Mais conhecido como Ray Dalio, Raymond Thomas Dalio, é um megainvestidor e é considerado o “rei dos fundos hedge”.
No texto de hoje, falaremos mais sobre a carreira vitoriosa de um dos homens mais influentes e ricos do planeta.
Você conhecerá:
Quem é Ray Dalio?
Nascido em Nova York, em 1949, Ray Dalio é descendente de italianos e hoje, segundo a Forbes, é o 63º homem mais rico do mundo, com um patrimônio acumulado de cerca de 18 bilhões de dólares.
Considerado por muitos o maior gestor de fundo do tipo hedge do mundo, Ray Dalio administra cerca de 160 bilhões de dólares de ativos na firma que ajudou a fundar em 1975, a Bridgewater Associates.
Além disso, Ray Dalio é autor de livros, como o best-seller “Principles: Life & Work”, publicado em 2017. O livro desvenda segredos da ética e da estratégia de negócios do bilionário americano. “Principles: Life & Work” foi o livro mais vendido pela Amazon, no nicho de finanças, no ano de 2017. Colocando-o, assim, como um best-seller pelo New York Times.
Ray Dalio | O início de sua carreira
Ray Dalio é um apaixonado por investimentos desde criança. Aos 12 anos de idade, investiu cerca de 300 dólares em ações da companhia aérea Northeast Airlines.
Em pouco tempo, Ray viu seu investimento triplicar de valor graças a fusão da empresa aérea com outra companhia e desde então pegou gosto pelo mundo dos investimentos.
Nesse meio tempo, Dalio já tinha se decidido por seguir carreira no mercado financeiro.
Aos 24 anos, Ray Dalio já era formado como bacharel em Finanças pela Long Island University e possuía M.B.A na mesma área pela Harvard Business School.
Faça parte da nossa lista de interesse no setor de Negócios.
No início de sua carreira, Ray Dalio trabalhou no pregão da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), realizando trades de commodities no mercado futuro.
Posteriormente, em 1975, aos 26 anos e morando em um pequeno apartamento de dois quartos, fundou a Bridgewater Associates. A empresa focou na administração de ativos do tipo hedge e abriu seus primeiros fundos de investimento.
Nesse meio tempo, durante 6 anos, comandou as operações da Bridgewater Associates de seu próprio apartamento em Nova York. Apenas em 1981, a companhia conseguiu abrir seu escritório em Westport, Connecticut (EUA).
A trilha do sucesso de Ray Dalio
Em 2013, a Bridgewater Associates foi considerada o maior fundo de investimento do tipo hedge do mundo, com mais de 160 bilhões de dólares sob sua tutela.
LEIA TAMBÉM: O que são fundos de investimento e como funcionam
Tal sucesso somente foi alcançado sobretudo devido ao brilhantismo de Dalio à frente do fundo.
Ray Dalio é considerado por muitos como um grande guru. Previu, em 2007, a crise que viria acontecer nos EUA em 2008 (Crise do subprime), e publicou diversos livros onde revelou sua filosofia de investimento e segredos do sucesso.
Em 2012, foi considerado pela revista americana Time, como uma das 100 pessoas mais influentes no mundo. Já a Bloomberg, no mesmo ano, listou Dalio em seu top 50 de pessoas mais influentes.
Os Princípios de Ray Dalio
Em 1993 o posicionamento profissional de Dalio mudou drasticamente.
Três sócios que possui na Bridgewater Associates o convidaram para um jantar de feedback, pois viam que as atitudes de Dalio estavam prejudicando o crescimento da empresa.
Os sócios destacaram pontos positivos em sua postura e ética profissional.
Segundo o próprio Ray Dalio, o feedback foi o seguinte.
“Ele é muito brilhante e inovador. Entende os mercados e a administração de recursos. É intenso e energético e exige muito de si”.
A princípio, tudo ocorreu bem, porém os feedbacks negativos foram os que mudaram drasticamente a vida de Ray Dalio.
“Ray às vezes diz ou faz coisas que fazem os funcionários se sentir incompetentes, desnecessários, humilhados, oprimidos, menosprezados, oprimidos ou simplesmente mal…”
“O sucesso futuro da empresa é altamente dependente da capacidade de Ray de gerenciar as pessoas tão bem quanto o dinheiro. Se ele não gerenciar as pessoas bem, o crescimento será atrofiado e todos nós seremos afetados”.
Dalio saiu daquele jantar completamente chocado, pois não se via da maneira como seus sócios o descreveram.
Buscando melhorar a forma como se relacionava com seus sócios e funcionários, visando o crescimento da empresa, Ray Dalio elaborou uma série de princípios que iriam reger suas relações com seus pares, que mais tarde seria chamada de princípios de Ray Dalio.
Tanto no lado pessoal, quanto no profissional, esses “Princípios”, que de tão vitoriosos se tornaram o livro “Principle: Life & Work” traduzido como Princípio Ray Dalio, mudaram completamente a carreira de Dalio e a perspectiva de crescimento da Bridgewater Associates.
LEIA TAMBÉM: Nassim Taleb: o antifrágil
Ray Dalio | Frases marcantes
Em sua longa, e vitoriosa, carreira, Ray Dalio nos deixou valorosos ensinamentos sobre o mercado financeiro e sobre a vida.
Confira algumas frases de Ray Dalio com o intuito de te auxiliar em sua caminhada como investidor.
“Dar ouvidos a pessoas desinformadas é pior do que não ter resposta alguma”.
“Quase sempre existe um bom caminho que você ainda não descobriu. Procure até encontrar, em vez de se contentar com a escolha que está diante dos seus olhos no momento”.
“Maturidade é a capacidade de abrir mão de boas oportunidades para ir atrás de oportunidades ainda melhores”.
LEIA TAMBÉM: Megainvestidores Internacionais
Curiosidades sobre Ray Dalio
O fundo que administra, o Pure Alpha II, da Bridgewater Associates, sofreu surpreendentemente apenas uma perda desde os anos 2000.
Tal baque se viu no ano de 2019 e foi de apenas -0,5%. Um resultado certamente louvável para um fundo que possui muitas décadas de atividade, sempre captando novos recursos e gerando altas rentabilidades para seus acionistas.
Família Dalio
Dalio é casado há mais de quatro décadas com Barbara Dalio e possui 4 filhos homens, Devon, Paul, Matthew e Mark.
Ele e a esposa, atualmente, moram em Greenwich, estado de Connecticut nos Estados Unidos da América.
Ações filantrópicas
Em 2011, Dalio se uniu aos bilionários Bill Gates e Warren Buffett em uma campanha batizada de “Giving Pledge”. O investidor jurou que iria doar mais da metade de sua fortuna para caridade enquanto estivesse vivo.
Dalio possui sua própria fundação, a “Dalio Foundation”, onde já direcionou milhões de dólares em prol a manutenção de hospitais e pesquisas.
Simultaneamente, sua fundação contribuiu, também, com recursos para a erradicação da poliomielite, doença que ainda não possui cura.
Em 2018, a família Dalio e a Bloomberg Philathropies, se comprometeram em doar 185 milhões de dólares, em um período de 4 anos, para a OceanX, uma entidade responsável pela preservação dos oceanos.
Além disso, atualmente, Ray e sua família continuam coordenando as ações da “Dalio Fundation” e das demais entidades que recebem recursos.
LEIA TAMBÉM: Quem é o megainvestidor Antônio Ermírio de Moraes?
Prêmios
Em 2017, seu livro “Principles: Life & Work” foi considerado, pela emissora NBC, um dos 13 melhores livros sobre negócios do ano.
O investidor é, inegavelmente, o “Rei dos Fundos Hedge”.