Jeff Bezos é fundador e CEO da Amazon.com, maior empresa de comércio eletrônico do mundo, e dono do jornal The Washington Post.
Esse extraordinário empreendedor americano conseguiu fazer uma livraria virtual sair do zero e faturar, em apenas 25 anos, US$ 178.000.000.000. Como isso foi possível?
Hoje você conhecer e se inspirar na fantástica história de sucesso desse empresário e megainvestidor que, segundo a Forbes, tem um patrimônio acumulado de US$ 113 bilhões, sendo o homem mais rico do mundo.
Jeff Bezos: do zero ao domínio do comércio eletrônico
Jeffrey Preston Bezos, ou simplesmente Jeff Bezos, é o exemplo mais cabal de que, para levantar um império, é preciso assentá-lo sobre as bases sólidas de valores e princípios humanos.
Nascido em 1964 no Novo México (EUA), esse visionário empreendedor teve papel central no desenvolvimento do comércio eletrônico.
Da garagem da sua casa em um subúrbio de Seattle, Bezos se uniu à sua esposa Mackenzie e dois programadores, Shel Kaphan e Paul Barton-Davis, para abrir uma livraria virtual, em 1994.
O sucesso da empresa foi quase instantâneo: já no primeiro mês, por exemplo, o grupo passou a faturar US$ 20.000 por semana, vendendo livros em praticamente todos os estados americanos e 45 países ao redor do mundo.
Superando as expectativas
No primeiro ano da Amazon, Bezos tentou levantar recursos prevendo faturar US$ 74 milhões em vendas até o ano 2000.
A verdade é que o jovem empreendedor estava subestimando seu potencial: sua empresa on-line acabou faturando nada mais, nada menos que US$ 1,64 bilhão.
Como resultado, Jeff Bezos conseguiu aumentar a escala inicial da Amazon graças a um investidor-anjo e a contribuições dadas por amigos e familiares. Foi assim que ele conseguiu juntar o primeiro milhão de dólares para estruturar sua loja virtual.
Graças ao seu sucesso inicial, posteriormente, em junho de 1996, a Amazon conseguiu mais US$ 8 milhões da empresa de venture capital Kleiner Perkins.
Estreia da Amazon na Nasdaq e avanço em novos mercados
Posteriormente, dois anos depois da sua fundação, a Amazon abriu seu capital na Nasdaq se intitulando “a maior livraria da Terra”.
A empresa acabou se tornando uma das poucas startups a sobreviver ao estouro da bolha “.com”, em 2000.
Ao passo que a plataforma diversificava suas ofertas de produtos e se firmava como pioneira e líder de mercado, suas vendas anuais dispararam de US$ 510.000, em 1995, para US$ 15 bilhões em 2001.
Em 2003, Bezos revelou seus primeiros planos para o revolucionário serviço de assinatura Amazon Prime. O produto surgiu como Amazon Prime Air, pelo qual planejava usar drones para entregar produtos aos clientes.
Em agosto de 2013, o empresário adquiriu o jornal The Washington Post por US$ 250 milhões. Desde então, o público e o tráfego do periódico simplesmente explodiram, ultrapassando o New York Times em termos de visualizações únicas nos EUA, em outubro de 2015.
O preço das ações da companhia reflete esse crescimento espetacular. O papel gerou um retorno de mais de 500% nos últimos cinco anos e não para de registrar novas máximas históricas. Nem mesmo as crises econômicas foram capazes de impactar o negócio negativamente.
Entre março e abril de 2020, em meio a uma profunda pandemia mundial, a Amazon contratou cerca de 175.000 colaboradores a mais para atender ao aumento de demanda de compras on-line.
Bezos é detentor de 11,1% da empresa da Amazon, sendo a sua principal fonte de seu patrimônio.
Investimentos de Jeff Bezos
Jeff Bezos tem afinidade pelo setor de tecnologia e por serviços de mídia e comunicação que facilitem a conexão das pessoas, além de outros investimentos que ele julga ser lucrativos.
O fundador da Amazon tem investimentos no Twitter e já destinou quase US$ 50 milhões em venture capital para financiar o famoso site de notícias sobre negócios Business Insider.
Entre as outras apostas de Bezos estão TechStreet, ZocDoc e Nextdoor, plataformas cuja função é conectar pessoas.
Além disso, no setor de viagens, Bezos já investiu US$ 112 milhões e US$ 35 milhões respectivamente para financiar a Airbnb e o serviço de transporte Uber.
Além dessas participações em outras companhias, Bezos fundou em 2000 a empresa de serviços aeroespaciais Blue Origin. O objetivo da criação da empresa foi o de tornar acessíveis as viagens turísticas ao espaço.
Doações e obras de caridade
Bezos também destina grandes somas de dinheiro em prol de instituições de caridade. Além da Bezos Family Foundation, que financia diversos projetos de educação, o fundador da Amazon já fez contribuições individuais milionárias para o Museu de História de Seattle e para a Universidade de Princeton, onde se formou.
Em janeiro de 2010, Bezos e sua ex-esposa, Mackenzie, anunciaram uma doação de US$ 33 milhões de dólares para TheDream.US, uma organização que trabalha para melhorar o acesso de jovens imigrantes sem documentação à educação superior.
Em abril de 2020, Bezos afirmou que doaria US$ 100 milhões para a Food America, organização sem fins lucrativos que distribui alimentos não perecíveis ao redor dos EUA.
As lições de empreendedorismo de Jeff Bezos
Certa vez Jeff Bezos afirmou que era comum as pessoas lhe perguntarem o que mudaria nos próximos 10 anos. A resposta do megainvestidor foi a seguinte:
É engraçado, porque ninguém me pergunta o que não vai mudar nos próximos 10 anos. Essa é a questão mais importante. Pois, se você construir uma estratégia de negócios com base em fatores que são estáveis no tempo, é bem provável que ela terá sucesso. No varejo, por exemplo, sabemos que o fator mais importante para os clientes é o preço, isso não vai mudar daqui a 10 anos. Eles querem uma entrega rápida. Querem ter uma vasta gama de opções. Dedique sua energia àquelas coisas que você sabe que continuarão sendo verdadeiras no longo prazo e esqueça o resto.”
Jeff Bezos sempre fez questão de frisar que construiu a Amazon com base em quatro princípios base. Ele acredita que eles serão válidos até a eternidade.
Para o executivo, todo empreendedor deve criar um conjunto de valores que definam a forma como ele irá se comportar e a forma como ele espera que todas as outras pessoas da empresa também se comportem.
Obsessão pelo cliente
O segredo por trás de todo o sucesso da Amazon sem dúvida é a motivação de Bezos por agregar valor ao cliente, em vez de simplesmente gerar resultados aos acionistas.
Além disso, para Bezos, o foco de todo empresário de sucesso deve estar em um atendimento de excelência, procurando entender tudo aquilo que influencia as decisões do seu público-alvo, sem se preocupar com o que a concorrência está fazendo.
Bezos resumiu o princípio da “obsessão pelo cliente” em poucas palavras:
Sua margem é minha oportunidade.”
Paixão pela invenção
A inventividade, segundo Bezos, é uma condição indispensável para a constante evolução de uma organização.
Em suas palavras: “A única forma de encontrar uma saída para uma situação difícil é inventar uma saída”.
Em outras palavras, precisamos ter paixão por inventar soluções e fugir de fórmulas prontas, sem querer a opinião ou a aprovação alheia.
Compromisso com a excelência operacional
Para o fundador da Amazon, a excelência operacional é fruto da obsessão pelo cliente e da paixão por inventar.
A excelência nas operações advém da prática dos valores e da visão de uma companhia. A experimentação, portanto, é crucial para encontrar o caminho certo na condução dos negócios.
“Se o tamanho das suas falhas não estiver crescendo, você não está inventando do tamanho necessário para crescer. A Amazon faz experimentos na escala certa de uma empresa do nosso tamanho, por isso podemos cometer falhas que nos custem milhões de dólares.”
Pensamento de longo prazo
Bezos acredita que tomar decisões com foco no curto prazo é a fórmula para o fracasso.
Muitas pessoas fazem contas pensando nos resultados deste ou do próximo trimestre. Porém, os benefícios das medidas tomadas assim com certeza não se aplicam em um período de 10 anos. Será que seu cliente continuará comprando com você daqui a uma década?”
Conclusão
Em conclusão, a trajetória de sucesso de Jeff Bezos nos mostra que a construção de uma grande empresa, como a Amazon, requer muito mais do que “melhores práticas” empresariais.
O que esse megainvestidor e empresário nos ensina é que devemos inventar constantemente e não apostar em fórmulas mágicas, ou seja, colocar a mão na massa pensando fora da caixa.
Em suma, as grandes inovações não ocorrem sem falhas, que necessariamente devem se apoiar em uma visão clara do que você deseja alcançar.
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