção nacional de insumo agrícolas e fertilizantes, a fim de aumentar a produtividade nacional e reduzir nossa dependência a importações.
- Dar suporte a polos agroindustriais, com maior valor agregado e empregos de melhor qualidade e remuneração, através da expansão da infraestrutura e da logística.
Como captar recursos para sua fazenda no mercado ou investir no setor?
Para os empreendedores do campo que desejam colocar de pé projetos agropecuários de alta qualidade e com grande potencial de geração de retorno aos investidores, a Bloxs é o lugar certo para começarem essa jornada.
Por que ficar à mercê do Plano Safra se você pode captar para o agronegócio na Bloxs?
CPR | CRA | FIAGRO | CIC
A Bloxs oferece soluções completas para produtores que desejam captar recursos para suas fazendas, seja através de produtos estruturados, como debêntures e fundos de investimento, como de contratos de investimento coletivo (crowdfunding).
Faça seu cadastro hoje mesmo em nossa plataforma e submeta sua proposta para levantar de R$ 1 milhão a 100 milhões.
Já se você investe ou deseja investir no agronegócio, a Bloxs tem o que você precisa: projetos com alto potencial de valorização. O que antes era exclusivo para donos de grandes fortunas, agora está está ao seu alcance. Abra sua conta!
LEIA TAMBÉM:
- Candidatos à presidência 2022: o que o setor elétrico pode esperar?
- Candidatos a presidente 2022: como fica a construção civil?
- Candidatos a presidente 2022: quais as suas propostas para a área ambiental?