Antonio Bonchristiano é empresário e economista. CEO e sócio da GP Investments, uma das maiores gestoras de fundos de private equity do Brasil, o investidor é um dos mais respeitados homens de negócio do país.
Bonchristiano possui um vasto currículo e integrou o conselho de administração de diversas empresas, como Gafisa, Estácio, ALL e Submarino (onde foi um dos fundadores).
Além disso, o investidor também foi CEO das Lojas Americanas.
No texto de hoje, iremos falar mais sobre a vida e trajetória profissional de Antonio Bonchristiano.
Antonio Bonchristiano | História de Vida
Filho do juiz aposentado do Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo, Carlos Bonchristiano, Antonio nasceu em 1967 na cidade de Santos, estado de São Paulo.
Posteriormente, fez o ensino médio em Londres, onde decidiu permanecer após o término dos estudos.
Logo após, em 1987, graduou-se em Filosofia e Economia na Oxford University.
Antonio Bonchristiano | Trajetória Profissional
Logo após ter terminado seus estudos na Oxford University, deu seus primeiros passos no mercado financeiro trabalhando no banco Salomon Brothers.
Entretanto, ficou pouco na sede do banco em Londres e foi transferido para Nova York. Segundo o próprio Bonchristiano, aquele período foi extremamente interessante profissional. O investidor conta que vivia uma jornada extremamente puxada, trabalhando cerca de 100 horas por semana.
Como resultado, tal esforço criou no investidor um padrão, segundo ele, uma cultura de dedicação, foco, velocidade sem abrir mão da qualidade do trabalho executado.
Voltou a Londres após ter recebido um convite para trabalhar na butique financeira, a Johnston Associates. Com apenas 23 anos, tornou-se sócio da empresa no começo dos anos 90.
A empresa passou por dificuldades financeiras e a sociedade foi desfeita. Antonio Bonchristiano passou um tempo em Hong Kong e, logo após, no Vale do Silício.
Em 1992, retornou ao Brasil, pois tinha o desejo de empreender. Foi nesse período que o investidor se uniu a recém-fundada GP Investimentos.
Antonio Bonchristiano e a GP Investimentos
A GP Investimentos foi fundada em 1993 por Jorge Paulo Lemmann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles.
Bonchristiano conhecia alguns diretores da gestora que tinham vindo do Banco Garantia. O investidor tinha relações com o Banco, pois flertaram profissionalmente, por um tempo, porém Antonio preferiu ficar em Nova York a trabalhar no banco, no Brasil.
Por intermédio de Fernando Prado, um dos sócios do Garantia, Antonio conheceu Carlos Alberto Sicupira.
Sicupira, então, apresentou o projeto da GP a Bonchristiano, que aceitou de prontidão.
O investidor está há 27 anos na GP Investimentos e desde 2003 é presidente-executivo (CEO) e membro do conselho de administração da primeira gestora de private equity do Brasil.
Fersen Lambranho, também assumiu parte do controle da gestora em 2003.
Fundos da GP Investimentos
1994: Fundado o primeiro fundo de private equity da gestora, o GPCP, com 500 milhões de dólares sob gestão.
1997: Fundado o segundo fundo de private equity da gestora, o GPCP II, agora com 800 milhões de dólares de patrimônio.
2001: Fundado o fundo de private equity levantado localmente, o GP Tech, com 130 milhões de dólares de patrimônio.
2005: Fundado o terceiro fundo de private equity, o GPCP III, administrando cerca de 250 milhões de dólares.
2007: Fundado o maior fundo da gestora até então, o GPCP IV, tendo 1.3 bilhão de dólares sob gestão.
2008: Fundado o quinto fundo de private equity da gestora, o GPCP V, com 1.1 bilhão de dólares.
2012: Fundado o primeiro fundo imobiliário dedicado da gestora, o GPRE, com compromisso de 122 milhões de dólares.
2016: Fundado o sexto fundo de private equity, o GPCP VI, com compromisso total de 833 milhões de dólares.
Em 2006, a gestora abriu seu capital na bolsa de valores brasileira (IPO) e captou, somente em ofertas primarias, 308 milhões de dólares para novos investimentos.
Posteriormente, em 2008, realizou uma nova emissão de ações (Follow-on) primarias e arrecadou mais 232 milhões de dólares.
O Case de Submarino
Em 1999, Antonio Bonchristiano, junto de Marcelo Ballona e Flavio Jansen, percebeu o potencial imenso que a disseminação da internet trazia para os negócios, principalmente na área de e-commerce.
Os brasileiros ainda tinham muito receio em comprar pela internet, principalmente em fornecer dados pessoais e de seus cartões de crédito, e os três empresários sabiam do risco que estavam correndo.
Antes de abrir seu próprio e-commerce, investiram em uma empresa já consolidada que vendia livros pela internet, a Booknet.
A experiência com a Booknet foi um sucesso e deu ainda mais confiança, e expertise, para os empresários fundarem o seu próprio site de vendas.
O objetivo da nova empresa era ser rápida e eficiente, como um submarino. Logo, o nome da empresa veio a calhar perfeitamente com a forma como opera.
Atuando somente na internet, o Submarino começou vendendo produtos praticamente de todo tipo. Cama, mesa e banho, CDs, DVDs, eletroeletrônicos, livros, smartphones e muito mais.
A eficiência na entrega e o leque praticamente infinito de produtos em oferta, certamente fizeram a empresa obter um sucesso estrondoso logo nos seus primeiros anos de vida.
Segundo Bonchristiano, o investimento inicial foi de 20 milhões de dólares, que se transformaram 6 anos depois em 200 milhões de dólares, um retorno de 900% sob o capital inicial.
O e-commerce permanece no ar e é um dos maiores e-commerce, e Market Place, da internet brasileira.
O imenso sucesso obtido pela companhia, certamente se deve pelo talento de Bonchristiano a frente da empresa.
Filosofia de Investimento
Antonio Bonchristiano é conhecido por seu perfil calmo e por ser um investidor extremamente frio e calculista. Não é à toa que queria ser matemático quando jovem.
O investidor destacou, no livro “Fora da Curva”, de sua coautoria, alguns pontos que julga essenciais para qualquer pessoa obter sucesso no mundo dos investimentos.
- Só invista em algo que você compreende. Análises malfeitas ou pouco aprofundadas podem mascarar problemas e gerar prejuízos.
- Faça suas pesquisas e análises por conta própria. Não siga conselhos de amigos ou parentes.
- Realize investimentos de longo prazo. Só profissionais – e poucos deles – conseguem ganhar dinheiro comprando e vendendo ativamente em prazos curtos.
- Aplique uma parte de seu patrimônio no exterior. Não há mais restrições legais para investir no exterior e existem oportunidades interessantes lá fora.
- Se o seu investimento deu errado, reconheça e se desfaça dele o mais rápido possível, pelo preço que pagarem. Não vale a pena gastar tempo e dinheiro com o que não é uma oportunidade.
LEIA TAMBÉM: Faltam ativos reais na sua carteira? Veja quanto está deixando de ganhar…
Se você busca investimentos além dos tradicionais, conheça a Bloxs, sua oportunidade de investir nos investimentos alternativos, opção para reduzir sua exposição a volatilidade das ações por meio do investimento direto na economia real, os chamados ativos reais, que se tornou uma estratégia de grandes investidores para balancear a carteira. Uma opção é o crowdfunding (financiamento coletivo), através da modalidade equity ou dívida. Cadastre-se e conheça nossas ofertas!