James Harris Simons é uma das mentes mais brilhantes que se tem conhecimento. Matemático, utilizou das ciências exatas, algoritmos e aplicação de métodos quantitativos para se tornar um dos maiores gestores de fundos hedge da história.
Fundou a Renaissance Technologies, fundo hedge considerado um dos mais rentáveis da história, e atualmente é membro de seu conselho.
Além disso, seus estudos e teses matemáticas contribuíram imensamente para a evolução dos estudos sobre a aplicação de ciência no mercado financeiro.
Dono de um patrimônio de 21.6 bilhões de dólares, o americano é, segundo a Forbes, o 36º homem mais rico do mundo e 22º mais rico dos Estados Unidos da América.
No texto de hoje, falaremos mais sobre a trajetória de vida e profissional de James Harris Simons.
James Harris Simons | Trajetória de Vida
James Harris Simons, ou Jim Simons como também é conhecido, nasceu em 25 de abril de 1938 na cidade de Brookline, estado de Massachusetts, Estados Unidos da América.
Foi o filho único de um casal americano de origem judia. Seu pai, Matthew Simons, era dono de uma fábrica de sapatos na cidade onde viviam.
Quando jovem, Simons trabalhou no almoxarifado de uma loja que vendia artigos para jardim. Não muito tempo depois, todavia, dada a sua ineficiência na função, foi rebaixado para varrer o chão da loja.
Certamente, realizar trabalhos braçais não era a expertise de James Harris Simons e isso veio a se provar posteriormente.
Ingressou no curso de Matemática do Instituto de Tecnologia da Universidade de Massachusetts e se formou com maestria em 1958, com apenas 20 anos.
Tornou-se Ph.D. em Matemática na Universidade da Califórnia sob a supervisão de Bertram Kostant, renomado matemático, em 1961.
Carreira Acadêmica e Científica
O trabalho de Simons no campo matemático se mostrou relevante logo no início de sua carreira.
Suas descobertas acadêmicas trouxeram uma nova visão para teorias pré-estabelecidas na matemática.
Em 1964, foi convidado para trabalhar no NSA (National Security Agency), para quebrar códigos e criptografias.
Entre 1964 e 1968, fez parte da equipe de pesquisa da Divisão de Pesquisa em Comunicação da IDA (Institute for Defense Analysis).
No mesmo período, atuou, também, como professor de matemática no Instituto de Tecnologia da Universidade de Massachusetts, na Universidade de Harvard e na Stony Brook University.
De 1968 a 1978, foi presidente do departamento de Matemática da Stony Brook University.
Em 1973, a IBM, gigante corporação de tecnologia, requisitou o auxílio de James Harris Simons para atacar uma ameaça chamada de Lucifer. Essa experiência foi uma direta precursora para os padrões que seriam criados na encriptação de dados.
Posteriormente, em 2004, Jim Simons fundou a Math for America, uma organização sem fins lucrativos com a missão de ampliar e melhorar o ensino da matemática nas escolas públicas nos Estados Unidos da América.
Trajetória como Investidor e Gestor
Em 1982, James Harris Simons fundou a Renaissance Technologies, uma gestora de fundos hedge localizada em East Setauket em Long Island, New York.
Simons utilizou do conhecimento avançado que possuía e aplicou conceitos matemáticos nos trades que realizava.
Utilizando-se de modelos quantitativos de análise, derivados de fórmulas matemáticas, algoritmos e estatísticas, Simons criou uma forma automatizada de investir.
A Renaissance Technologies utiliza, desde seu início, dessa “inteligência artificial” para prever preços de ativos e, com isso, se antecipar as possíveis flutuações de seus investimentos.
James Harris Simons, na Renaissance Technologies, gosta de empregar profissionais que não possuem formação econômica, como matemáticos, físicos e estatísticos.
Por mais que o fator humano (emocional e especulativo) seja um grande participante no jogo dos investimentos, Simons acreditava que o mercado era mais previsível e cíclico do que muitos imaginavam.
Eventualmente, sua teoria se provou verdadeira devido aos resultados que obteve enquanto esteve à frente da gestora.
Em suma, James Harris Simons provou que há mais ciências exatas no mundo dos negócios do que imaginamos. Ou seja, nunca se esqueça que os números nunca mentem e podem, quiçá, prever o futuro.
Os Fundos da Renaissance Technologies
O Medallion Fund, principal fundo da gestora, de 1989 a 1999, surpreendentemente obteve uma impressionante rentabilidade de 66.1% de retorno bruto ao ano.
Esse fundo negociava, basicamente, títulos do tesouro, commodities, derivativos e câmbio.
Estima-se que o fundo tenha obtido lucro de cerca de 100 bilhões de dólares desde a sua criação em 1988. Foi, certamente, um dos fundos de investimento mais rentáveis da história.
Atualmente, o fundo se encontra fechado para novos investidores.
O Renaissance Technologies possui, além do Medallion, mais três fundos hedge. São eles:
- Equities Fund (RIEF);
- Diversified Alpha (RIDA);
- Diversified Global Equity Fund (RIDFEG).
Os fundos da gestora, se somados, possuem cerca de 110 bilhões de dólares de ativos sob gestão.
Visões Políticas e Controvérsias
James Harris Simons é um ferrenho defensor do Partido Democrata Americano. É o 5º no ranking de maiores doadores para campanhas de candidatos do partido.
Simons doou cerca de 7 milhões de dólares para Hilary Clinton na última eleição. A princípio, estima-se que o matemático tenha doado 30 milhões de dólares para campanhas do Partido Democrata desde 2006.
Além disso, a Renaissance Technologies doou 59 milhões de dólares para a mesmas causas desde 2001.
Polêmicas
Em meados de 2014, Simons foi investigado pelo Senado Americano pelo uso indiscriminado de operações chamadas de “basket option”. Todavia, o investidor conseguiu evitar o pagamento de mais de 6 bilhões de dólares em multas.
Em 2015, o jornal The New York Times publicou um artigo onde dizia que Simons estava envolvido em uma das maiores batalhas por impostos da América.
Sua gestora foi investigada por ter se utilizado de um artifício jurídico que a fez poupar cerca de 6.8 bilhões de dólares de pagamento de impostos durante uma década.
Todavia, não há detalhes sobre o veredito dessa acusação.
Filantropia
James Harris Simons e sua segunda esposa, Marilyn Hawrys Simons, fundaram a Simons Foundation em meados de 1994. A fundação é uma instituição sem fins lucrativos que dedica fundos para causas humanitárias, educativas e de saúde.
O matemático fundou, também, em 2003, a Simons Foundation Autism Research Initiative, que promove estudos no combate do autismo.
Além disso, graças a um investimento de 25 milhões de dólares de sua própria fundação, Simons fundou, em 2004, a Math for America.
Simons contribuiu para diversas instituições durante sua vida. Entre elas, estão: Universidade da Califórnia, Berkeley, Flatiron Institute (fundado pela Simons Foundation) e MIT.
LEIA TAMBÉM: Faltam ativos reais na sua carteira? Veja quanto está deixando de ganhar…
Se você busca investimentos além dos tradicionais, conheça a Bloxs, sua oportunidade de investir nos investimentos alternativos, opção para reduzir sua exposição a volatilidade das ações por meio do investimento direto na economia real, os chamados ativos reais, que se tornou uma estratégia de grandes investidores para balancear a carteira. Uma opção é o crowdfunding (financiamento coletivo), através da modalidade equity ou dívida. Cadastre-se e conheça nossas ofertas!