Antônio Ermírio de Moraes (1928 – 2014) foi um empresário e industrial brasileiro que esteve à frente do Grupo Votorantim. A empresa se tornou um dos maiores e mais diversificados conglomerados industriais da América Latina.
Indisfarçável defensor do setor produtivo nacional, Ermírio de Moraes era um dos empreendedores mais bem-sucedidos e admirados do Brasil.
Presença constante na lista de homens mais ricos do mundo, Ermírio foi um dos bilionários originais do ranking mundial criado pela revista Forbes em 1987.
No momento da sua morte, o patrimônio de Antônio Ermírio de Moraes era avaliado em US$ 3,9 bilhões, com base em sua participação de 25% no Grupo Votorantim. A Forbes descobriu, entretanto, que a fortuna desse exímio industrial brasileiro havia sido dividida com seus dois filhos e demais herdeiros.
Antes dessa divisão, a revista estimava que Antônio Ermírio de Moraes acumulava uma fortuna de US$ 12,7 bilhões. Este resurso lhe garantia à época o posto de 74º homem mais rico do planeta.
Prepare-se para conhecer a história de um dos maiores expoentes da indústria brasileira, neto de um simples sapateiro português que deu início a um império econômico que hoje atua em 20 países pelo mundo.
- Antônio Ermírio de Moraes: um protagonista da industrialização brasileira
- Gênese do Grupo Votorantim
- Diversificação dos negócios
- Atuação de Antônio Ermírio de Moraes à frente do Grupo VotorantimEL
- Antônio Ermírio de Moraes: Incursão no mundo político
- Homem de letras
- Antônio Ermírio de Moraes: Morte e legado
- Conclusão
Antônio Ermírio de Moraes: um protagonista da industrialização brasileira
Se fosse possível descrever com apenas uma palavra a multifacetada personalidade de Antônio Ermírio de Moraes, sem dúvida essa palavra seria: trabalho.
“Ele não sabe descansar. Tem vergonha de ficar na piscina enquanto os empregados estão trabalhando”, conta Maria Regina, mulher de Ermírio, na biografia desse ícone nacional escrita pelo sociólogo José Pastore.
Intransigente nacionalista, Antônio Ermírio de Moraes nasceu em São Paulo, em 4 de junho de 1928.
Seu pai, o engenheiro pernambucano José Ermírio de Moraes (1900-1973), foi responsável por erigir o atual Grupo Votorantim, complexo industrial presente em dezenas de países e cuja atuação se espraia pelos setores de siderurgia, cimento, celulose, energia, finanças e produção de suco de laranja concentrado.
Graças ao seu sucesso empresarial, o senhor José Ermírio de Moraes acabou sendo eleito senador por Pernambuco (1963-1971) e ministro da Agricultura (1963) do governo João Goulart, derrubado pelo golpe militar de 1964.
Seu filho Antônio, conclui o estudos primários e secundários no tradicional Colégio Rio Branco, em São Paulo. Depois se mudou para os Estados Unidos em 1944 para cursar engenharia metalúrgica na mesma faculdade onde seu pai se formara, a Escola de Minas de Colorado.
Logo após concluir sua formação acadêmica, Antônio regressa ao Brasil e começa imediatamente a trabalhar no Grupo Votorantim, empresa da sua família.
LEIA TAMBÉM: Quem é o megainvestidor Abilio Diniz?
Gênese do Grupo Votorantim
O crescimento e a diversificação do Grupo Votorantim não teriam sido possíveis sem a bagagem técnica herdada por Antônio de seu pai José Ermírio de Moraes. Este, depois de se formar nos Estados Unidos, passou a trabalhar numa fábrica de tecelagem no distrito de Votorantim, em Sorocaba.
O veio nacionalista do senhor José Ermírio de Moraes – outro traço marcante que transmitiu ao seu filho Antônio – encontrou inspiração em Woodrow Wilson, ex-presidente dos EUA, que era um fervoroso defensor do desenvolvimento industrial daquela potência no norte.
