George Soros (György Schwartz, de batismo), é um dos megainvestidores e filantropo húngaro-estadunidense. Nascido em Budapeste, na Húngria, Soros tem 89 anos e possui um patrimônio acumulado de 8.3 bilhões de dólares.
Conhecido por muitos como “o homem que quebrou o Banco da Inglaterra”, devido a sua venda a descoberto (short selling) de cerca de 10 bilhões de dólares durante a crise monetária que atingiu o Reino Unido em 1992 – que o fez lucrar mais de 1 bilhão de dólares, Soros é certamente um dos mais respeitados investidores do mundo.
No texto de hoje, falaremos mais sobre a vida, trajetória profissional e ações filantrópicas de George Soros.
Você saberá:
George Soros | História
Húngaro de batismo, George Soros vivenciou e sobreviveu a uma Hungria regida e ocupada pelo nazismo de Adolf Hitler.
Em 1947, aos 17 anos, após o término da Segunda Guerra Mundial – perdida pela Alemanha e pelo Reich alemão – Soros e sua família se mudaram para a Inglaterra buscando reconstruir suas vidas.
No início de sua vida acadêmica, Soros frequentou a London School of Economics, graduando-se como bacharel. Logo após, continuou seus estudos e obteve seu mestrado em Filosofia pela mesma instituição de ensino.
Com o intuito de bancar seus estudos, Soros foi obrigado a realizar bicos como garçom e carregador de malas em uma estação ferroviária londrina.
LEIA TAMBÉM: Megainvestidores Internacionais
Trajetória Profissional
George Soros deu início a sua carreira trabalhando em bancos comerciais no Reino Unido.
Aos 26 anos de idade, Soros migrou para os Estados Unidos da América, onde continuou sua trajetória profissional trabalhando em alguns bancos.
Posteriormente, em 1969, aos 29 anos, fundou seu primeiro fundo hedge, o Double Edge.
Menos de um ano após sua fundação, em 1970, Soros fundou seu primeiro fundo, batizado de Soros Fund Management.
O fundo Double Edge, após o sucesso obtido devido à participação brilhante de Soros a sua frente, foi rebatizado para o nome de Quantum Group Funds.
A princípio, no início de 1970, George Soros e a Quantum Group Funds possuíam a gestão de cerca de 12 milhões de dólares.
Atualmente, o fundo possui 25 bilhões de dólares em ativos sob tutela e é responsável por grande parte da fortuna de George Soros.
LEIA TAMBÉM: Quem é o megainvestidor Elon Musk?
Filosofia de Investimento de George Soros
O megainvestidor é muito questionado quando o assunto é sua filosofia agressiva de investimento e sua ética profissional.
Mesmo antes de se tornar “o homem que quebrou o Banco da Inglaterra”, em 1992, as estratégias de George Soros já geravam debate entre seus colegas investidores.
Muitos dizem que Soros é “imoral e antiético”, porém outros dizem que o investidor apenas “joga o joga da maneira mais agressiva possível, porém respeitando suas regras”.
No entanto, mesmo sendo tão controverso, George Soros, conquistou sua fortuna de forma limpa e transparente.
Desde que se tornou famoso no meio, não há consenso entre os investidores quando o assunto é a filosofia de investimento e o que Soros defende.
Quer entrar no mundo dos ativos reais? Faça parte da comunidade Bloxs no Telegram!
Por outro lado, uma coisa é certa: o investidor foi o grande responsável pelo crescimento da Quantum Funds em seu início. Soros utilizou como estratégia, a aposta em ativos que eram nivelados pela variação do câmbio.
Tal estratégia, unida a grandes investimentos em ativos que buscavam altos lucros em curto prazo, fez com que o fundo e Soros ganhassem fama e, obviamente, muito dinheiro.
LEIA TAMBÉM: Quem é o bilionário e megainvestidor Bill Gates?
Ações filantrópicas de George Soros
George Soros nasceu em um país extremamente impactado pela Segunda Guerra Mundial e pelas ações da Alemanha Nazista, portanto, sofreu na pele as injustiças e desigualdades causadas seja por conflitos bélicos, seja por questões sanitárias e crises econômicas.
Estima-se que o investidor doou, durante toda sua vida, cerca de 32 bilhões de dólares para a agência filantrópica que fundou, a Open Society Foundation.
A fundação, e todas as ações filantrópicas de George Soros, possuem o objetivo de promover iniciativas para reduzir a pobreza e aumentar a transparência e acesso a bolsas de estudo em universidades em todo o mundo.
O investidor é, portanto, um dos maiores filantropos entre todos os investidores do planeta.
LEIA TAMBÉM: Quem é o megainvestidor Warren Buffett?
Posicionamento político
Existem muitas teorias da conspiração ao redor da imagem de George Soros. Muitos dizem que o bilionário financia veículos de esquerda e que é um “bilionário comunista”, o que é de certa forma contraditório.
O investidor nunca escondeu seu posicionamento político, tendo doado milhões de dólares a candidatos do Partido Democrata Americano.
É um crítico público de representantes do Partido Republicano Americano, principalmente de Trump, Bush e os demais tubarões do partido.
Quando o assunto são as terras tupiniquins, George Soros também declarou repulsa ao Governo brasileiro e seu então presidente, Jair Bolsonaro, visto que não concorda com as decisões tomadas pelo chefe do executivo.
Muito se fala a respeito de que o bilionário investe em veículos de comunicação “esquerdistas”, mas tudo, até agora, não passou de hipótese.
Opiniões a parte, com toda a certeza é fato de que George Soros não é um ícone bem visto por conservadores e pela chamada “extrema-direita”, independente do país envolvido.
LEIA TAMBÉM: Nassim Taleb: o antifrágil
Prêmios e livros de George Soros
Prêmios
George Soros foi agraciado com diversos prêmios e condecorações durante sua vida, mas iremos destacar os mais relevantes.
- Em 2008, foi indicado ao “Hall da Fama” dos investidores de fundos hedge, devido ao seu trabalho a frente do fundo que fundou e geriu.
- Posteriormente, em 2017, Soros foi considerado “Cidadão Honorário da Academia Britânica”.
- Em 2018, foi a “Pessoa do Ano” segundo a Financial Times.
- Em 2019, foi condecorado como “Prêmio Ridenhour de Coragem” e doou todo o dinheiro do prêmio para o Hungarium Spectrum, um órgão de mídia liberal de seu país de origem.
Livros como autor ou coautor
- The Tragedy of the European Union: Disintegration or Revival? (2014);
- Financial Turmoil in Europe and the United States: Essays (2012);
- The Soros Lectures at the Central European University (2010);
- The Age of Fallibility: Consequences of the War on Terror (2006).
- Underwriting Democracy: Encouraging Free Enterprise and Democratic Reform Among the Soviets and in Eastern Europe (1991);
- George Soros on Globalization (2002);
- The Bubble of American Supremacy: Correcting the Misuse of American Power (2003);
- Open Society: Reforming Global Capitalism (2001);
- The New Paradigm for Financial Markets: The Credit Crisis of 2008 and What it Means (2008);
- With Mark Amadeus Notturno, Science and the Open Society: The Future of Karl Popper’s Philosophy (2000);
- The Crisis of Global Capitalism: Open Society Endangered (1998);
- Soros on Soros: Staying Ahead of the Curve (John Wiley, 1995)
- Opening the Soviet System (Weidenfeld & Nicolson, 1990);
- The Alchemy of Finance (Simon & Schuster, 1988);
LEIA TAMBÉM: Faltam ativos reais na sua carteira? Veja quanto está deixando de ganhar…
Se você está cansado dos investimentos tradicionais, venha para a Bloxs e invista nos investimentos alternativos, uma opção reduzir a exposição a ativos geradores de renda através do investimento em crowdfunding (financiamento coletivo), uma modalidade de investimento na economia real. Conheça as vantagens de ter ativos reais em sua carteira!