O investidor anjo é uma pessoa física ou jurídica que aporta capital em uma empresa para alavancar seu crescimento ainda nos primeiros estágios do seu desenvolvimento.
Muitos empreendedores querem saber como encontrar um investidor anjo para colocar seus projetos em prática e impulsionar sua expansão, mas sabem que não é nada fácil conseguir recursos em instituições tradicionais de crédito.
O acesso ao mercado de capitais também parece ser algo distante, já que o investimento direto em empresas é quase todo dominado por fundos estruturados, que seguem regras rígidas de atuação e não estão abertos para pequenos investidores.
Mas essa realidade mudou em 2017, quando a Comissão de Valores Mobiliários (CMV) regulamentou o crowdfunding, um tipo de investimento participativo em que um grupo de investidores financia ou se torna sócio de projetos do seu interesse.
Desde a sua regulamentação, o crowdfunding já cresceu mais de 10 vezes no Brasil, viabilizando projetos promissores e de alto impacto na economia real nos mais diversos setores da economia, do agronegócio à energia renovável.
Portanto, se você é um empreendedor de alta performance e quer saber como funciona e como conseguir um investidor anjo para alavancar seus negócios, este artigo é tudo o que você precisa continuar crescendo. Confira o que vamos abordar:
O que é investidor anjo?
A definição de investidor anjo é bastante ampla e envolve uma pessoa física ou jurídica que acredita no potencial de uma empresa ou projeto para investir no seu crescimento.
Via de regra, esses projetos estão em fase inicial de desenvolvimento e, por isso, comportam um grau maior de risco, o que explica a escassez de linhas de crédito destinadas a esses empreendimentos.
Quer entrar no mundo dos ativos reais? Faça parte da comunidade Bloxs no Telegram!
Por isso, o anjo investidor é geralmente encontrado no próprio círculo de amigos e familiares do empreendedor, mas também é muito comum que o anjo investidor seja uma empresa ou profissional especializado em alavancar negócios para lucrar com sua expansão.
Saiba mais com a investidora-anjo Camila Farani nesta entrevista para o canal Me Poupe!:
O que significa investidor anjo?
O significado de investidor anjo remonta ao financiamento de peças teatrais na Broadway, e o termo angel investor foi usado pela primeira vez por William Wetzel, fundador do Centro de Pesquisa sobre Empreendedorismo da Universidade de New Hampshire, EUA.
Esse tipo de investidor também é chamado de fundador-anjo, investidor privado, investidor-semente ou business angel.
Como características do investidor anjo, podemos citar:
- Pessoa ou empresa com capital disponível para alocar em negócios promissores;
- Geralmente é a fonte primária de recursos de empresas que não conseguem financiamento em instituições tradicionais de crédito;
- Apetite maior para o risco, com foco em rentabilidade e diversificação;
- Conhece bem os setores onde investe e sabe analisar a viabilidade de projetos antes de investir.
Como funciona um investidor anjo?
O anjo investidor normalmente é um indivíduo que tem amplo capital disponível para alocar em oportunidades de negócios com elevado grau de risco e, consequentemente, maior potencial de ganho com a participação dos seus resultados.
Outra forma de investimento-anjo é o crowdfunding, uma modalidade de captação de recursos em que um grupo de investidores se une para alavancar projetos do seu interesse, tais como:
- Lançamento de um edifício residencial;
- Financiamento de produção agrícola;
- Construção de usinas energia solar;
- Aquisição e venda de cabeças e gado;
- Aquisição, reforma e aluguel de apartamentos;
- Instalação e operação de uma unidade de saúde, entre outras infinitas possibilidades.
O que ganha um investidor anjo?
Investir em empresas que ainda estão em fase inicial de expansão é uma excelente forma de diversificar qualquer carteira focada em renda no longo prazo.
A grande vantagem desse tipo de investimento é que ele está lastreado em ativos reais, ou seja, não são “papéis”, como se diz no mercado financeiro, mas projetos concretos, tangíveis, diretamente ligados à economia real e com planos de negócios bem definidos.
Assim, ao financiar ou se tornar sócio desses empreendimentos, o anjo investidor consegue ter negócios de alto crescimento na sua carteira e pode lucrar com sua expansão, muito mais do que com os investimentos tradicionais.
É possível que o anjo investidor queira participar ativamente do amadurecimento da empresa ou projeto, já que muitas vezes é uma pessoa com muita experiência no mundo dos negócios, podendo contribuir com seus conhecimentos e expertise.
No crowdfunding, os investidores não têm participação na rotina operacional nem no processo de tomada de decisões da empresa. Assim, é uma modalidade de captação mais indicada para empreendedores com um time de gestão experiente, bem consolidado e que já sabe o que fazer com o capital investido.
Diferença entre capital-semente e capital de risco (venture capital)
O capital-semente e o capital de risco, também conhecido como venture capital, são duas formas de investimento direto em novas empresas, mas possuem algumas diferenças importantes entre si.
O primeiro está mais ligado à estruturação financeira inicial de um negócio, ajudando em sua implantação, cobertura de custos iniciais, formação de capital de giro e investimento. Os investidores aqui podem ser os próprios empreendedores, sócios, amigos, familiares e terceiros interessados.
Já o venture capital é uma modalidade de investimento mais sofisticada e complexa, utilizada por investidores institucionais para alavancar novas empresas e startups já operacionais, com altíssimo potencial de crescimento e geração de resultados. O volume financeiro aqui é significativamente maior e seu objetivo é lucrar com uma saída estratégica, como um IPO ou venda a um player maior.
Como conseguir financiamento para sua empresa?
Se você é um empreendedor com bom histórico de resultados e tem um projeto sólido e bem estruturado, a melhor forma de crescer é com a entrada de novos investidores através de captações de crowdfunding.
A grande vantagem do crowdfunding é que ele é uma alternativa menos burocrática e mais barata de acessar o mercado de capitais e financiar projetos capazes de entregar ótimos retornos aos investidores.
Como explica Rafael Rios, cofundador e COO da Bloxs, plataforma especializada nesse tipo de captação:
Com o investimento participativo, os empreendedores podem formar sua base de investidores e obter financiamento para os seus projetos, desde que estejam bem desejados e tenham começo, meio e fim.
Veja como fazer uma captação de crowdfunding no vídeo abaixo:
Acesse agora mesmo nossa página de captação e saiba o passo a passo para começar a expandir os seus negócios com a Bloxs.
2 Comments
Olá!
Gostaria de uma feedback de vocês porque tenho uma empresa de cursos técnicos profissionalizantes na área da saúde. No momento não está em funcionamento porque tive alguns problemas com sociedade e tive que parar as atividades. Agora estou querendo retomar e colocar para funcionar a Central de Treinamento em Eletromedicina mas não tenho capital, e sim muita experiência e disposição para trabalhar. Onde posso encontrar um sócio investidor?
Muito obrigada pela atenção.
Fico no aguardo.