Tal inspiração permitiu que o jovem engenheiro pernambucano assumisse o controle da empresa do seu sogro, João Pereira Ignacio, que ficou impedido de continuar à frente da companhia por problemas de saúde.
Quer entrar no mundo dos ativos reais? Faça parte da comunidade Bloxs no Telegram!
As primeiras instalações da fábrica Votorantim de tecidos datam de 1891 e pertenciam ao Banco União de São Paulo.
Sem incentivos, sem créditos e com salários atrasados, o banco acabou entrando em decadência, e sua massa falida seria, posteriormente, adquirira justamente por João Pereira Ignacio.
A professora Maria Aparecida de Paula Rago, do departamento de Economia da PUC de São Paulo, descreve da seguinte forma o avô de Antônio Ermírio de Moraes:
Pereira Ignacio, português de Baltar, chegou ao país em 1884, aos dez anos de idade, sem recursos e exercendo inicialmente o ofício de sapateiro em Sorocaba. […] Proprietário majoritário e fundador do que viria a ser o Grupo Votorantim, [o ex-sapateiro] acabou se transformando um dos representantes mais significativos da primeira geração de capitães da indústria paulista, controlando 17% da capacidade da fabricação de tecidos de algodão em todo o estado de São Paulo.
LEIA TAMBÉM: Megainvestidores Brasileiros
Diversificação dos negócios
Com a saída do avô de Antônio, seu pai José Ermírio de Moraes torna-se acionista majoritário. Posteriormente, implementa melhorias nos teares da companhia, importando máquinas da Europa e exercendo rígido controle sobre a produção.
- A crise de 1929 obrigou o grupo a diversificar sua produção em vista da necessidade que o país tinha de substituir as importações. Foi nesse contexto que o Grupo Votorantim passou a produzir cimento e alumínio.
- Nas décadas de 1930-40, o grupo começou a demandar muita energia, e a falta de infraestrutura disponível no Brasil à época abriu a oportunidade para que a companhia entrasse nesse segmento com a construção da sua própria hidrelétrica.
- Hoje, a Votorantim Energia é uma das maiores autoprodutoras de energia elétrica do setor privado. A unidade tem sob gestão 33 hidrelétricas e vende o excedente de produção para diversas transmissoras.
LEIA TAMBÉM: Megainvestidores Internacionais
Atuação de Antônio Ermírio de Moraes à frente do Grupo VotorantimEL
Ermírio começou a atuar no grupo como diretor superintendente. O conglomerado familiar já detinha cerca de 50 empresas que fabricavam produtos variados, como cimento, aço, tecidos e papel, entre outros.
A incursão do grupo no setor mineral foi acompanhada de perto por Ermírio. Mesmo diante de todos os obstáculos do período, principalmente a falta de crédito público para subsidiar novos empreendimentos extrativos, Antônio Ermírio de Moraes conseguiu ajudar a estabelecer a Votorantim Metais.
A empresa é hoje a maior fabricante de lingotes de zinco eletrolítico da América Latina e a quinta do mundo, com minas em Vazante e Paracatu, além de fábricas em Três Marias e Juiz de Fora, todas em Minas Gerais.
Na segunda metade da década de 1990, Ermírio liderou a entrada do grupo no setor financeiro com a criação da Votorantim Finanças. A empresa passou a concentrar as participações do segmento financeiro do conglomerado familiar.
Ferrenho defensor da indústria, Antônio não se conformava com a lucratividade do setor financeiro. O Banco Votorantim, por exemplo, passou a gerar mais lucro do a Companhia Brasileira de Aço ocupando apenas um andar e empregado poucos funcionários.
“Fico triste ao ver que uma coisa tão fácil é mais lucrativa do que algo que me tomou a vida inteira”, desabafou em certa oportunidade.
