Florian Bartunek é sócio fundador e CIO (Chief Investment Officer) da Constellation Investimentos, uma gestora de fundos de ações com mais de 7 bilhões de reais sob gestão.
O investidor é extremamente admirado no mercado. Tornou-se sócio do banco que entrou como estagiário devido ao seu talento e filosofia de trabalho.
Geriu fortunas de grandes investidores, como Jorge Paulo Lemann. O investidor, hoje, é sócio da Constellation Investimentos.
No texto de hoje, falaremos mais sobre a vida, trajetória acadêmica e profissional de Florian Bartunek.
Florian Bartunek | Trajetória acadêmica
Florian se formou em Administração de Empresas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
Em 2010, integrou o Young Presidents Organization (YPO), da escola de negócios da Harvard University.
A YPO é uma rede de líderes globais que alcançaram notoriedade e sucesso profissional antes dos 45 anos. Com a finalidade de auxiliar no aprendizado e desenvolvimento de estudantes atrás da educação, o YPO possui renome entre acadêmicos do mercado financeiro.
O investidor é presidente do braço paulista da YPO.
Além disso, Florian Bartunek foi professor do curso de Value Investing do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa). Foi, também, diretor da área internacional da Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento).
Trajetória como escritor
Florian foi um dos idealizadores, junto de Giuliana Napolitano e Pierre Moreau, do famoso livro “Fora da Curva: Os Segredos dos Grandes Investidores do Brasil e o que Você Pode Aprender com Eles”.
O livro reuniu o depoimento de grandes investidores e empresários do Brasil, como Luiz Fernando Figueiredo, Luis Stuhlberger, Guilherme Aché, André Jakurski, entre outros.
O lançamento do “Fora da Curva” foi um sucesso, portanto uma segunda edição do livro seria inevitável.
Dessa forma, em fevereiro de 2020, foi lançado, com a autoria de Florian Bartunek e colaboração dos mesmos parceiros da primeira edição, o segundo livro da série.
“Fora da Curva 2: Mais Investidores Incríveis Revelam Seus Segredos – E Você Pode Aprender com Eles” é o nome da segunda obra.
O livro conta com a participação de grandes nomes do mercado, como Henrique Bredda, Armínio Fraga, Guilherme Benchimol, entre outros.
Trajetória profissional de Florian Bartunek
Banco Pactual
Durante o período que estava na faculdade, em 1990, viu colado no muro um cartaz que anunciava que o Banco Pactual estava à procura de estagiários.
Na época, o Banco Pactual não possuía notoriedade no mercado, sendo apenas um pequeno banco de investimentos.
Apesar disso, Florian viu o Pactual como uma grande oportunidade de ingressar na área de investimentos.
Dessa forma, entrou em contato com o número informado no cartaz e marcou uma entrevista. Três dias depois já estagiava no setor de análise do Pactual.
O investidor conta que, como o banco era pequeno e estava em processo de crescimento, os gestores da instituição acreditavam na meritocracia e empenho. Portanto, para crescer na empresa, bastava arregaçar as mangas e mostrar dedicação, e isso Florian possuía de sobra.
Ele conta que “em companhias menores você tem mais oportunidades de exposição e autonomia, enquanto em empresas mais estruturadas você aprende processos e métodos que já se provaram eficientes”.
Seu trabalho foi, de fato, muito bem recompensado. Em apenas um ano trabalhando no banco, já era chefe do seu departamento. Em cinco anos, já era sócio.
Nos oito anos que permaneceu no Pactual, atuou, também, como gestor de alguns fundos de portfólios e ações.
Posteriormente, ficou responsável pelo Infinity, um dos mais rentáveis fundos do Brasil entre 1991 e 1996.
Igualmente, o Andromeda, fundo também conduzido por Bartunek, foi o fundo de ações mais rentável do país durante um período de três anos.
Fundação da Utor Asset Management
Em 1999, fundou a Utor Asset Management. A empresa foi criada com o intuito de gerir o patrimônio de três grandes investidores.
