O Consórcio Brasil Verde é uma iniciativa de governos estaduais para atrair recursos externos para iniciativas sustentáveis e de preservação da Amazônia no âmbito da COP 26.
O grupo é formado por 22 governadores, sob a liderança de Renato Casagrande (PSB-ES), e busca ocupar o vácuo deixado pela falta de protagonismo do governo federal na 26ª Conferência da ONU sobre o Clima, propondo medidas regionais para atingir a neutralidade em carbono, como o incentivo a fontes alternativas de energia renovável.
Entre os temas mais importantes discutidos na conferência climática está a criação de linhas de financiamento de projetos sustentáveis, além do direcionamento de recursos para fontes de energia limpa e sustentável, como a energia solar e eólica.
Sem dúvida, o risco climático está ganhando relevância na gestão de risco de grandes gestores de fundos de investimento, que querem se afastar de empresas e projetos que contribuam para a mudança climática e não adotem as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
Vamos entender melhor o que é o Consórcio Brasil Verde e saber como a COP 26 pode mudar a dinâmica do mercado de capitais nos próximos anos.
COP 26 quer destinar mais recursos à substituição de combustíveis fósseis
Está em andamento na cidade de Glasgow, Escócia, a mais importante conferência sobre o clima desde o Acordo de Paris: a COP 26.
De 31 de outubro a 12 de novembro, líderes e representantes governamentais e da sociedade civil de todo o planeta estarão reunidos na 26ª Conferência da ONU sobre o Clima para discutir medidas efetivas para controlar as emissões de gases de efeito estufa e o aquecimento global.
Os compromissos firmados no âmbito da COP 26 podem ter um profundo impacto nas práticas operacionais das empresas, bem como no retorno esperado dos investidores, principalmente daquelas cujas atividades têm alto impacto no meio ambiente.
Entre as medidas que estão sendo discutidas na COP 26 podemos citar:
- Criação de linhas de financiamento para projetos que reduzam nossa dependência a combustíveis fósseis e protejam nossos recursos naturais;
- Direcionamento de fluxos de capitais para empresas comprometidas com o meio ambiente;
- Transferência e incentivo ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis em países em desenvolvimento;
- Estabelecimento de um mercado de carbono, que estipule um limite de emissões e a venda de créditos para empresas que precisem superá-lo.
Leia também: Mobilidade elétrica no Brasil pode ser solar e gratuita, afirma especialista
Consórcio Brasil Verde pode ajudar a atrair capital estrangeiro para o país
O Consórcio Brasil Verde pode ter um papel importante para atrair recursos externos em busca de projetos de alta qualidade em áreas como:
- Desenvolvimento de projetos florestais;
- Construção de usinas solares e eólicas;
- Incentivo ao uso de biodefensivos na agricultura;
- Proteção de recursos hídricos e biomas.
O Brasil está repleto de iniciativas pioneiras que precisam de fontes de financiamento e acesso ao mercado de capitais para promover o desenvolvimento sustentável no país.
Entre as opções que estão à disposição de empreendedores empenhados em atingir metas sustentáveis com seus projetos está o crowdfunding, modalidade de investimento coletivo que não para de crescer no país e se tornou um importante aliado do desenvolvimento sustentável no Brasil.
Plataformas de crowdfunding, como a Bloxs, ajudam a captar recursos para projetos que ajudam a preservar nossas matas, a reduzir nossa dependência a combustíveis fósseis e a produzir alimentos mais saudáveis, com menos agrotóxicos.
Foi o caso da oferta Khaya Agroflorestal, que captou com sucesso quase R$5 milhões com aportes de mais de 200 investidores para o desenvolvimento de uma floresta comercial de mogno-africano no interior de Minas Gerais. Clique aqui e acompanhe o andamento desse projeto incrível que ajuda a reduzir a pressão sobre florestas nativas.
Entre os casos de maior sucesso em crowdfunding no Brasil sem dúvida está o projeto TMX Energy II, que captou R$5 milhões na modalidade equity, com a entrada de 463 investidores que estão ajudando a construir uma usina fotovoltaica com potência instalada de 1,3 MWp no interior de Minas Gerais. Acompanhe a evolução desse projeto de energia renovável viabilizado através do investimento participativo clicando aqui.
No segmento de produtos sustentáveis para a agricultura, outro caso de grande sucesso em crowdfunding no Brasil foi a oferta Openeem Bioscience, captada pela Bloxs no fim do ano passado.
O projeto tem como foco o desenvolvimento de defensivos agrícolas de origem biológica, agregando sustentabilidade e eficiência aos cultivos. Clique aqui e acompanhe o desenvolvimento dessa proposta sustentável para a agricultura brasileira.
Leia também: De quem é a culpa pela crise energética mundial?
Como investir diretamente em projetos ESG no Brasil?
Se você também quer fazer parte da revolução verde pela qual o mundo vem passando, diversificando sua carteira com projetos da economia real, sem relação com o sobe e desce do mercado financeiro, é muito fácil e acessível.
Ao se cadastrar gratuitamente na Bloxs, você tem acesso a um amplo portfólio de ofertas que seguem rigorosamente a instrução normativa 588 da CVM, dando mais segurança aos investidores.
A Bloxs é bastante conhecida por facilitar o acesso de projetos sustentáveis ao mercado de capitais e foi escolhida pela Daily Finance como uma das 100 melhores startups do país.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs