A Ambev acaba de ter seu melhor segundo trimestre de toda a história em volume consolidado, mesmo com bares, restaurantes e eventos funcionando de forma limitada.
Seu desempenho foi tão forte que superou a marca histórica de vendas registradas na Copa do Mundo do Brasil.
“Estamos agora nos níveis mais altos de todos os tempos”, afirmou Jean Jereissati, CEO da companhia, na divulgação dos resultados.
Na comparação com 2020, o avanço foi impressionante: +19% em volume total, +36,2% em receita líquida, +24% em Ebitda ajustado e quase R$ 3 milhões de lucro normalizado.
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Diante desses números, é inegável que o mercado de cervejas já está muito acima dos níveis pré-pandemia e continuará batendo recordes com a reabertura total do setor de entretenimento nos próximos meses.
E se você não quer ficar de fora dessa retomada histórica, o momento de investir na economia real é agora.
Nas próximas linhas, descubra como aproveitar esse bom momento do mercado cervejeiro para investir em um projeto pensado para ser escalável e entregar resultados exponenciais aos investidores em pouco tempo.
Ambev supera pico histórico de vendas em um segundo trimestre
A mudança na estratégia comercial e a excelência operacional permitiram que a Ambev surpreendesse o mercado na apresentação dos seus resultados do segundo trimestre na última quinta-feira (29/7).
A recuperação do volume consolidado da empresa foi simplesmente impressionante, como mostra o gráfico a seguir:
Mesmo se comparado com o período pré-pandemia, a força comercial da Ambev se manteve, com um desempenho 8% acima do 2T2019 e 19% do 2T2020.
A receita líquida teve um salto de 36,2%, graças ao aumento da relevância das cervejas premium em seu portfólio, novos lançamentos, como a Brahma Duplo Malte, e a forte adoção de inovações, como a utilização de plataformas tecnológicas como Bees e Zé Delivery.
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Essa mudança na estratégia comercial, aliás, permitiu que a Ambev incrementasse seu volume bruto de mercadorias (GMV) através de aplicativos, aproximando-se, inclusive, de varejistas de peso, como Magazine Luiza.
Como explica o portal Brazil Journal:
O BEES — a plataforma B2B que permite a bares e restaurantes comprar da Ambev itens que vão além da cerveja — fez R$ 9 bilhões de GMV no trimestre. Para efeito de comparação, é quase o mesmo GMV que o Magalu fez no 4Q de 2020 (R$ 9,5 bi).
A plataforma se tornou tão relevante no desempenho comercial da companhia que hoje mais de 70% dos seus clientes ativos usam o Bees para adquirir os produtos da Ambev.
No caso do aplicativo Zé Delivery, o cenário não foi diferente: a empresa atendeu mais de 15 milhões de pedidos de consumidores de todo o país, aumentando as vendas em 7% sobre o trimestre anterior e faturando quase o triplo do mesmo período de 2020.
Veja no gráfico abaixo o desempenho histórico do volume nos últimos 12 meses:
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Resultados das operações internacionais
O desempenho das operações internacionais da Ambev também foi robusto, ressaltando a forte recuperação do mercado de cervejas com o avanço da vacinação e a reabertura.
Em seu balanço do segundo trimestre, a empresa explica que:
- 9 dos seus 10 principais mercados tiveram crescimento de volume em comparação com 2020;
- 7 dos seus principais mercados aumentaram volumes sobre o mesmo período de 2019;
- Iniciativas flexíveis de gestão de receita e “premiunização” ajudaram na expansão das vendas;
- Plataformas tecnológicas, como BEES & Zé Delivery, continuam contribuindo com a expansão do volume.
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Perspectivas de crescimento do mercado no futuro
Na sua última apresentação de resultados, a Ambev manteve suas projeções de crescimento para o mercado, apesar do aumento das pressões de custo, principalmente de matérias-primas.
Para o segundo semestre, nossa perspectiva permanece a mesma. Continuamos no caminho certo da recuperação da nossa receita em forma V.
A empresa se apoia ainda em inovações tecnológicas e na diversificação de portfólio, especialmente com rótulos premium, para voltar a dominar com folga o mercado de cervejas no Brasil.
Uma dessas inovações é a plataforma financeira Donus, que será integrada ao Bees e se aproveitará da sua base cadastrada de mais de 80 mil clientes para oferecer soluções financeiras integradas, como cartão de débito, terminais de ponto de venda, carteira digital e linhas de crédito.
Para o restante de 2021, a Ambev manteve a projeção de recuperação forte e equilibrada da receita líquida, melhora do mix de produtos e incremento do Ebitda consolidado.
Como aproveitar o bom momento do mercado de cervejas para lucrar com projetos do setor?
A forte retomada do mercado de cervejas, evidenciada nos resultados da Ambev, oferece uma oportunidade única para os investidores de olho na reabertura de bares, restaurantes e eventos.
Quem já tem experiência com investimentos sabe que o melhor momento para se posicionar no mercado é antes do movimento principal, porque, se deixar para depois, vai pagar mais caro e reduzir seu potencial de ganho.
E não existe melhor maneira de ganhar mais dinheiro com essa retomada do que investindo diretamente na economia real.
Por isso, a Bloxs resolveu se antecipar ao “boom” do setor de lazer e entretenimento para oferecer a qualquer investidor a possibilidade de ter hoje mesmo na sua carteira os projetos de excelência tocados pelos melhores especialistas do mercado.
É o caso da oferta MBF Beer For Business, um projeto que tem um plano de negócios agressivo e escalável no promissor mercado de cervejas premium artesanais.
Estruturada pela BHF Franchising, essa captação permitirá a expansão da sua rede franqueada de microcervejarias, que podem ser instaladas em qualquer ponto comercial com pelo menos 25m2 de espaço disponível.
O modelo de microcervejarias desenvolvido pela MBF não só aumenta extraordinariamente o potencial de vendas de qualquer estabelecimento, como também reduz o custo de aquisição de distribuidores em até 50%.
Além disso, permite que os franqueados aumentem sua margem de lucro por litro vendido, utilizando sua própria marca em uma cerveja pilsen puro malte de altíssima qualidade, seja através da aquisição ou aluguel dos equipamentos a um preço acessível.
Entre os inúmeros benefícios proporcionados pelo modelo escalável de microcervejarias da MBF, podemos citar:
- Redução de custos: o modelo MBF reduz o custo de aquisição de cerveja e o pagamento de tributos, como ICMS, aumentando a margem de lucro dos estabelecimentos;
- Maior qualidade: a produção é validada e padronizada pelos sommeliers da MBF, com toda a assessoria técnica necessária para oferecer um produto da mais alta qualidade aos clientes;
- Diferenciação: o modelo open kitchen proposto pela MBF torna o ambiente mais agradável e atraente, ao permitir que os visitantes acompanhem todas as etapas de produção da cerveja ou chope;
- Marca própria: cada estabelecimento pode oferecer sua cerveja pilsen puro malte com sua própria marca.
Para saber mais detalhes sobre esse projeto que está em captação na plataforma da Bloxs, confira o artigo completo que elaboramos sobre as principais dúvidas da oferta, além do super live de lançamento com os responsáveis pela operação:
E não deixe de acessar a página da oferta para saber todos os detalhes desse projeto que pode ser o diferencial que seus investimentos precisam para entregar o retorno que você espera.
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