A energia solar continua em forte ritmo de crescimento no Brasil e deve encerrar o ano com uma incrível expansão de 70%, um claro sinal de que o setor está na mira de grandes players e deve continuar atraindo investimentos robustos em 2022.
Esse formidável avanço da energia solar em nosso país é fruto dos incentivos que o setor vem recebendo para aumentar a diversificação das nossas fontes de energia e reduzir nossa dependência às hidrelétricas.
Isso nunca ficou tão claro como neste ano, marcado pela crise hídrica e por fortes aumentos da conta de luz, evidenciando a necessidade de fomentar fontes alternativas de energia renovável capazes de aumentar a competitividade das nossas empresas e promover nosso crescimento econômico.
Dados do boletim mensal de energia, divulgados pela CNN, comprovam que a energia solar é estratégica para o desenvolvimento sustentável e a autonomia do nosso sistema elétrico, já que neste ano testemunhamos um crescimento de 67% em relação a 2020, que já foi um bom ano para o setor.
O grande destaque fica por conta da geração distribuída, que disparou 125% em relação ao ano passado, comprovando que esse mercado é pujante e promete avançar ainda mais forte em 2022.
Neste artigo, vamos analisar como foi a trajetória de crescimento da energia solar neste ano, suas perspectivas para 2022 e como você pode investir diretamente em usinas solares através de captações de crowdfunding, modalidade de investimento coletivo em forte expansão no Brasil.
Energia solar cresce em meio aos aumentos tarifários de 2021
A demanda pela energia solar não para de crescer no país, em razão dos constantes aumentos tarifários do sistema regulado, que afetam o orçamento das famílias e obrigam as empresas a mudar sua rotina operacional para permanecer competitivas.
De fato, o ano de 2021 ficou marcado pela crise hídrica, que fez nossos reservatórios atingirem níveis críticos de abastecimento, obrigando o operador do sistema elétrico a acionar as onerosas termelétricas, cuja geração é mais poluente e pesa muito mais no bolso dos consumidores.
Dados oficiais mostram que a conta de luz dos brasileiros subiu mais de 50% durante grande parte do ano, o que não foi suficiente para afastar o totalmente risco de apagão. Essa incerteza, evidentemente, afeta as empresas e piora seu sentimento em termos de crescimento e investimentos.
A solução desse problema evidentemente, é aumentar os incentivos a novas fontes de geração, e a energia solar tem papel de destaque nesse processo, não só porque seu potencial ainda é extremamente subutilizado no país, mas, sobretudo, porque sua geração é mais limpa e barata se comparada a outras fontes alternativas de energia renovável.
Leia mais: Demanda por energia solar dispara com aumentos constantes na conta de luz
Marco Legal da Energia Solar traz segurança jurídica e atrai investimentos
Também tivemos neste ano a votação de diretrizes procuram viabilizar o avanço sustentável da energia solar no país, através dos Projetos de Lei 5829/19 e 2215/2020, que constituem o chamado Marco Legal da Energia Solar no Brasil.
Essas propostas procuram melhorar a estrutura de custos e encargos das distribuidoras pelo uso da rede, sem deixar de promover a energia fotovoltaica e os investimentos nos próximos anos.
O objetivo dessa diretriz é aumentar a atratividade da geração distribuída a partir da energia limpa e renovável, em razão do atraso do nosso país em relação às principais economias do mundo no uso de painéis fotovoltaicos.
Como explica Felipe Souto, CEO da Bloxs, plataforma de investimentos coletivos que faz captações para instalação e operação de usinas solares:
A geração distribuída ocorre quando a energia é produzida mais perto das unidades consumidoras, a partir de fontes renováveis, como a luz solar. E o excedente dessa produção pode ser injetado na rede elétrica, gerando créditos a serem compensados na conta de luz de outra unidade consumidora da mesma rede.
Quando a compensação desses créditos é feita em uma unidade consumidora diferente da produtora, temos a geração distribuída remota, um mercado que vem crescendo forte no Brasil, em razão dos incentivos oferecidos para o setor.
Saiba mais sobre o marco legal da energia solar na entrevista abaixo, realizada por Felipe Souto com Carlos Evangelista, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD):
Leia mais: Marco legal da geração distribuída: considerações preliminares sobre texto substitutivo
Energia solar avança quase 70% em 2021 e promete crescer mais nas próximas décadas
Uma reportagem da CNN mostrou que a geração de energia solar pode chegar a 18 TWh em 2021, um crescimento de 67% em relação aos 10,7 TWH de 2020. Desse total, as usinas solares instaladas em geração distribuída terão o maior crescimento, em torno de 125%, gerando 10,8 TWh em 2021 ante 4,8 TWh em 2020.
Ainda de acordo com a matéria:
Por conta da representatividade dessas duas fontes de energia no país, estima-se que as renováveis terão menor participação nas matrizes energética e elétrica de 2021 em relação a 2020.
Esses números, sem dúvida, mostram que as fontes de energia renovável, como a solar, continuarão recebendo pesados investimentos para o seu desenvolvimento nas próximas décadas, principalmente com a acelerada transição das principais economias para as energias limpas.
O processo também contará com o apoio das metas de redução de emissões de carbono e aquecimento do planeta, que estarão no centro do debate energético nos próximos anos, dando ainda mais destaque à geração de energia solar, eólica, biomassa, entre várias outras.
Invista em projetos de energia solar de forma 100% online e segura
Todos esses números mostram que investir em energia solar é extremamente importante não só para uma boa diversificação de carteira, mas, principalmente, para os investidores que desejam ter exposição a setores com demanda crescente e alto potencial de expansão nos próximos anos.
E fazer isso é muito simples e seguro através do crowdfunding, modalidade de investimento coletivo regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que cresceu mais de 10 vezes desde 2017.
Através das captações de crowdfunding, você pode financiar ou se tornar sócio, ao lado de outros investidores, de projetos de usinas de energia solar criteriosamente selecionados para gerar renda recorrente e valorização de capital por várias décadas.
Entre as plataformas de crowdfunding que operam nesse segmento, a Bloxs é a que tem maior destaque, não só pela qualidade das suas ofertas, mas pelo amplo histórico de resultados expressivos que os projetos já captados vêm oferecendo aos milhares de investidores que participaram das suas rodadas de investimento.
Assista ao breve vídeo abaixo e entenda melhor por que investir em energia solar com a Bloxs é tão vantajoso para quem busca diversificação e boa rentabilidade:
Cadastre-se gratuitamente agora mesmo na Bloxs e saiba em primeira mão quando a próxima oferta de energia solar estará disponível para investimento. Você também receberá conteúdos exclusivos como este para ficar por dentro de tudo o que acontece no setor.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs