Os investimentos alternativos estão deixando de ser “alternativos” no portfólio de grandes investidores que buscam retornos mais elevados, sem necessariamente correr mais risco.
É o que revela um relatório recente da EY, citado por uma matéria da revista Forbes, segundo o qual 81% das pessoas com patrimônio líquido ultraelevado diversificam seus investimentos com algum tipo de ativo alternativo.
E são muitas as razões para que indivíduos com grandes fortunas invistam mais em alternativos, principalmente em momentos de estresse econômico, como a execução de estratégias com maior potencial de retorno e menor exposição à volatilidade do mercado financeiro.
Mas se você não se enquadra na categoria “ultrahigh net worth”, não se preocupe, ter ativos alternativos na carteira é muito mais fácil e seguro do que você imagina!
Neste artigo, você vai saber como é o asset allocation dos grandes investidores em momentos de turbulência e como você pode replicar essas estratégias com teses que podem entregar resultados explosivos nos próximos anos, como investimentos ESG, tecnologia, inovação e muito mais:
Grandes investidores querem ativos mais alinhados ao seu perfil
Quantas vezes você já teve vontade de investir em algo capaz de mudar a vida das pessoas e o planeta, sem necessariamente abrir mão da rentabilidade?
Esse desejo está longe de ser algo desconectado da realidade do mundo dos investimentos. Na verdade, uma das grandes aspirações das pessoas de patrimônio líquido ultraelevado é impactar positivamente a realidade ao seu redor através dos seus projetos e investimentos.
Isso é justamente o que mostra um relatório elaborado por uma das maiores empresas de consultoria empresarial do mundo: a Ernst & Young.
Intitulado “Where Will Wealth Take Clients Next?”, o documento afirma que o foco dos grandes investidores nos últimos anos está na segurança e na preservação de patrimônio.
Os clientes estão cada vez mais focados em conquistar seus objetivos pessoais, diversificando seus investimentos com eficiência tributária, protegendo, ao mesmo tempo, seu patrimônio e sua segurança financeira.
Sem dúvida, a classe de ativos capaz de acabar com o “trade off” entre investimento de impacto e alta rentabilidade são os investimentos alternativos, que oferecem opções de alocação que atendem os objetivos cada pessoa melhor do que os “produtos de prateleira” de bancos e corretoras.
O mais notável é que os grandes investidores esperam fazer um uso muito mais profundo dos investimentos alternativos, com destaque para mercados privados, real estate, infraestrutura, commodities, além de ativos digitais, como as criptomoedas.
O relatório da EY mostra que um em cada três clientes já investe em ativos alternativos atualmente, proporção que deve alcançar, segundo a consultoria, 48% nos próximos dois anos.
Diversos bancos de investimento na Europa e na Ásia já fornecem aos seus clientes institucionais e de alto patrimônio acesso seguro a criptomoedas, de acordo com o levantamento, tendência que também vem crescendo no Brasil.
Cresce a intenção de investir em ativos alternativos
De fato, como mostra a imagem a seguir, a intenção de investir em ativos alternativos é maior entre os clientes latino-americanos da EY, atingindo a incrível marca de 79%.
Outra grande preocupação de investidores de patrimônio líquido ultraelevado é fazer um melhor planejamento tributário e sucessório dos seus investimentos, área em que os investimentos alternativos podem oferecer muito mais vantagens do que as classes tradicionais de investimento, geralmente mais visadas pelos serviços de arrecadação.
Isso porque os sistemas tributários mais avançados privilegiam o investimento direto em ativos produtivos, com maior impacto na economia real.
Não é demais lembrar que os investimentos alternativos têm potencial para se adequar melhor aos objetivos financeiros e pessoais de cada investidor, com projetos que normalmente não são oferecidos por bancos e corretoras, como:
- Empresas que precisam de capital para financiar o desenvolvimento de solução com alto impacto na economia;
- Projetos de energia renovável que reduzam nossa dependência a combustíveis fósseis e forneçam uma fonte de renda segura por várias décadas;
- Propostas inovadoras de investimentos sustentáveis altamente lucrativos, como créditos de carbono e florestas plantadas;
- Desenvolvimento de projetos voltados a ativos digitais, como tokenização de ativos e mineração de Bitcoin.
LEIA MAIS: Bloxs estuda tese de investimento em mineração de Bitcoin; conheça o mercado
Cresce busca por sustentabilidade e inovação
Como mostra o relatório da Ernst & Young:
Nossa pesquisa mostra que clientes com metas de sustentabilidade são duas vezes mais propensos a usar os investimentos alternativos, e isso está forçando as empresas a oferecer assessoria sobre ativos com os quais os investidores ainda não têm experiência.
Em relação aos investimentos alternativos, uma das preocupações relatadas pelos grandes investidores é a necessidade de reduzir a assimetria de informações e saber como lidar devidamente com a falta de liquidez dos ativos, exigindo um trabalho maior de gestão de portfólio.
Apesar disso, esses investidores estão percebendo que podem obter taxas de retorno muito mais elevadas do que as oferecidas por títulos tradicionais de renda fixa e variável, sem necessariamente incorrer em mais risco.
Quer entrar no mundo dos ativos reais? Faça parte da comunidade Bloxs no Telegram!
Dessa forma, conseguem maximizar a rentabilidade esperada dos seus portfólios, ao diminuir a correlação dos componentes da carteira com o mercado financeiro. Isso nunca foi tão verdadeiro como atualmente, diante dos níveis recordes de inflação em várias partes do mundo e os planos declarados do bancos centrais de apertar ainda mais as condições financeiras.
É o que explica Felipe Souto, CEO da Bloxs, plataforma que facilita o acesso de pequenas e médias empresas ao mercado de capitais, além de oferecer os investidores a oportunidade de balancear melhor suas carteiras com investimentos alternativos:
É inegável que os investidores estão buscando inovação, não querem mais ficar naquele “mais do mesmo”, naquelas “caixinhas” que os assessores de investimento de bancos e corretoras costumam colocar seus clientes. Não importa o nível de experiência ou o tamanho do patrimônio, o que as pessoas querem é investir em projetos que atendam suas aspirações pessoais e possam impactar de maneira concreta o mundo, trazendo benefícios tangíveis para a sociedade.
Felipe explica também que os investimentos alternativos não necessariamente são menos rentáveis, pelo contrário. “Lançamento recentemente em nossa plataforma de crowdfunding um projeto de créditos de carbono com retornos potenciais que não se costuma ver nas classes tradicionais de ativos, portanto é falsa essa crença de que os alternativos são uma espécie de ‘caixa preta’ só acessível aos iniciados”, complementa o executivo.
Como investir em ativos alternativos?
Se você também deseja ter na carteira ativos geradores de renda com alto impacto na economia real, sem abrir mão da segurança de um mercado totalmente regulado pela CVM, a melhor opção são as captações de crowdfunding.
O crowdfunding é uma modalidade de investimento participativo em que um grupo de pessoas com os mesmos interesses se une para financiar projetos de alta qualidade e grande potencial de retorno, em um prazo relativamente curto.
O melhor de tudo é que, para começar a investir em alternativos, você não precisa ter uma grande fortuna ou ser especialista em áreas como, agronegócio, energia renovável, real estate, tecnologia, inovação, entre muitas outras.
A Bloxs é uma plataforma de investimentos alternativos regulada pela CVM e possui uma equipe técnica altamente capacitada para selecionar as melhores oportunidades, através de um processo rigoroso de análise e acompanhamento dos projetos.
Para não ficar de fora das oportunidades, faça agora mesmo um cadastro rápido em nossa plataforma e entre em nosso grupo do Telegram para receber conteúdos exclusivos como este em primeira mão.