O último relatório “Inova Day – Trend Topics 20-30″ avalia o que seriam as novas tendências tecnológicas. A grande tendência da tecnologia para a próxima década será a Web 3.0, que permitirá a consolidação de um ecossistema online descentralizado e diversificado, com base na tecnologia blockchain.
Essa é a avaliação do relatório “Inova Day – Trend Topics 20-30”, que mapeia tendências, metodologias e novidades que terão destaque nos próximos dez anos em tópicos como educação, saúde, tecnologia, serviços financeiros e muito mais.
Elaborado pelo Ecossistema Inova, uma escola de negócios dedicada a preparar profissionais para o futuro, o relatório conta com a participação de especialistas que se debruçam sobre o que há de mais promissor em áreas importantes de negócio.
Quer entrar no mundo dos ativos reais? Faça parte da comunidade Bloxs no Telegram!
Em tecnologia, a grande mensagem é que “o futuro promete uma gestão descentralizada”, em que produtos e serviços serão produzidos em uma rede de computadores interconectada que garantirá suas funcionalidades sem censura, limite ou remoção deliberada de conteúdos específicos.
Neste artigo, vamos analisar melhor quais são as perspectivas do relatório Trend Topics da Inova para o setor de tecnologia e como essas tendências podem impactar o mundo dos investimentos.
Inova Day: os desafios da economia digital
A digitalização da economia já é uma realidade e vem provocando mudanças constantes nos padrões de consumo de bens e serviços e no relacionamento entre as empresas e os clientes.
O uso mais intenso de aparelhos e tecnologias móveis será a tônica da próxima década, que será marcada pela ampliação do acesso a serviços financeiros e pela extensão das fronteiras nacionais por meio da informatização.
Dessa forma, as empresas enfrentarão uma nova realidade, em que a análise de dados, a realidade virtual, a blockchain e a inteligência artificial terão papel preponderante em sua competitividade e capacidade de oferecer as melhores soluções com mais eficiência.
LEIA TAMBÉM: BC aprova emissão de tokens usando blockchain
Consolidação do metaverso
De acordo com o relatório Trend Topics 20-30 da Inova, a consolidação do metaverso terá um enorme impacto socioeconômico no mundo, graças às suas características imersivas, que provocarão uma verdadeira revolução na forma como trabalhamos, colaboramos, vivemos e socializamos.
Com previsões bastante expressivas, segundo a Prudence Research, o mercado global do metaverso deverá representar 1,607 bilhão em 2030 com um CAGR de aproximadamente 51% entre 2023 e 2030.
Descentralização é a palavra de ordem para o Inova Day
Para tanto, ainda segundo o relatório, será necessário sair do atual modelo de rede centralizado para um modelo descentralizado, com o uso de aplicações executáveis em blockchain.
É o que se denomina Web 3.0, uma arquitetura composta por programas livres de controle ou interferência de uma única autoridade. Isso, evidentemente, trará novos desafios em termos de segurança cibernética, mas aumentará a flexibilidade e a produtividade na prestação de serviços.

Nessa nova realidade, a inteligência artificial e a aprendizagem de máquina cumprirão um papel importante para a transformação digital dos negócios, já que possibilitam a otimização e automação de processos em qualquer indústria.
Entre os exemplos em que essas tecnologias serão cada vez mais utilizadas, podemos citar:
- modelos de processamento da linguagem natural;
- reconhecimento de imagens;
- reconhecimento facial;
- chatbots;
- análise preditiva;
- análise prescritiva.
Nas palavras do relatório Trend Topics 20-30:
O desenvolvimento acelerado de deep learning e neural networks por laboratórios como o DeepMind será reconduzido pelas vias da ética, da privacidade e da transparência dos algoritmos. A inevitável explosão da inteligência artificial nos colocará mais próximos de discussões sobre os impactos da cultura digital na sociedade.
O aprofundamento da informatização da economia não se dará sem profissionais capacitados e que estejam na fronteira do conhecimento e do desenvolvimento tecnológico.
LEIA TAMBÉM: 7 provas de que a Bloxs antecipa as tendências do mercado
“Guerra por talentos” e nova realidade do mundo do trabalho
Esse cenário, segundo o relatório Inova Day – Trend Topics 20-30, provocará uma “guerra por talentos” e exigirá que as empresas repensem não apenas o ambiente de trabalho, com jornadas digitais para seus colaboradores, mas também sua política de remuneração e retenção de talentos.
Os melhores candidatos ficarão mais seletivos em relação ao ambiente em que desejam trabalhar e vocalizarão com mais frequência o que desejam em termos de reconhecimento e expectativas.
Uma vez que as pessoas entenderam que os recursos tecnológicos possibilitam o trabalho remoto de maneira satisfatória, notou-se uma transformação no comportamento dos indivíduos. Os benefícios do trabalho remoto resultaram em mais tempo junto à família, reduziram o tempo de trânsito e possibilitaram dedicação a projetos pessoais. Inevitavelmente, o trabalho remoto veio para ficar, indiferentemente dos desejos das lideranças.
De acordo com os especialistas da Inova, a linha divisória entre a vida profissional e pessoal ficará cada vez mais tênue, exigindo que as empresas reflitam profundamente sobre o bem-estar dos seus colaboradores. Por isso, “a flexibilidade será a palavra-chave, tanto a física quanto a cultural”.
Tokenização de ativos e eliminação de intermediários
No mundo dos investimentos, a tokenização ganhará impulso na próxima década, reduzindo os custos das operações e dando mais liquidez principalmente ativos reais.
O uso da tecnologia blockchain irá além das criptomoedas e permitirá que investidores, de qualquer parte do mundo, diversifiquem suas carteiras com tokens lastreados em direitos de propriedade sobre imóveis, commodities, empresas e muito mais.
Nesse sentido, haverá um movimento rápido de exclusão de intermediários, restrições e taxas, graças à adoção de “smart contracts”, tornando instituições tradicionais, como bancos e corretoras, cada vez mais obsoletos diante da descentralização dos investimentos e da legitimação da blockchain.
Outro ponto de atenção levantado pelo relatório Trend Topics 20-30 é a segurança cibernética, especialmente com o emprego da guerra virtual e ataques sofisticados aos sistemas de dados de corporações.
A digitalização e a concomitante descentralização da economia exigirão esforços consideráveis no sentido de proteger as redes contra acessos não permitidos e roubo de informações sigilosas tanto de clientes quanto das próprias empresas.
A sofisticação dos ataques às organizações a aos seus sistemas e dados, além do ataque aos usuários dos serviços digitais, exigirá a educação contínua sobre segurança. Há uma clara tendência de estabelecer programas de atualização contínua para colaboradores. O objetivo é expandir a capacidade de desconfiar de conteúdos, de identificar pequenas mudanças de processos, manuseio de identidades virtuais, etc.
Se você gostou deste conteúdo e deseja ter acesso a tudo o que acontece de mais importante no mundo dos investimentos alternativos, não deixe de se cadastrar em nossa plataforma para ter acesso às melhores oportunidades de investimento na economia real.
