Steven Cohen é um dos maiores gestores de fundos hedge do planeta. O americano foi o fundador da antiga gestora S.A.C Capital Advisors, hoje com o nome de Point72 Asset Management.
Sua gestora é, certamente, uma das maiores administradoras de fundos hedge do mundo, tendo mais de 1400 funcionários e tendo cerca de 16 bilhões de dólares de ativos sob gestão.
O investidor é 77º homem mais rico do mundo, segundo ranking de 2020 da Forbes, com um patrimônio de 13.9 bilhões de dólares. É, dessa forma, o 32º homem mais rico dos Estados Unidos da América.
Além disso, Cohen é um dos maiores colecionadores de arte do mundo, tendo mais de 1 bilhão de dólares em obras de arte entre quadros e esculturas.
No texto de hoje, falaremos mais sobre a vida, trajetória profissional e curiosidades de Steven Cohen.
Steven Cohen | Trajetória de Vida
Steven Cohen nasceu em 11 de junho de 1956. Cresceu em uma família de origem judaica em Great Neck, Nova Iorque, Estados Unidos. Foi o terceiro dos sete filhos de seus pais.
Seu pai produzia vestidos no Fashion District, em Nova Iorque, e sua mãe era professora particular de piano.
Em sua adolescência, criou a paixão por jogos de carta, principalmente pelo jogo de Poker. Cohen começou a participar de jogos onde apostava dinheiro e ali percebeu sua paixão por jogos e transações que envolviam alto risco.
O investidor se formou em Economia pela Wharton School na Universidade da Pennsylvania em 1978 e logo após formado começou sua trajetória profissional.
Trajetória Profissional de Steven Cohen
Em 1978, com seu diploma em mãos, Cohen buscou um emprego no mercado financeiro. Começou a trabalhar em Wall Street como trader junior no departamento de Opções da Gruntal & Co.
Em seu primeiro dia de trabalho, obteve um lucro de 8 mil dólares e chamou a atenção de seus colegas por seu talento nato em realizar negociações. Ao passo que obtia mais resultados positivos, sua fama ia crescendo.
Pouco tempo depois, chegou a lucrar 100 mil dólares em apenas um dia. Eventualmente, devido aos resultados que obtia, foi promovido e chegou a administrar 75 milhões de dólares de ativos e liderar uma equipe de seis traders.
Sua agressividade nos negócios que realizava, certamente, foi fundamental para a ascensão meteórica de Steven Cohen na empresa. Pouco a pouco, começou a ganhar muito dinheiro e acumular fortuna.
O investidor ficou na Gruntal & Co. de 1978 até 1992. Deixou a empresa ao passo que conseguiu captar recursos para fundar a sua própria gestora, a S.A.C Capital Advisors.
S.A.C Capital Advisors
Em 1992, Steven Cohen fundou a S.A.C Capital Advisors. Juntou cerca de 10 milhões de dólares de seu próprio patrimônio e captou mais 10 milhões de dólares de terceiros.
Com 20 milhões de dólares de capital inicial, o investidor realizou o sonho de fundar sua própria gestora.
O nome “S.A.C” vem das iniciais do nome completo de Cohen (Steven A. Cohen).
O Crescimento da S.A.C Capital Advisors
Cohen sempre foi conhecido por ser um trader extremamente agressivo e que gostava de investir em operações de alto risco. Levou sua filosofia ao extremo com a S.A.C Capital Advisors.
A gestora realizava muitas transações de curto de prazo, como Day Trade. Essas operações possibilitavam uma alta possibilidade de lucro, porém com risco elevado.
Steven Cohen, segundo seus próprios colegas gestores, era um operador excepcionalmente melhor que todo o mundo e conseguiu ganhar muito dinheiro com sua filosofia.
Estima-se que a S.A.C negociava, aproximadamente, cerca de 20 milhões de ações por dia. Uma estratégia extremamente agressiva que possibilitava a obtenção de lucros consideráveis graças à flutuação do mercado.
