André Esteves é banqueiro, empresário, filantropo e antigo CEO do BTG Pactual, maior banco de investimentos sem agência do Brasil.
É um investidor de sucesso e figura na posição número 10 entre os homens mais ricos do Brasil. Entre os mais ricos do mundo, André Esteves se encontra, segundo ranking da Forbes, em 712° com uma fortuna acumulada de 2.9 bilhões de dólares.
Além disso, é membro do conselho da Conservação Internacional, uma das mais importantes instituições do mundo na preservação do meio ambiente.
No texto de hoje, falaremos mais sobre a história e trajetória profissional de André Esteves.
André Esteves | História de Vida
André Esteves nasceu no dia 12 de julho de 1968 na cidade do Rio de Janeiro.
Sua família era de classe média e vivia na Tijuca, Rio de Janeiro. Sua mãe, professora universitária, o criou sozinho, apenas com o auxílio de sua mãe, avó materna de André.
Posteriormente, após concluir o Ensino Médio, ingressou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde se formou em Ciência da Computação e Matemática.
Trajetória Profissional
Aos 21 anos, ainda cursando a faculdade, André conseguiu um emprego no antigo Banco Pactual como analista de sistemas. Esse foi o início de uma trajetória vitoriosa dentro da instituição financeira.
André mostrou sua competência e 4 anos depois, aos 25 anos, tornou-se sócio da companhia que havia ingressado ainda na época da faculdade.
Em 1997, tornou-se diretor executivo do Banco Pactual e permaneceu no cargo durante 9 anos.
Em 2006, o grupo suíço UBS comprou o Banco Pactual e o renomeou de UBS Pactual. Esteves foi mantido como diretor da instituição durante o período de transição.
Como resultado de seu trabalho, foi nomeado chefe global da área de renda fixa do UBS Investment Bank.
A BTG Investments
Em junho de 2008, descontente com a gestão da companhia, deixou o UBS Pactual e, junto a demais investidores, fundou o BTG Investments.
A nova empresa foi fundada com os mesmos valores e cultura do Banco Pactual e era uma empresa global de investimentos.
O BTG Investments cresceu de uma forma impressionante. Com apenas um ano de vida, conseguiu capital para comprar o UBS Pactual pela quantia de 2,5 bilhões de dólares.
A aquisição da companhia deu origem ao BTG Pactual e André Esteves se tornou CEO do banco de investimentos.
Além disso, André Esteves também foi membro do conselho de diversas instituições. Entre elas, destacamos: BR Properties, BM&F/Bovespa e Banco Pan.
Participou do Conselho Global de Consultores, formado apenas por líderes e acadêmicos globais de governos de países desenvolvidos e de mercados emergentes.
Permaneceu na posição de CEO de 2009 a 2016. Desde abril de 2016, atua como sênior Partner do banco, auxiliando a companhia na tomada de decisão em situações estratégicas.
BTG Pactual
O BTG Pactual chegou a possuir de 306,8 bilhões de reais em ativos sob gestão e patrimônio. Além disso, conta com 3.500 funcionários em escritórios espalhados por 20 países do mundo.
Em 2010, o banco realizou um aumento de capital de 1.8 bilhões de dólares por meio de um consórcio de investidores de fora do país. O BTG Pactual, graças a essa nova injeção de recursos, comprou o Banco Panamericano em 2011.
Em 2012, a companhia decidiu abrir seu capital e realizou seu IPO na BM&F/Bovespa. A oferta pública inicial de ações foi um sucesso e o BTG Pactual captou cerca de 3.2 bilhões de reais, estando entre as 20 maiores empresas listadas na Bolsa.
Posteriormente, em 2014, a companhia expandiu seus negócios para diversos países da América Latina, principalmente no Chile. No mesmo ano, compraram o banco suíço BSI e criaram a Wealth Management, uma franquia global.
Sob a gestão de André Esteves, o BTG Pactual se tornou um dos maiores bancos de investimento da América Latina.
André Esteves | Polêmicas e Controvérsias
O investidor, em 2015, teve o nome relacionado nas investigações da Lava Jato após a divulgação de um áudio. O senador da República, na época, Delcídio do Amaral, relatou que o investidor estava obstruindo as investigações da operação.
O bancário foi preso após ser condenado. Todavia, não permaneceu na prisão por muito tempo.
Surpreendentemente, pouco tempo depois, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, converteu a prisão de André em prisão preventiva, podendo ser cumprida em regime domiciliar.
Entre 2016 e 2018, André Esteves foi denunciado e investigado por diversas acusações distintas. Todavia, não foi condenado após o insucesso das investigações em condenar o banqueiro.
O banqueiro, em julho de 2018, foi absolvido de todas as acusações devido à falta de provas que o incriminavam.
Entretanto, durante o período que foi investigado, André Esteves se distanciou dos holofotes e da presidência do BTG Pactual. Posteriormente, retornou a ativa e atualmente é sênior Partner da companhia.
Filantropia
André Esteves apoia diversas iniciativas filantrópicas e humanitárias pelo Brasil. O empresário auxilia instituições como Hospital do Câncer de Barretos, a AACD, Fraternidade Irmã Clara, o Lar das Crianças, Instituto Reciclar, GRAAC, entre outros.
Além disso, o empresário também colabora no financiamento de atividades e instituições culturais, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a USP, Instituição Esporte e Educação, Instituto Tênis, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Doou também para Harvard Business School, o que permitiu a reforma do Baker Hall, uma residência de estudantes utilizada por estudantes. Dessa forma, como homenagem, o Baker Hall foi rebatizado para Esteves Hall.
O investidor é, de fato, uma das personalidades do mercado financeiro que mais auxilia instituições de caridade.
O BTG Pactual, por intermédio de André, possui o patrocínio de um dos auditórios da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre.
LEIA TAMBÉM: Faltam ativos reais na sua carteira? Veja quanto está deixando de ganhar…
Se você busca investimentos além dos tradicionais, conheça a Bloxs, sua oportunidade de investir nos investimentos alternativos, opção para reduzir sua exposição a volatilidade das ações por meio do investimento direto na economia real, os chamados ativos reais, que se tornou uma estratégia de grandes investidores para balancear a carteira. Uma opção é o crowdfunding (financiamento coletivo), através da modalidade equity ou dívida. Cadastre-se e conheça nossas ofertas!