Mark Mobius é um renomado gestor de fundos e empresário. Fundou a Mobius Capital Partners, gestora especialista em gerir recursos vindos de investimentos em países emergentes.
Durante seus 40 anos no mercado financeiro, chegou a administrar mais de 50 bilhões de dólares em ativos.
É conhecido como “Indiana Jones dos Investimentos em Mercados Emergentes” devido ao seu brilhantismo e sucesso alcançado nesses mercados durante sua carreira.
Além disso, Mobius é autor de 12 livros sobre os mais variados temas do mercado financeiro e sobre as economias de países emergentes.
No texto de hoje, falaremos mais a respeito da trajetória de vida e profissional de Mark Mobius.
Mark Mobius | Trajetória de Vida
Joseph Bernhard Mark Mobius nasceu no ano de 1936 em Hempstead, Nova Iorque (EUA). Seu pai era alemão e sua mãe costarriquenha.
Mark se formou em Comunicação na Universidade de Boston. A fim de se especializar ainda mais, cursou e concluiu seu mestrado na mesma área.
Além disso, anos depois, obteve seu título de Ph.D. em Economia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Fanático por conhecimento, Mobius nunca parou de estudar e buscar certificações.
Obteve certificações de cursos que frequentou na Universidade de Wisconsin, na Universidade do Novo México e na Universidade de Kyoto no Japão.
Trajetória Profissional
Antes de se tornar conhecido pelo mercado, Mark Mobius trabalhou em diversas empresas, realizando funções distintas em cada experiência, ao redor do globo.
O investidor trabalhou em uma agência de talentos, foi professor de Comunicação e liderou a equipe de Marketing e Merchandising do personagem Snoopy na Ásia.
Trabalhou, também, como consultor político, pesquisador de mercado e abriu uma empresa de análise de negócios e mercados.
Em seguida, trabalhou na Vickers-da-Costa, uma empresa que atua no ramo de valores imobiliários.
Tornou-se, também, presidente da Mega International Investment Trust Company em Taipei, na China.
Mark Mobius e a Templeton
Em 1987, Mark Mobius conheceu Sir John Templeton, renomado investidor de valor e um dos maiores filantropos da história.
Mobius, na época, trabalhava em uma broker que possuía sede em Hong Kong. A empresa era parceira da Templeton e Mobius era o encarregado de se reunir com a equipe de gestão de portfólio para algumas tomadas de decisão.
Dessa forma, Sir John Templeton começou a criar uma relação de amizade e extremo respeito com Mark Mobius e o admirava como profissional.
Assim sendo, convidou Mobius para comandar um braço da empresa que seria responsável por gerir investimentos em países emergentes.
Mark Mobius prontamente aceitou e se tornou o presidente executivo da Templeton Emerging Markets Groups.
O investidor permaneceu por 30 anos a frente da companhia, sendo, certamente, o principal responsável pelo imenso sucesso obtido por ela.
Em 1987, a gestora possuía apenas 100 milhões de reais de ativos sob gestão, porém quando Mobius deixou a empresa para fundar sua própria gestora, esse valor tinha aumentado consideravelmente para 50 bilhões de dólares.
A Templeton Emerging Markets Group, que antes possuía investimentos em apenas seis países, hoje está presente em mais de setenta países em quase todos os continentes.
A Fundação da Mobius Capital Partners
Em 2018, Mark Mobius anunciou que deixaria a presidência da Templeton Emerging Markets Group para fundar a sua própria gestora, a Mobius Capital Partners.
O investidor fundou a gestora junto de Carlos von Hardenberg e Greg Konieczny, ambos economistas com mais de 20 anos cada de experiência no mercado financeiro.
Mobius destaca que a gestora possui um olhar estritamente fundamentalista (Value Investing) quando analise uma empresa, seja ela de qual país for.
Atualmente, a gestora possui 50 bilhões de dólares de ativos sob gestão somente em países emergentes.
Estima-se que ajam investimentos da gestora em cerca de 51 países ao redor do globo. A companhia é, certamente, uma das maiores gestoras do planeta.
Investimentos no Brasil
Mark Mobius estima que tenha investidor mais de 1 bilhão de dólares no Brasil ao longo das últimas décadas.
Nos últimos anos, Mobius elencou algumas empresas brasileiras como suas “queridinhas”. Gigantes como Itaú Unibanco, Itaúsa, Bradesco, Kroton e Lojas Americanas estavam na carteira do investidor.
No início de 2020, as ações brasileiras correspondiam a cerca de 18% da carteira da Mobius Capital.
Apesar disso, Mobius acredita que a Bolsa brasileira “está cara” e, como resultado, pode optar por reduzir os investimentos da gestora no país.
Mercados emergentes como Turquia, Polônia e Coreia, bem como Taiwan podem ser os próximos alvos dos investimentos da Mobius Capital.
A Argentina também está sendo observada por Mark Mobius, pois o investidor acredita que há muitas oportunidades positivas para o crescimento da economia do país.
Mark Mobius | Livros que escreveu
Mark Mobius obteve reconhecimento não apenas operando no mercado financeiro. Ao longo de seus 83 anos de vida, além de investidor e empresário, Mobius se aventurou como autor de livros sobre economia a fim de compartilhar o conhecimento que obteve durante sua carreira de sucesso.
Dessa forma, Mobius traduziu décadas de trabalho em 12 livros. Como resultado de seu trabalho como autor, obteve extremo reconhecimento no meio literário.
São eles:
- Trading With China (1973);
- The Investors’s Guide to Emerging Markets (1994);
- Mobius on Emerging Markets (1996);
- Passport to Profits (1999);
- Equities: An Introduction To The Core Concepts (2006);
- Mutual Funds: An Introduction To The Core Concepts (2007);
- Technical Analysis: An Introduction To The Core Concepts (2007);
- Foreign Exchange and Money Markets (Mark Mobius Masterclass), (2007);
- Derivatives (Mark Mobius Financial Insights), (2008);
- Risk Management (Mark Mobius Financial Insights), (2008);
- Debt Markets (Mark Mobius Financial Insights), (2008);
- Invest for Good – A Healthier World and a Welthier You (com Carlos von Hardenberg e Greg Konieczny), (2019)
LEIA TAMBÉM: Faltam ativos reais na sua carteira? Veja quanto está deixando de ganhar…
Se você está pensando em investir além do mercado tradicional, conheça a Bloxs, uma oportunidade de saber sobre os investimentos alternativos, uma opção para reduzir sua exposição a volatilidade da bolsa de valore através do investimento direto na economia real, os chamados ativos reais, que se tornou uma estratégia de grandes investidores para balancear a carteira. Uma opção é o crowdfunding (financiamento coletivo), por meio de equity ou dívida. Cadastre-se e conheça nossas ofertas!