Com a recente alta de juros, o crédito privado está chamando a atenção dos investidores, graças ao seu alto retorno potencial, principalmente em fintechs e plataformas de investimento alternativo.
Não é à toa que estamos vendo uma forte migração de recursos da renda variável para a renda fixa, inclusive fundos de investimento em direitos creditórios (FIDCs) que buscam bater a inflação com uma rentabilidade real bem acima do CDI.
Mas os investidores devem ficar atentos para uma coisa importante: muitos desses fundos são abertos apenas para profissionais e suas carteiras de crédito costumam ser agressivas, sem que os resultados concretos justifiquem o risco assumido.
Por isso, se você deseja aproveitar o bom momento da renda fixa para investir em crédito privado, através de projetos de alto impacto na economia real, este artigo é tudo o que você precisa para sofisticar ainda mais seu portfólio.
Nele, vamos falar sobre as opções de crédito privado ao alcance do pequeno investidor e por que é tão importante avaliar o risco e as garantias de cada operação para fazer uma diversificação inteligente, com muita segurança e sem abrir mão da rentabilidade.
Os tópicos que vamos abordar são os seguintes:
Juros altos aumentam atratividade do crédito privado para investimentos
A primeira coisa que muitos investidores olham na hora de fazer uma alocação de capital é a rentabilidade.
E um setor que vem se destacando nos últimos meses pelo grande potencial de retorno é o crédito privado, uma opção de investimento em renda fixa capaz de entregar resultados extraordinários em um prazo relativamente curto.
Através do crédito privado, você pode emprestar dinheiro a juros para empresas de todos os portes e setores, para que elas possam investir em seu crescimento a um custo de captação mais barato do que através das linhas tradicionais de crédito existentes no mercado, como o empréstimo bancário.
Isso explica o crescimento vertiginoso de plataformas de P2P Lending, muitas das quais também oferecem empréstimos para pessoas físicas.
O que vem atraindo os investidores para essas novas soluções de crédito privado no país é a rentabilidade, como não poderia deixar de ser diferente.
LEIA TAMBÉM: Crédito privado: seja “banqueiro” financiando empresas com alto potencial de crescimento
Retorno projetado x rentabilidade real
São comuns anúncios de operações cuja rentabilidade projetada é extremamente elevada, mas, quando se vai a fundo nos dados, é possível ver que seu retorno nem é tão atraente assim, ficando inclusive abaixo dos principais índices de referência ou benchmarks de mercado, como o CDI.
Sem dúvida, a alta dos juros e da inflação mudou o foco dos investidores para a rentabilidade real, isto é, o retorno acima dos indicadores de preços da economia e dos custos operacionais para abrir, registrar e encerrar a operação, como corretagem, custódia e imposto de renda.
Quando se coloca tudo isso no papel, é possível ver que o retorno realizado muitas vezes deixa a desejar, como um FIDC oferecido por uma plataforma de crédito privado, cujo resultado acumulado está abaixo do CDI, principal índice de referência na renda fixa, como mostra os gráficos abaixo:
Por isso, nem sempre a rentabilidade real justifica o risco corrido em determinadas opções de investimento, ainda mais quando não há um lastro em ativos reais.
Entre as opções de crédito privado, os melhores produtos são aqueles que, além da boa rentabilidade, oferecem garantias robustas e estão inseridos em setores promissores e resistentes a crises, como o mercado imobiliário.
O que considerar na hora de investir em crédito privado?
Para além do retorno projetado, é importante avaliar o perfil de crédito de quem está buscando os recursos, para determinar sua capacidade de assumir os compromissos com os investidores.
No caso de uma empresa, é indispensável verificar:
- indicadores financeiros, como fluxo de caixa;
- nível de endividamento;
- histórico de pagamentos;
- garantias reais oferecidas;
- setor de atuação;
- rating
- perspectiva econômica para os próximos anos.
Todos esses fatores indicam qual é o risco de crédito de uma empresa e se vale a pena ou não financiar seus projetos através de operações de investimento em dívida.
LEIA MAIS: 3 critérios mais importantes para avaliar o risco de crédito de uma empresa
Risco x Rentabilidade
O retorno projetado de uma operação de crédito privado é diretamente influenciado pelo risco envolvido na transação e no consequente prêmio de risco exigido pelos investidores.
Quanto mais seguro é um investimento, menor tende a ser seu risco percebido e, no caso de empréstimos privados diretos, não é diferente.
Quer entrar no mundo dos ativos reais? Faça parte da comunidade Bloxs no Telegram!
Os fatores mitigantes devem ser suficientes para justificar o risco da operação, portanto a rentabilidade pode acabar se tornando um ponto de atenção, para fragilidades ocultas do devedor.
Como investir em crédito privado com segurança e alta rentabilidade?
Uma forma inteligente de diversificar a carteira acima dos principais índices de referência, como o CDI, é participar de captações de crowdfunding, modalidade de investimento coletivo regulamentada pela CVM e que não para de crescer no país.
Através do crowdfunding, um grupo de pessoas se une para realizar projetos do seu interesse nos mais variados setores da economia, do agronegócio à energia renovável.
Entre as principais plataformas de crowdfunding atuantes no país, a Bloxs é a que mais se destaca, por ser pioneira no segmento e contar com a autorização da CVM para realizar captações de investimento participativo na economia real.
Desde a sua fundação, em 2018, a Bloxs já captou R$ 120 milhões em crowdfunding, em 63 operações, com adimplência de 98,56%.
LEIA MAIS: Projeto Drops Brasília é encerrado com retorno de 65% em 36 meses na Bloxs
Graças a uma equipe de especialistas e um processo extremamente rigoroso de seleção das ofertas, a Bloxs vem se destacando como uma das principais plataformas de investimento alternativo do país e preza pela segurança dos investidores, sempre lastreando as operações em garantias contratuais robustas, sem abrir mão da alta rentabilidade para os investidores.
Se você deseja dar os primeiros passos no mundo dos investimentos alternativos e começar a diversificar sua carteira com operações de crédito privado seguras e altamente rentáveis, não deixe de fazer um cadastro em nossa plataforma para ser avisado em primeira mão sobre quando a próxima oferta estará disponível.