Uma das mulheres mais influentes do Brasil, Luiza Helena Trajano (1951) é presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, rede varejista presente em todo o território nacional.
Sob sua gestão inovadora, focada em ciclos de desenvolvimento dos negócios, Luiza promoveu a transformação digital do Magalu. As vendas on-line da sua loja virtual respondem atualmente por cerca de 40% das receitas da companhia.
Eleita como personalidade do ano de 2020 pela Câmara de Comércio Brasil-EUA, Luiza Trajano integra os conselhos de 12 entidades, entre elas: FIESP, UNICEF e Grupo Consultivo do Fundo de População da ONU no Brasil.
Seu sucesso empresarial é fonte da sua formidável fortuna estimada em US$ 4,7 bilhões, segundo a Forbes, o que a faz ser a segunda mulher mais rica do Brasil.
Luiza detém atualmente um pouco mais de 17% das ações da empresa fundada por seus tios, em 1957, e que hoje constitui a rede de varejo Magazine Luiza S.A.
Conheça agora a história dessa referência absoluta do empreendedorismo feminino e exemplo de gestão criativa, que ampliou a presença do Magazine Luiza do interior de São Paulo para mais de 800 cidades brasileiras.
Luiza Trajano: referência do empreendedorismo feminino
Colocar as pessoas em primeiro lugar é a prioridade máxima de Luiza Trajano à frente do Magalu.
Não é à toa que a companhia que preside está há 22 anos consecutivos no ranking de “Melhores Empresas para se Trabalhar”.
Considerada como uma das líderes de negócios de melhor reputação no Brasil, é a única mulher brasileira na lista do Congresso Mundial de Varejo.
Interiorana, Luiza Trajano começou a trabalhar desde cedo como balconista na loja de presentes de seus tios em Franca, sua cidade natal.
Estudando e trabalhando ao mesmo tempo na empresa da família, Luiza se formou em Direito e Administração de Empresas e passou por todos os setores do negócio.
Essa experiência sem dúvida permitiu que tivesse uma visão abrangente e privilegiada dos processos que precisavam ser melhorados dentro da companhia.
Nascimento e expansão do Magazine Luiza
O Magazine Luiza sempre teve em seu DNA princípios norteadores como a criatividade e a comunicação transparente. Prova disso foi a escolha do novo nome da loja de presentes que a família adquiriu em 1957, que se chamava A Cristaleira.
Os tios de Luiza, fundadores do pequeno comércio, realizaram um concurso cultural na rádio interiorana para que os moradores de Franca escolhessem o nome que estamparia a fachada da loja de presentes. A popularidade da tia Luiza Donato era tão grande que os moradores escolheram o nome dela para batizar a loja.
Traço marcante no desenvolvimento inicial do Magazine Luiza foi a boa gestão do negócio realizada pela família, que sempre prezou pelo bom atendimento e a oferta de produtos de qualidade.
Foi assim que, nas décadas seguintes, o pequeno comércio começou as se expandir pelas cidades do interior de São Paulo, seja por meio da abertura ou da aquisição de novos estabelecimentos.
Apenas 20 anos depois da sua fundação, o Magalu já possuía trinta lojas. Sua primeira loja de departamento foi inaugurada em 1974.
De estagiária a CEO
Desde sempre Luiza Trajano trabalhou na empresa da família. No entanto, sua carreira meteórica começou verdadeiramente quando ela contava com apenas 18 anos e se tornou estagiária da companhia.
Diligentemente, Luiza percorreu toda a hierarquia operacional da empresa até se tornar CEO, em 1991.
À frente dos negócios, Luiza passou a imprimir a marca registrada da sua gestão: a criatividade.
Inovadora e inquieta, a executiva lança, em 1993, a primeira Liquidação Fantástica, evento que se tornou referência no varejo brasileiro. A estratégia consiste em vender, em um único dia de janeiro, todo o mostruário das lojas e estoques das festas de fim de ano com descontos de até 70%. Filas quilométricas passaram a se formar em frente às lojas do Magalu.
A fim de fidelizar os clientes, Luiza passou a recompensá-los com benefícios exclusivos, descontos, sorteios e condições especiais de pagamento. Assim nascia outra referência do setor, o Dia de Ouro.
Luiza Trajano esteve à frente do seu tempo. Enquanto a internet ainda engatinhava no Brasil, a executiva resolveu lançar, no ano 2000, o site da marca a fim de explorar o pouco disseminado comércio eletrônico. Assim nascia o www.magazineluiza.com.br.
Os 50 anos de fundação da empresa, em 2008, não poderiam ser comemorados de qualquer maneira. Foi para marcar a ocasião histórica que Luiza Trajano planejou e executou outro evento “bombástico”: inaugurar de uma só vez 50 lojas no centro econômico mais importante do país, a cidade de São Paulo.
O sucesso de Luiza na gestão do Magalu fez a empresa crescer de forma exponencial. E para garantir que a empresa continuasse trilhando o caminho do crescimento é que a grande executiva resolve, em 2009, profissionalizar a gestão do Magazine Luiza.
Para ajudá-la nessa tarefa, Luiza Trajano convida o executivo Marcelo Silva, com vasta experiência na gestão de empresas familiares. Após oito anos de intensos trabalhos, Luiza passa o comando da empresa para seu filho, Frederico Trajano, que assume o cargo de CEO, enquanto a mãe passa para a presidência do Conselho.
Disparada na Bolsa de Valores
O Magazine Luiza é um dos mais notórios “cases de sucesso” de toda a história da bolsa de valores de São Paulo.
Desde a abertura de seu capital, em 2011, até o fim de 2019, o “MGLU3”, código de negociação dos papéis da empresa, disparou mais de 1000%.
O que está por trás de uma valorização tão fantástica?
Muitos fatores poderiam ser elencados para tamanho sucesso das ações do Magalu, como a eficiência da sua gestão, os diferenciais que a empresa procurou imprimir nos negócios para se diferenciar da concorrência, etc. Mas o fator mais importante, de acordo com a maioria dos analistas, foi o investimento pesado que sua administração realizou no desenvolvimento do seu comércio eletrônico.
O e-commerce da empresa, só no ano passado, cresceu 50%, atingindo R$ 2,4 bilhões, representando 41% das vendas totais.
O marketplace da sua loja virtual já representa 18% do volume total das vendas digitais.
Além disso, o crescimento das vendas nas mesmas lojas, métrica fundamental do varejo, não parou de crescer desde o IPO da empresa. Em 2019, as vendas totais totalizaram R$ 5,9 bilhões.
Pilares do Magalu
Nenhuma história de sucesso se constrói sem pilares firmes que lhe deem sustentação.
E o principal pilar do Magazine Luiza, sem dúvida, é sua cultura de valorização das pessoas. Não por outra razão, o Magalu consistentemente aparece no ranking de melhores empresas para se trabalhar.
Outro pilar essencial para a forte ascensão da companhia é a inovação.
Desde 2014 a administração da empresa tem investido em tecnologias que garantam seu desenvolvimento e predomínio no ambiente digital.
Foi com esse espírito que a empresa lançou, em 2014, o Luiza Labs, divisão focada em tecnologias disruptivas, como aprendizagem de máquina, big data, inteligência artificial, cloud computing e Internet das Coisas.
O Magazine Luiza não é apenas uma varejista, é verdadeiramente uma “tech company”.
A centralidade do cliente também é um dos pilares que diferenciam o Magazine Luiza dos seus principais concorrentes. Em seu balanço financeiro do primeiro semestre de 2018, a gerência declarou:
“Estamos em uma era em que o consumidor do Magalu é o centro de nossas decisões. É para ele que trabalhamos e agora queremos superar suas expectativas. Queremos levar o nível de encantamento do nosso cliente a um patamar nunca antes visto, com indicadores de NPS (Net Promoter Score) altíssimos. O NPS agora é uma meta corporativa, ou seja, todos os colaboradores estão envolvidos nessa missão.”
Iniciativas de Luiza Trajano para o empoderamento feminino e a proteção da mulher
A gestão inovadora de Luiza Trajano no Magalu também se destacou pelas diversas iniciativas que a executiva tomou com foco nas mulheres.
Entre os diversos exemplos que podemos citar, destaca-se o Canal da Mulher, criado em 2017, através do qual colaboradores podem denunciar de forma anônima casos de violência contra as mulheres.
O engajamento da companhia na proteção feminina também ganhou relevou com o lançamento do Dia Internacional da Mulher, campanha em suas lojas centrada em denúncias de caso de violência doméstica.
As inúmeras ações de empoderamento feminino levadas a cabo no âmbito da empresa foram responsáveis por seu reconhecimento internacional pelo Great Place To Work Women, iniciativa que reconhece as melhores empresas para as mulheres trabalharem.
Entre elas, podemos citar as cotas temporárias para que as mulheres cheguem aos cargos de liderança. A respeito disso, Luiza declarou o seguinte:
“Sou totalmente favorável a qualquer tipo de cota temporária que venha corrigir uma distorção causada pela sociedade e que levará dezenas de anos para ocorrer se não for adotada.”
Conclusão
Em conclusão, o caminho de sucesso trilhado por Luiza Trajano corrobora premissas bem conhecidas, mas que muitas vezes negligenciamos na condução dos nossos negócios.
Pregar a inovação e a centralidade do cliente, por exemplo, está em voga hoje em dia, mas tais valores não só foram defendidos, mas plenamente implementados por Luiza há décadas de distância da era digital em que vivemos.
Replicar o que todos fazem não é o mesmo que ser pioneira, especialmente em um ambiente hostil à presença feminina, como o que Luiza vivenciou ao longo da sua bem-sucedida trajetória executiva.
Seu exemplo hoje serve de inspiração para todas as mulheres que muitas vezes veem seu potencial subjugado pelos preconceitos profundamente arraigados em nossa sociedade.
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