Joe Biden assumiu a presidência dos EUA prometendo dar um novo rumo à política energética do país, com foco em geração a partir de fontes renováveis.
Seu plano de energia limpa prevê a construção de uma ousada infraestrutura sustentável para que os EUA reduzam a zero suas emissões líquidas de carbono até 2050.
Faça parte da nossa lista de interesse em energia.
Cada vez mais, a sociedade exige que governos ao redor do mundo tomem iniciativas concretas para reverter o aquecimento global e oferecer um futuro mais sustentável a todos.
Nesse contexto, a energia solar se destaca pelos avanços tecnológicos, ganhos de competitividade e maior acessibilidade em relação a outras fontes de energia renovável, principalmente em países privilegiados pela incidência de luz solar, como o Brasil.
Se você quer se adiantar ao extraordinário avanço da energia renovável na próxima década, diversificando sua carteira com projetos de alta qualidade em energia renovável, o momento é agora.
Hoje você vai descobrir como financiar ou se tornar sócio de usinas solares em locais estratégicos do país, com foco em renda e ganhos de capital nos próximos anos.
Plano de energia limpa nos EUA pode gerar mudanças em escala global
A redução das emissões de carbono e o incentivo à geração de energia limpa e renovável serão a preocupação central da próxima década.
Não é por acaso que Joe Biden, durante sua campanha presidencial, comprometeu-se a aprovar uma lei para facilitar o uso de energia solar e eólica através de um sistema de incentivos e penalidades.
Vamos lançar um esforço nacional para criar os empregos necessários para construir uma infraestrutura moderna e sustentável agora e entregar um futuro de energia limpa mais justo.
Sem dúvida, essa não será uma tarefa fácil, já que a crise sanitária eliminou mais de 840.000 empregos no setor de energia americano, dos combustíveis fósseis à energia solar.
Saiba as nossas novidades através do Telegram da Bloxs
Isso porque houve uma drástica queda na demanda por transporte e uma forte redução de novos projetos, de acordo com relatórios oficiais.
Como parte dos esforços para recuperar esses empregos, Biden está tomando diversas iniciativas para impulsionar as indústrias de energia limpa, criando milhões de postos de trabalho, ao mesmo tempo em que combate a mudança climática.
Vamos capacitar jovens e pessoas mais velhas para assumirem essas vagas que pagam bem e exigem alta qualificação. Seu trabalho será melhorar a qualidade do ar das nossas crianças, aumentar o conforto das nossas casas e tornar nossas empresas mais competitivas.
O plano pretende destinar até US$2 trilhões para acelerar investimentos em energia limpa em setores como:
- Infraestrutura: renovação de sistemas hídricos, rede elétrica, pontes, rodovias, edifícios para uso de energia renovável;
- Indústria automotiva: incentivar toda a cadeia automotiva a migrar para a eletrificação;
- Setor de energia: migrar para uma matriz energética sem geração de poluição por carbono até 2035;
- Agricultura e preservação: promoção da agricultura inteligente, com uso intensivo da tecnologia, uso racional da água e geração de energia sustentável;
Leia também: Joe Biden já sabe onde investir após eleito
Europa caminha para um futuro mais inteligente, sustentável e inclusivo
O setor de energia é responsável por mais de 75% das emissões de gases de efeito estufa na União Europeia.
Isso explica por que os países da região consideram uma prioridade aumentar a participação da energia renovável em todos os setores econômicos para que o bloco consiga atingir suas ambiciosas metas ambientais até 2030.
A União Europeia pretende cortar suas emissões em pelo menos 55% até 2030, em comparação com os níveis registrados em 1990.
Além disso, buscará ativamente se tornar um continente neutro na questão climática até 2050, com a meta de aumentar a participação da energia renovável em sua matriz energética para 32% na próxima década.
As alterações climáticas e a degradação do ambiente representam uma ameaça existencial para a Europa e o resto do mundo. Para superar estes desafios, o Pacto Ecológico Europeu transformará a UE numa economia moderna, eficiente na utilização dos recursos e competitiva.
O Pacto Ecológico Europeu, formado em 2019, definirá as diretrizes de atuação do continente na questão climática e suas parcerias em âmbito global, com foco nos seguintes objetivos:
Leia também: Investimento em energia solar oferece renda, segurança e diversificação
Diversificação energética é o grande desafio do Brasil na próxima década
Apesar de ser extremamente limpa, a matriz elétrica brasileira é altamente concentrada na geração hidráulica, que responde por quase 65% da eletricidade que consumimos.
Isso torna o sistema elétrico brasileiro extremamente vulnerável ao regime de chuvas e aos efeitos da mudança climática, que afeta os níveis de precipitação e aquecimento do planeta.
Não é de hoje que estamos vendo esses efeitos nos níveis historicamente baixos dos reservatórios, obrigando o acionamento de termelétricas e encarecendo a conta de luz.
Esse ciclo vicioso rouba competitividade das empresas e diminui o poder de compra das famílias, o que pode impactar o desenvolvimento econômico de todo o país.
Por isso, a diversificação das nossas fontes de energia é fundamental para o Brasil trilhe o caminho da sustentabilidade e dependa menos das barragens para gerar eletricidade.
Nesse contexto, o incentivo à geração a partir de fontes renováveis, como a solar, será uma prioridade indiscutível na agenda dos próximos governos, principalmente para atrair investimentos na geração de usinas fotovoltaicas e eólicas.
Confira mais no vídeo a seguir do Bloxs Convida, com Carlos Montovani, CEO da Arion Energia:
Leia também: Crise hídrica: seus efeitos sobre a sociedade e oportunidades geradas
Como se antecipar ao extraordinário salto da energia renovável nos próximos anos?
Se você é um investidor atento às tendências que podem gerar retornos extraordinários na próxima década, com certeza está de olho no setor de energia solar.
Ter ativos desse segmento na sua carteira é importante não só para se proteger contra os aumentos tarifários, mas principalmente para obter ganhos expressivos com a venda de energia renovável no futuro.
E investir em usinas solares nunca foi tão fácil.
Através de captações de crowdfunding, ou investimento participativo, você pode financiar ou se tornar sócio de projetos de energia solar, de forma 100% online, em um mercado regulado pela CVM.
A Bloxs é uma plataforma especializada nesse tipo de captação e já viabilizou a construção de grandes usinas de energia solar por todo o país, em parceria com empresas altamente capacitadas, como a TMX Energia.
Na oferta TMX Energy II, por exemplo, os investidores podem aportar recursos para a implantação de um sistema fotovoltaico com potência instalada de 1,3 MWp em Montes Claros/MG.
Com cotas a partir de apenas R$ 5000, qualquer investidor pode ter exposição ao setor de energia renovável e lucrar com seu forte crescimento no futuro.Não deixe de se cadastrar gratuitamente na Bloxs para participar de captações como essa impulsionar a rentabilidade do seu portfólio.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs