O agronegócio brasileiro aumentou sua participação em nossa pauta de exportações nos últimos anos e se consolidou como pilar mais importante da nossa economia.
Esse forte crescimento não teria sido possível sem a oferta de crédito, especialmente após a queda da taxa Selic a partir de 2017, que atingiu sua mínima histórica de 2% em 2020.
No entanto, a realidade mudou, com a inflação disparando em todo o mundo, em especial no Brasil. Entre outros fatores, a desvalorização cambial, a crise hídrica e o aumento dos preços de combustíveis e energia contribuíram fortemente para a corrosão da renda das famílias.
A resposta do Banco Central foi realizar um duro aporto monetário, que pode restringir as poucas linhas de crédito disponíveis ao produtor rural, dificultando seu crescimento e ganho de novos mercados.
Uma alternativa para o empreendedor do campo é acessar o mercado de capitais através do crowdfunding e crescer com a entrada de novos investidores.
Neste artigo, vamos falar sobre os efeitos da alta da Selic no crédito rural, sobre as captações de crowdfunding para o agronegócio e como é possível investir diretamente na produção das fazendas brasileiras em um mercado totalmente regulado pela CVM.
Alta da Selic pode trazer desafios para os empresários do campo
O acesso ao crédito rural sempre foi um dos maiores obstáculos para pequenos e médios produtores aumentarem sua produtividade, ganharem escala e chegarem a novos mercados.
Diversas pesquisas mostram que quase 40% dos empreendedores rurais nunca tiveram acesso a capital para alavancar sua produção através de instituições financeiras tradicionais e cooperativas do setor.
De acordo com uma reportagem do Valor Econômico:
Entre os 4.336 entrevistados pela CNA, 38% responderam que nunca acessaram nenhum tipo de crédito rural. No ano passado, 8,4% precisaram de financiamentos e tentaram obter recursos em bancos ou cooperativas, mas não conseguiram.
No momento em que o custo do crédito sobe por conta do aumento da Selic, é indispensável que a produção das fazendas brasileiras conte com fontes alternativas de financiamento para continuar se modernizando e crescendo.
Nesse contexto adverso, o crowdfunding pode fechar as lacunas existentes no acesso ao mercado de capitais, ao permitir que empresários do campo viabilizem seus projetos com a entrada de novos investidores.
Felipe Souto, CEO da Bloxs, plataforma de investimentos alternativos que realiza captações de crowdfunding para o agronegócio:
A essência do investimento participativo está nos ganhos mútuos: os empresários conseguem o capital para alavancar seus negócios, e os investidores têm acesso a oportunidades de participação direta em negócios altamente promissores, antes restritos a grandes fortunas e investidores institucionais.
Inflação também bate na porta do produtor
Não são apenas as famílias que estão sentindo no bolso o encarecimento de alimentos e produtos básicos de uso diário nos supermercados.
A verdade é que os produtores rurais também se deparam com aumentos de custos gerados pela disparada das commodities no mercado internacional e pela ruptura das cadeias globais de fornecimento.
Por trás de tudo isso está a desvalorização cambial que, apesar de aumentar a competitividade dos nossos produtos frente aos estrangeiros, traz como efeito colateral o custo mais alto de produção, como:
- Frete;
- Insumos;
- Ração animal;
- Defensivos e fertilizantes;
- Combustíveis e energia;
- Bens de capital, como máquinas, tratores e equipamentos agrícolas.
Aliado a isso está o custo maior das linhas de crédito voltadas para o campo, já que o aumento da taxa básica de juros promove o chamado “spread bancário”, inclusive em linhas subsidiadas.
Para o comentarista do Canal Rural, Benedito Rosa, as incertezas sobre o dólar, inflação e política fiscal geram impacto na economia e, inclusive, no agronegócio.
O aumento da Selic pode resultar em menor procura de crédito rural por pequenos e médios produtores, tanto aqueles que trabalham com soja e milho, como também café.
Saiba mais sobre os efeitos do aumento da taxa Selic no crédito para o agronegócio no vídeo abaixo:
Juros maiores podem diminuir demanda por crédito rural
O agronegócio, assim como os mais diversos setores da economia brasileira, é bastante diversificado, o que faz com que o impacto dos juros maiores seja mais sentido por alguns segmentos do que por outros.
Os segmentos que estão mais capitalizados e dispõem de melhor acesso a bancos e mercado de capitais, como os produtores de commodities, sem dúvida conseguirão resistir melhor ao aperto promovido pelo Banco Central.
Os pequenos e médios produtores, entretanto, especialmente aqueles mais expostos ao mercado de consumo interno, sofrerão com o aumento dos encargos financeiros para financiar seu custeio e eventuais investimentos.
Quando os juros sobem, o custo de rolagem da dívida do governo também aumenta e, em vista das restrições do orçamento público, é bem provável que vejamos mais cortes no crédito subsidiado, que já é escasso.
Crowdfunding é a porta de entrada do produtor rural ao mercado de capitais
O investimento direto através do crowdfunding se tornou uma alternativa estratégica para empreendedores do campo que querem alavancar sua produção e aumentar sua produtividade.
O crowdfunding é uma modalidade de investimento coletivo regulamentada pela CVM em 2017 e permite que empresários do agro cresçam com a entrada de novos investidores em seus negócios.
Através de plataformas de captação autorizadas, como a Bloxs, os produtores rurais podem acessar o mercado de capitais de forma simples e desburocratizada.
Entre as principais vantagens do crowdfunding para o agronegócio, podemos citar:
- Acessibilidade e baixo custo: as captações de crowdfunding são muito mais acessíveis e menos burocráticas do que no sistema tradicional de financiamento.
- Rentabilidade acima da média: o investidor consegue obter um retorno muito mais atraente ao investir diretamente em bons projetos da economia real.
- Proteção: os ativos reais são menos voláteis, pois não têm correlação com o mercado financeiro e protegem a carteira contra o risco inflacionário.
- Diversificação: investir diretamente no agronegócio é uma forma inteligente de diversificar o portfólio com um dos setores mais fortes da nossa economia
Se você é empresário do campo e tem interesse em saber como fazer sua primeira captação de crowdfunding junto com a Bloxs, confira o vídeo a seguir e saiba mais sobre essa nova forma de acessar o mercado de capitais:
Já está em discussão na CVM um aumento do limite de captação de 5 para 10 milhões de reais que as plataformas de crowdfunding podem fazer em cada rodada de investimento.
Portanto, não deixe de se cadastrar gratuitamente em nossa plataforma para saber mais sobre as possibilidades de crescer com a entrada de novos investidores através da Bloxs.
2 Comments
Tenho tereno de 10.000metros para montar Mine usina e criação de galinha poedeira e tanque de peixe digo 1200 galinhas 2600 tilápias e capacidade da mine usina 75.000,wts energia elétrica CNPJ. Com mais de ano constituído preciso parceiros tenho mais 280 ewuitarios de terras no vizinho estado do Maranhão para produsi peixe a galinha.poedeira
Gideão, boa tarde! Bacana o seu projeto. Caso queira captar conosco, entre em contato através do link abaixo para solicitar uma avaliação da nossa equipe de captação: https://bloxs.com.br/captacao-de-investimentos
Abraço!!