Em 2003, o jornal New York Times disse que “a S.A.C é um dos maiores fundos hedge do mundo e é conhecida pela velocidade e frequência que realiza suas operações”.
Posteriormente, em 2016, cerca de 2% de todas as ações negociadas nas Bolsas americanas eram negociadas pela gestora.
Em 17 anos de existência, em 2009, a gestora já possuía 14 bilhões de dólares de ativos sob gestão. Era, portanto, uma das maiores gestoras de todo o mundo.
A investigação pela Comissão de Valores Mobiliários
Em novembro de 2012, a S.A.C. Capital Advisors começou a ser investigada pela SEC (Securities and Exchange Comission), a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.
Mathew Martona, ex-gerente de portfólio da gestora foi indiciado pelo crime de compartilhamento de informações privilegiadas.
A investigação foi ampliada a vários antigos funcionários da gestora, como Michael Steinberg, diretor da gestora.
Em 2014, Martona foi condenado no que a Justiça chamou de “escândalo de troca de informação mais lucrativo da história”.
Steven Cohen também foi processado. O investidor foi acusado por ter falhado na supervisão de seus antigos diretores e, possivelmente, ter sido conivente na trama.
Em 2016, como resultado do processo, a S.A.C se viu obrigada a pagar cerca de 1.8 bilhão de dólares em multas e Cohen ficou proibido de realizar operações financeiras para terceiros por 2 anos.
Logo depois, com o nome manchado no mercado, Cohen mudou o foco e rebatizou seu fundo. Em 2018, a S.A.C Capital Advisors passou a se chamar Point72 Asset Management e foi transformado em um fundo familiar.
Suas Paixões e a Filantropia
O investidor é um apreciador de obras de arte e possui um acervo pessoal avaliado em mais de 1 bilhão de dólares. É, certamente, um dos maiores colecionadores do mundo.
Em seu acervo, constam obras de artistas como: Pablo Picasso, Andy Warhol, Edvard Munch, Alberto Giacometti, Luciano Fontana, entre muitos outros.
Em 2015, Cohen adquiriu a escultura mais cara do mundo. “O homem que aponta”, de Alberto Giacometti, foi arrematado pelo investidor por 141,28 milhões de dólares.
Cohen, unindo sua paixão pelo esporte com seu faro por investimentos, é um dos sócios minoritários do time de beisebol New York Mets. A equipe está avaliada em 2.4 bilhões de dólares.
Ações filantrópicas
O investidor apoia diversas ações filantrópicas, tendo até fundado, junto a sua esposa, sua própria fundação, a Steven & Alexandra Cohen Foundation.
Estima-se que a família Cohen já doou mais de 700 milhões de dólares para sua fundação e outras causas sociais, educacionais, artísticas e políticas desde que fundou a organização sem fins lucrativos.
Prêmios Recebidos
Em 2008, Steven Cohen foi indicado ao Institutional Investors Alpha’s Hedge Fund Manager Hall of Fame pelo trabalho que realizou a frente de sua gestora.
Semelhantemente a Cohen, também foram indicados nomes como: George Soros, James Simon, David Swensen, Bruce Kovner, Seth Klarman, Paul Tudor Jones, Michael Steinhardt, Alfred Jones, Jack Nash, Kenneth Griffin, Louis Bacon, Leon Levy e Julian Robertson.
Steven Cohen é, decerto, um dos mais bem-sucedidos empresários e investidores do planeta.
LEIA TAMBÉM: Faltam ativos reais na sua carteira? Veja quanto está deixando de ganhar…
Se você busca investimentos além dos tradicionais, conheça a Bloxs, sua oportunidade de investir nos investimentos alternativos, opção para reduzir sua exposição a volatilidade das ações por meio do investimento direto na economia real, os chamados ativos reais, que se tornou uma estratégia de grandes investidores para balancear a carteira. Uma opção é o crowdfunding (financiamento coletivo), através da modalidade equity ou dívida. Cadastre-se e conheça nossas ofertas!