O aquecimento global, a redução do desmatamento e o incentivo a fontes alternativas de energia renovável são temas de extrema relevância para os candidatos a presidente 2022 e suas propostas de governo.
De fato, o desenvolvimento sustentável é uma prioridade mundial e está levando cada vez mais empresas a repensar suas práticas, buscando formas de mitigar seu impacto no planeta.
E quando o assunto é meio ambiente, o Brasil tem lugar de destaque, não apenas por ter uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, mas principalmente por seu potencial em áreas como ativos florestais, energia renovável e créditos de carbono.
Quem deseja participar das melhores oportunidades de investimento para os próximos anos, não pode deixar de conhecer os programas dos candidatos a presidente 2022 e suas propostas para a área ambiental.
Por isso, neste quarto artigo da série de publicações da Bloxs sobre suas teses de investimento nas eleições para presidente 2022, vamos saber o que os quatro principais candidatos, de acordo com as últimas pesquisas, pensam sobre o desenvolvimento sustentável e mais:
- Importância da área ambiental para os candidatos a presidente 2022 e suas propostas
- Plano de governo de Lula para a área ambiental
- Plano de governo de Jair Bolsonaro para a área ambiental
- Plano de governo de Ciro Gomes para a área ambiental
- Plano de governo de Simone Tebet para a área ambiental
- Saiba mais sobre o que pensam os candidatos a presidente 2022 e suas propostas para a economia
Importância da área ambiental para os candidatos a presidente 2022 e suas propostas
A questão ambiental é um dos temas de maior projeção mundial, especialmente quando envolve a transição energética e medidas contra o aquecimento global e o desmatamento ilegal.
Nos últimos anos, as áreas devastadas na Amazônia praticamente dobraram de tamanho e, pelo terceiro ano consecutivo de 2019, estão acima de 8000 km2, como mostra o gráfico a seguir, divulgado pelo portal G1:
Esses dados evidenciam que houve um aumento dramático das queimadas e da derrubada de árvores no maior bioma brasileiro, que ocupa quase metade do nosso território.
Além disso, especialistas e organizações não governamentais apontam para a importância de retomar programas, como o Fundo Amazônia, que atualmente está parado e pode obrigar o Brasil a devolver mais de R$ 3 bilhões aos países doadores.
Isso ressalta a importância de incentivar o desenvolvimento de ativos capazes de reduzir a pressão sobre a vegetação nativa do país, como projetos florestais focados na extração de madeira legal e abastecimento de indústrias importantes para o desenvolvimento econômico do país, desde papel e celulose até móveis e construção civil.
Faça parte da nossa lista de interesse em real estate.
Também ocupam lugar de destaque no debate ambiental entre os candidatos a presidente 2022 e suas propostas de governo o incentivo a fontes alternativas de geração de energia limpa e renovável, como forma de reduzir nossa dependência às hidrelétricas e reduzir cada vez mais o acionamento de termelétricas que, além de mais caras, emitem quantidades enormes de gases de efeito estufa.
Recentemente, foi aprovado o marco legal da geração distribuída, que pretende dar mais competitividade e segurança jurídica para a instalação de usinas solares e eólicas no país, dando grande impulso a projetos alternativos no setor e atraindo inclusive investimentos estrangeiros focados em ESG.
Faça parte da nossa lista de interesse em energia.
O desenvolvimento de um mercado de créditos de carbono, como forma de promover o desenvolvimento sustentável e a compensação do impacto ambiental das empresas, também está no centro das preocupações dos candidatos a presidente 2022 e suas propostas eleitorais.
Devido à importância do tema para a tomada de decisão dos eleitores e também investidores de olho nas tendências com maior potencial de crescimento e entrega de retorno nos próximos anos, vamos saber agora o que cada candidato a presidente 2022 propõe para a área ambiental em seus programas de governo.
Plano de governo de Lula para a área ambiental
O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, defende em seu programa de governo, que irá intensificar o combate ao desmatamento ilegal e a devastação de todos os biomas brasileiros, além de cumprir as metas assumidas na Conferência de 2015 em Paris.
Para se diferenciar dos outros candidatos a presidente 2022 e suas propostas na área ambiental, Lula afirma que dará especial ênfase à transição energética, como forma de substituir o uso de combustíveis fósseis e aprofundar a diversificação da nossa matriz energética.
Os custos de não enfrentar o problema climático são inaceitáveis, com projeções de forte redução do PIB, perdas expressivas na produção nacional no médio prazo e, principalmente, a perda de vidas e o sofrimento humano, somado às constantes tragédias ambientais.
Entre as principais propostas do programa eleitoral de Lula para a área ambiental, podemos destacar:
- Compromisso em cumprir as metas de redução de emissão de gás carbono assumidas em âmbito internacional e garantir a transição energética do país para fontes limpas e renováveis;
- Transformação das atividades produtivas para um paradigma de sustentabilidade em suas dimensões ambiental, social e econômica.
- Recuperação de terras degradadas por atividades predatórias;
- Reflorestamento das áreas devastadas;
- Implementação de um amplo processo de conservação da biodiversidade e dos ecossistemas brasileiros.
