Quem tem direito ao precatório do Fundef? Quanto será recebido? Como consultar? Esses são alguns dos muitos questionamentos que envolvem esse assunto.
Antes de tudo é importante entender o que significa Fundef. O Fundef é a sigla de Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental, um programa federal que tinha como objetivo principal incentivar a educação e os municípios carentes. Dessa forma, o governo repassava uma verba mensalmente para que estados e municípios realizassem os investimentos necessários em capacitação e infraestrutura, assim como pagamento dos professores.
Não fique à mercê do Governo vendendo seu ativo judicial para a Bloxs!
PRECATÓRIOS | DIREITOS CREDITÓRIOS | CAUSAS TRABALHISTAS | CAUSAS CÍVEIS
Mas o que resultou no precatório da Fundef? Este tema voltou a ser discutido porque alguns estados e municípios, a exemplo do Recife, Caruaru, Petrolina, Garanhuns, Pesqueira e Limoeiro, conseguiram a liberação de parte da verba do precatório do Fundef 2022, o que poderá beneficiar profissionais da educação. Ao longo deste artigo serão explicadas as principais dúvidas que envolvem o precatório do Fundef.
- O que é o precatório do Fundef
- Quem tem direito ao precatório do Fundef?
- Quanto cada professor vai receber dos precatórios?
- Qual o risco da Pec dos precatórios para os beneficiários do Fundef?
- Vantagens da venda de precatórios
- Como funciona a venda de precatórios?
- Como a Bloxs pode te ajudar a vender o seu precatório do Fundef?
O que é o precatório do Fundef
Conforme explicado no início deste artigo, cabia ao Fundef o repasse de verbas mensais para os estados e municípios realizarem investimentos na área da educação.
Entretanto, alguns municípios alegaram receberem um repasse inferior ao estipulado por conta de uma diferença no cálculo do valor a ser repassado, o que levou algumas prefeituras a entrarem com processo contra o Governo Federal solicitando a diferença do repasse das verbas.
Em 2017, o Supremo Tribunal Federal condenou a União a indenizar as cidades e estados prejudicados, o que será pago por meio de precatórios.
LEIA TAMBÉM: Direitos creditórios: tudo que você precisa saber sobre como antecipar seus recebíveis
Quem tem direito ao precatório do Fundef?
Serão beneficiados os profissionais do magistério da educação básica que estavam no cargo durante o período em que ocorreram os repasses a menos do Fundef, entre os anos de 1997 e 2006, e Fundeb permanente, a partir de 2021, além dos aposentados ou seus herdeiros que comprovarem exercício nesses anos informados.
É importante que as pessoas que se enquadram nos critérios citados e que possuem direito ao precatório do Fundef 2022 verifiquei junte aos órgãos públicos do seu estado as datas e forma de pagamento. Em Pernambuco, por exemplo, o servidor que possui vínculo terá o valor creditado diretamente na conta bancária.
Quanto cada professor vai receber dos precatórios?
O valor de cada profissional será pago proporcionalmente à jornada de trabalho, bem como aos meses de efetivo exercício no magistério e na educação básica. Vale destacar que os pagamentos possem caráter indenizatório, por conta disso, não podem ser incorporados a aposentadoria ou salário. Cada estado e município vai definir os percentuais e critérios de divisão por meio de leis específicas.
Qual o risco da Pec dos precatórios para os beneficiários do Fundef?
Para entender a possibilidade desse risco é importante saber que a PEC dos Precatórios é uma emenda à constituição que foi proposta pelo governo federal e tem como objetivo possibilitar o aumento de gastos com programas sociais e outras despesas discricionárias. A PEC foi aprovada no final de 2021.
Porém, por serem títulos de dívidas públicas que devem ser pagos por determinação da justiça, a PEC dos Precatórios chegou a ser chamada por alguns de “calote”, pelo fato de reconhecer que o governo tem um orçamento limitado para essas obrigações.