O trio de investidores tinham sido controladores do Banco Garantia por um tempo. Eram eles: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.
Geriu o patrimônio do trio durante quatro anos, quando, junto a Jorge Paulo Lemann, decidiu ampliar a atuação do fundo, permitindo o acesso de investidores externos.
A Utor, então, foi rebatizada para Constellation Investimentos e nasceu com 64 milhões de reais sob gestão.
Trajetória na Constellation Investimentos
A gestora nasceu com o objetivo de ser uma especialista, entre os diversos fundos que já existiam, primordialmente na gestão de ações de empresas exclusivamente brasileiras.
Florian Bartunek é um adepto da análise fundamentalista (Value Investing). O investidor é extremamente rigoroso e criterioso quando analisa os fundamentos de uma empresa. Seu sucesso no mercado é dado, primordialmente, pela filosofia que adota ao gerir os fundos que a Asset possui.
Florian Bartunek não esconde a admiração que possui por Jorge Paulo Lemann, sócio e amigo.
“Ele (Lemann) é uma pessoa muito acessível, que gosta de estar com jovens e dar oportunidades a eles. Seu olho brilha quando vê um jovem se desenvolvendo ou contando uma história de sucesso. Tem uma forma de olhar para a filantropia muito interessante, da mesma forma que olha para os negócios: quer fazer uma coisa grande, fazer a diferença, fazer bem feito”.
Fatos sobre a Constellation Investimentos
A gestora possui alguns fundos abertos para investidores, sejam eles qualificados (com capital para investir maior de 1 milhão de reais) e investidores gerais.
São eles:
- Ações FIC FIA;
- 60 FIC FIA;
- Institucional FIC FIA;
- Compounders ESG FIA.
Em 2007, a Lone Pine Capital se associa a Constellation, tornando-a a primeira asset do país a ter um hedge fund americano como sócio.
Em 2017, os fundos da gestora ficam disponíveis para aplicação nas plataformas digitais. Terminam o ano gerindo 3.3 bilhões de reais.
Em 2019, um grande salto positivo foi dado. A gestora torna-se signatária do PRI (Principles Responsible Investment), com 7 bilhões de reais sob gestão. O processo contemplou investidores institucionais e individuais.
5 Dicas de Florian Bartunek para fazer bons investimentos
No livro que foi coautor, o “Fora da Curva”, o investidor pôde deixar sua colaboração a fim de aconselhar novos investidores.
Confira, abaixo, as 5 dicas de Florian Bartunek para fazer bons investimentos.
- Invista em ações de empresas com vantagens competitivas claras, ou seja, que tenham criado “barreiras à entrada de competidores. É o caso de companhias que se mantêm na liderança de seus setores por anos, como a fabricante de bebidas Ambev.
- Só compre ações de companhias bem administradas, com donos ou executivos confiáveis. Analisar gestão é algo subjetivo: ajuda estudar o histórico dos profissionais que comandam a empresa
- Prefira empresas que tenham potencial de crescimento e receitas previsíveis.
- Não analise apenas o preço, mas também a qualidade da companhia. Boas empresas se tornam baratas com o tempo.
- Num cenário de crise, não adianta tentar prever o tempo; o melhor é construir a arca de Noé e investir em papéis de empresas que sofram menos num cenário turbulento.
Quer conhecer mais histórias de sucesso de grandes investidores? A Bloxs preparou uma série especial, onde conta tudo sobre a trajetória profissional de alguns dos maiores investidores do mundo.
LEIA TAMBÉM: Faltam ativos reais na sua carteira? Veja quanto está deixando de ganhar…
Se você busca investimentos além dos tradicionais, conheça a Bloxs, sua oportunidade de investir nos investimentos alternativos, opção para reduzir sua exposição a volatilidade das ações por meio do investimento direto na economia real, os chamados ativos reais, que se tornou uma estratégia de grandes investidores para balancear a carteira. Uma opção é o crowdfunding (financiamento coletivo), através da modalidade equity ou dívida. Cadastre-se e conheça nossas ofertas!