Quem é o megainvestidor José Leopoldo Figueiredo?

José Leopoldo Figueiredo

Como José Leopoldo Figueiredo tornou-se um investidor de sucesso? Aos 64 anos, ele é dono de um importante patrimônio e ao longo de sua carreira fundou empresas de sucesso, como a Hedging-Griffo e Quintessa. Formado em direito e economia, Figueiredo dedicou a maior parte da sua carreira ao mercado financeiro.

Desde o primeiro ano de faculdade, José Leopoldo decidiu abrir um negócio de corretagem com um grupo de amigos nos anos 1980, mesmo no período em que o Brasil enfrentava uma crise da dívida pública e consequências da ditadura militar. 

banner ebook livros para investidores

Ao longo das próximas linhas você vai conhecer um pouco da história de Léo Figueiredo (como é chamado por muitos), filho de uma família tradicional de São Paulo, único homem entre quatro irmãs.

Quem é José Leopoldo Figueiredo?

Nascido em São Paulo, no ano de 1958, José Leopoldo Figueiredo formou-se em economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA – USP) e direto pela Faculdade de Direito do Largo do São Francisco (USP) e fez pós-graduação em administração na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

No início dos anos 80, Figueiredo começou a atuar no mercado financeiro e tornou-se um dos sócios-fundadores da Griffo Corretora de Valores. Em 1986, alcançou o cargo de administrador da Hedging-Griffo Corretora de Valores e, no ano seguinte, foi promovido para a função de diretor superintendente.

Mas a sua atuação no mercado financeiro foi além. Figueiredo atuou também no desenvolvimento e administração dos setores de mercado de capitais, mercado futuro e administração de fundos, além de ocupar o cargo de diretor da área de Private Banking do grupo durante quase três décadas, até deixa-lo em 2009.

Outro importante destaque na carreira do investidor foi a fundação da Quintessa em 2010, organização voltada para o auxílio no desenvolvimento de novos empreendimentos nacionais através de práticas modernas de gestão, que funciona atualmente no polo de inovação social Civi-co, em Pinheiros (SP). Desde a sua criação, a Quintessa já acelerou mais de centenas de negócios sociais.

LEIA TAMBÉM: Quem é o megainvestidor Antônio Ermírio de Moraes?

História da Hedging-Griffo

Para compreender a importância de José Leopoldo Figueiredo, é fundamental conhecer a história da Hedging-Griff. Isso porque a empresa entrou para a história do mercado nacional por ser considerada uma das gestoras de recursos com maior sucesso na bolsa nacional, além de alcançar o título de maior hedge fund do mundo fora dos Estados Unidos. A empresa chegou a administrar R$ 40 bilhões em sua carteira.

Em entrevista concedida à revista Piauí, Léo Figueiredo afirma que parte do sucesso do negócio é resultado do equilíbrio entre sua capacidade no trato com pessoas e a competência administrativa de Luis Stuhlberger.

“O Luis é focado na administração do negócio, e eu não sei mexer com dinheiro. Sou mais ligado na parte emocional, no trato com as pessoas”.

Para Figueiredo, esse equilíbrio foi fundamental para o sucesso do negócio.

A Hedging-Griff foi vendida ao banco de investimentos Credit Suisse First Boston em 2006 por R$ 653 milhões.

LEIA TAMBÉM: Megainvestidores Brasileiros

História da Quintessa

O Instituto Quintessa, criado por José Leopoldo Figueiredo, foi criado em 2009, como uma aceleradora de negócios e transformou-se em uma consultoria, prestando serviços a grandes empresas como Facebook, BRF, Ambev e Braskem, além de ajudar a acelerar startups como Vitalk e Edugo.

Atualmente, o Quintessa atua em três frentes:

  • mitigar o impacto negativo da operação das companhias,
  • gerar impacto positivo pelo core business
  • ou mesmo atuar na ponta final, com comunidade ou consumidor. 

Em uma de suas entrevistas, ao falar do Quintessa, Figueiredo afirmou que:

“para ser um empreendedor de sucesso é preciso equilibrar propósito e resultado para que a empresas seja sustentável, admirada e a partir disso deixe um legado, o que é a grande mágica do mundo dos negócios”.

José Leopoldo Figueiredo deixou o conselho do Quintessa, mas realiza reuniões quinzenais com os executivos.

“Meu maior desafio tem sido mostrar, para o empreendedor que busca propósito, a importância do impacto e da conquista de resultado no negócio”, declarou em entrevista à Revista Trip.

Se você gostou desse artigo e deseja conhecer mais histórias inspiradoras, leia as demais trajetórias de sucesso que reunimos na série Megainvestidor.

A diversificação está em suas mãos. Abra sua conta grátis na Bloxs e comece a investir como os grandes

Parabéns, agora você faz parte da Lista

Você terá acesso a novos conteúdos e será notificado com exclusividade sobre ofertas relacionadas a esse segmento.