A sequência dos candidatos a presidente 2022 e suas propostas seguem a posição de cada um na média das últimas pesquisas eleitorais, de acordo com o Estadão:
Plano de governo de Jair Bolsonaro para a área ambiental
O candidato à presidência pelo PL, Jair Bolsonaro, afirma em seu programa de governo que o Brasil pode ser tornar um “País Verde Desenvolvido”, graças à grande gama de serviços ambientais que oferece e ao seu enorme potencial ecológico.
Para se diferenciar dos outros candidatos a presidente 2022 e suas propostas ambientais, Bolsonaro diz que o eixo Sustentabilidade Ambiental do seu programa de governo tem como propósito central promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, com foco na qualidade ambiental.
A problemática da sustentabilidade ambiental é da mais alta relevância para todos os países no mundo e para a geopolítica, em função da urgente necessidade de se proteger os biomas e mitigar os impactos negativos da perda de espécies animais e vegetais, da degradação do ar que respiramos, da água que consumimos e muitos outros.
Entre as principais propostas do programa eleitoral de Bolsonaro para a área ambiental, podemos destacar:
- Aumentar a oferta de alimentos e as áreas produtivas, sem causar desmatamento ou danos ao meio ambiente;
- Incentivar o desenvolvimento de tecnologias que gerem combustíveis limpos, como hidrogênio verde, que o Brasil tem capacidade de produzir;
- Promover o crescimento de veículos elétricos e híbridos, com iniciativas econômicas e legislativas, a fim de reduzir a pegada de carbono nacional;
- Desenvolver o país como uma economia verde e alternativa de investimentos de longo prazo, oferecendo Green Bonds (Títulos Verdes) para financiar projetos sustentáveis;
- Auxiliar no desenvolvimento de soluções regionais específicas e adequadas em relação ao desenvolvimento sustentável;
LEIA TAMBÉM: Investimento sustentável: saiba como lucrar com projetos ESG
Plano de governo de Ciro Gomes para a área ambiental
Em seu programa de governo, o candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, declara que “o crescimento do Brasil passa necessariamente por uma agenda ambiental clara, capaz de provar que a floresta em pé vale muito mais do que um campo desmatado”.
Para se diferenciar dos outros candidatos a presidente 2022 e suas propostas ambientais, Ciro afirma que é essencial realizar imediatamente o zoneamento econômico e ecológico do país, em especial na região amazônica, para defendermos nossos ecossistemas.
Uma estratégia de desenvolvimento regional, associada à maior segurança fundiária, pode contribuir muito para a redução do desmatamento. Trata-se de uma estratégia que mostrará como é possível conciliar e integrar a lavoura, a pecuária e a floresta.
Entre as principais propostas do programa eleitoral de Ciro Gomes para a área ambiental, podemos destacar:
- Envolver a população local de biomas sensíveis em atividades econômicas que sejam rentáveis e sustentáveis, mas que excluam a derrubada da floresta;
- Criar uma estratégia de desenvolvimento regional com maior segurança fundiária;
- Preservar as reservas territoriais destinadas à população indígena, para que não sejam exploradas de forma ilegal por outros grupos étnicos.
Plano de governo de Simone Tebet para a área ambiental
O programa de governo da candidata à presidência pelo MDB, Simone Tebet, defende uma agenda da sustentabilidade que esteja em todas as políticas e ações do seu governo.
Para se diferenciar dos outros candidatos a presidente 2022 e suas propostas de desenvolvimento sustentável, Tebet afirma que “sem preservação não há futuro” e que o Brasil passará a liderar as iniciativas geopolíticas mundiais das próximas décadas, com base na sustentabilidade e na economia verde, através de um mercado de créditos de carbono forte, bem estruturado e desenvolvido.
É preciso acabar com a falsa dicotomia que opõe meio ambiente e desenvolvimento. Em sua imensa maioria, o setor produtivo brasileiro – e o agro em particular – já produz com sustentabilidade e responsabilidade.
Entre as principais propostas do programa eleitoral de Simone Tebet para a área ambiental, podemos destacar:
- Criar cadastros nacionais de empresas, projetos e pessoas que realizem desmatamento ilegal no país, bem como invasão de terras, mineração sem a devida licença e emissões ilegais;
- Estabelecer a estrutura e as diretrizes legais para regulamentar um sistema nacional robusto para o mercado de créditos de carbono;
- Implantar o “selo verde” para monitorar toda a cadeia de produtos certificados;
- Acelerar a adoção do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Saiba mais sobre o que pensam os candidatos a presidente 2022 e suas propostas para a economia
Esses foram os programas eleitorais dos principais candidatos a presidente 2022 e suas propostas para a área ambiental. Se você gostou deste conteúdo, não deixe de se cadastrar rapidamente em nossa plataforma para ficar por dentro das melhores oportunidades em investimentos alternativos.
LEIA TAMBÉM:
- Eleições 2022: confira o que cada candidato a presidente defende para o agronegócio
- Candidatos à presidência 2022: o que o setor elétrico pode esperar?
- Candidatos a presidente 2022: como fica a construção civil?