Na proposta, os títulos acima de R$ 66 milhões, chamados de “superprecatórios” poderão ser parcelados, assim como outras de valor elevado, caso sejam maiores que 2,6% da receita líquida corrente da União.
É justamente esse medo de um possível “calote” o risco principal dos profissionais da educação beneficiados pelo precatório da Fundef, afinal de contas, aguardaram anos pela decisão e consequentemente para o pagamento das verbas. E aí que a venda dos precatórios torna-se uma ótima solução.
LEIA TAMBÉM: Venda de precatórios: saiba o que é e como não tomar “calote” do governo
Entenda melhor no tópico a seguir.
Vantagens da venda de precatórios
É importante frisar que a venda de um precatório é a melhor solução para quem deseja o pagamento de forma rápida, principalmente os beneficiários do precatório da Fundef, que aguardam pelo pagamento. Para isso, é imprescindível encontrar interessados em comprá-lo.
É possível negociar os precatórios com fundos de investimentos, bancos, investidores, além de empresas com dívidas tributárias e fintechs especializadas, porém, por se tratar de um mercado fechado, é difícil ter acesso e obter ajuda.
A alternativa para os beneficiários dos precatórios da Fundef é contar com um hub de negócios, como a Bloxs, que possa comprar o seu precatório em troca de um deságio, ou seja, ao vendar o seu precatório, o benefíciário irá antecipar o seu pagamento e receber por um valor menor.
Essa é uma estratégia usada por muitos beneficiários, em especial, para ter dinheiro em mãos mais rápido e também pela demora no recebimento deste tipo de título.
Mais saiba que existe uma possíbilidade de antecipar o pagamento do precatório do Fundef
LEIA Compra de precatórios: saiba como negociar seu recebível de forma legal e segura
Como funciona a venda de precatórios?
Assim como qualquer outra operação legal de transferência, a antecipação do precatório do Fundef ocorre por meio da venda do precatório, mas para isso é preciso passar por algumas etapas, cumprir regras e todas as partes envolvidas precisam estar cientes das condições. Confira a seguir:
- Etapa 1: primeiramente, a empresa especializada no mercado realiza a proposta para o credor, portanto, trata-se de um investimento a longo prazo, afinal, quem adquire vai ganhar o valor do título mais o deságio proporcional ao tempo de espera;
- Etapa 2: após chegarem em comum acordo, a empresa intermediária realiza uma análise do precatório para verificar se está tudo regular;
- Etapa 3: com a validação dos documentos, basta encontrar o grupo interessado para realizar a venda do precatório do Fundef dos professores, uma etapa um pouco mais demorada;
- Etapa 4: por fim, as partes precisam finalizar o processo de forma legal a partir de um registro de transferência de créditos e concluir o pagamento da venda.
A venda de precatórios é regida por lei e cada transação é particular, portanto, não existe um valor tabelado para ser usado como referência. A principal vantagem de vender um precatório é a possibilidade de crédito rápido, mas a pessoa vai perder uma parcela do valor final.
Não fique à mercê do Governo vendendo seu ativo judicial para a Bloxs!
PRECATÓRIOS | DIREITOS CREDITÓRIOS | CAUSAS TRABALHISTAS | CAUSAS CÍVEIS
O mais importante é contar com o auxílio de uma consultoria especializada, que possa orientar as partes envolvidas no processo, a exemplo da Bloxs.
Como a Bloxs pode te ajudar a vender o seu precatório do Fundef?
Se você é beneficiário do precatório do Fundef Pernambuco, precatório do Fundef Bahia ou outro estado e município, saiba que você não precisa mais aguardar o pagamento das verbas. Você pode ter um crédito de maneira mais rápida ao vender o seu precatório com a ajuda da Bloxs.
A Bloxs é um hub de negócios e vai te ajudar na compra do seu precatório de forma rápida, simples e 100% digital. Para isso, você pode realizar um cadastro gratuito na plataforma e conhecer mais sobre os diversos negócios no segmento, além de fazer a venda do seu precatório sem burocracia. Para saber mais, clique aqui.