Antônio Ermírio de Moraes: Incursão no mundo político
A exemplo de seu pai, Antônio Ermírio de Moraes também tentou se aventurar no mundo político. O empresário se candidatou a governador do Estado de São Paulo pelo Partido Trabalhista Brasileiro, em 1986.
Recebeu apoio de uma coligação pluripartidária que reunia, entre outros nomes de destaque no cenário político nacional:
- Fernando Henrique Cardoso,
- Mário Covas e do então presidente
- José Sarney.
Ermírio iniciou a campanha liderando as pesquisas de opinião, mas logo sua candidatura perderia fôlego diante dos ataques dos seus opositores, principalmente por meio de denúncias que atingiam as empresas do Grupo Votorantim.
Acabou terminando o pleito em segundo lugar, perdendo a eleição para Orestes Quércia, do PMDB.
LEIA TAMBÉM: A terceira via é a favorita em ano de eleição
Homem de letras
Antônio Ermírio de Moraes sempre foi uma amante das belas letras. Leitor inveterado de Machado de Assis, Eça de Queiroz, José de Alencar e Voltaire, publicou cinco livros. Além disso, Moraes escreveu colunas semanais para diversos veículos de imprensa, como a Folha de São Paulo.
Entre suas obras de maior destaque estão três peças teatrais:
- Brasil S.A. foi encenada no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, em setembro de 1996. Nesse mesmo ano, o texto da peça foi publicado em livro pela Editora Objetiva.
- Em 1999 estreou em São Paulo outra peça de sua autoria, intitulada SOS Brasil.
- Em maio de 2006, sua terceira peça ganhou os palcos, chamada Acorda Brasil, que virou tema de samba-enredo no carnaval paulista em 2008 e roteiro de cinema em 2009.
Sua trajetória como escritor lhe garantiu a cadeira 23 da Academia Paulista de Letras.
Antônio Ermírio de Moraes: Morte e legado
Em 2001, Antônio Ermírio de Moraes foi diagnosticado com Mal de Alzheimer. Em seguida ele deixou a presidência do conselho do Grupo Votorantim, transmitindo a gestão da empresa aos filhos.
Com o passar do tempo, seu quadro de saúde ia se agravando, de modo que foi acometido por um ataque cardíaco em agosto de 2014, vindo a falecer em sua própria residência.
Conclusão
Em conclusão, a história de Antônio Ermírio de Moraes confunde-se com o desenvolvimento da indústria brasileira.
Seu nome virou sinônimo de empreendedorismo e ficará indelevelmente marcado como uma das referências absolutas da defesa do setor produtivo nacional.
Por fim, se você gostou deste artigo e deseja conhecer mais histórias inspiradoras como esta, não deixe ler outras trajetórias de sucesso que reunimos em nossa série megainvestidores.
LEIA TAMBÉM: Faltam ativos reais na sua carteira? Veja quanto está deixando de ganhar…
Quer investir além dos tradicionais? Conheça a Bloxs, sua oportunidade de investir agora nos investimentos alternativos, opção para quem quer reduzir a sua exposição as ações investindo direto na economia real, os chamados ativos reais. Essa é a estratégia de muitos investidores para balancear a carteira. Entre as opções está o crowdfunding (financiamento coletivo), nas modalidades equity ou dívida. Cadastre-se e conheça nossas ofertas!
2 Comments
Este foi um grande Empresário Brasileiro que tivemos desde a suas atitudes contra os movimentos de trabalhadores oportunistas das ocasiões não se abateu. Saindo da Zona Leste de São Paulo e vindo para a Cidade de Alumínio onde teve paz trabalhista para se manter este fenomenal grupo Votorantim. Meus sinceros parabéns a está honrosa família.Luiz Sergio Faria.
Luiz, ficamos felizes que tenha gostado da nossa escolha. Continue acompanhando a nossa série. Caso tenha alguma sugestão, será um prazer retratar outro grande megainvestidor. Abraços!!