Howard Marks, de 74 anos, é um megainvestidor americano e é considerado por muitos como um dos maiores especialistas em ativos de risco do mundo.
Conheça a trajetória que levou Marks a acumular uma fortuna de 2.2 bilhões de dólares no decorrer de sua carreira como gestor e investidor.
Você conhecerá:
Quem é Howard Marks
Nascido em Nova York, em 1946, Howard Stanley Marks é um conhecido investidor e autor de livros sobre finanças e investimentos.
Formou-se em economia pela Universidade da Pensilvânia e aos 23 anos obteve seu primeiro MBA em negócios e marketing pela Universidade de Chicago.
Graças ao seu empenho e brilhantismo, Marks foi agraciado pela Universidade de Chicago, com o George Hay Brown Marketing Prize, exclusivo somente para o aluno com as melhores notas de seu curso.
Howard Marks e Oaktree Capital Management
Marks é co-fundador e, atualmente, vice-presidente da Oaktree Capital Management, empresa que ajudou a fundar em 1995. A gestora é a maior investidora em títulos de risco do planeta.
Atualmente, a empresa administra cerca de 120 bilhões de dólares em ativos, e Marks é um dos principais responsáveis pela gestão desses recursos.
O investidor possui um patrimônio acumulado em 2.2 bilhões de dólares, assim sendo o 370º americano (segundo a Forbes) mais rico do mundo.
O início de sua carreira de Howard Marks
No início de sua carreira, após sua formação acadêmica, o investidor começou a trabalhar no banco de investimento Citicorp.
Ele permaneceu na empresa de 1969 até 1985, iniciando sua trajetória como analista, passando por diretor de pesquisa até chegar ao cargo (de 1978 a 1985) de vice-presidente da companhia.
TCW Group
Em 1985, Marks deixou o banco Citicorp e foi para o TCW Group, onde foi responsável pela gestão de investimentos de alto risco, como dívidas sujeitas a variações causadas pela inflação, flutuação de cotação de moedas, entre outros.
Tais ativos, por possuir alto risco, também possuíam alta rentabilidade.
Posteriormente, em 1995, junto a outros 4 colegas de empresa, Howard Marks solicitou ao TCW Group que os deixassem continuar gerenciando os ativos que eram responsáveis, porém por uma nova empresa que iriam abrir.
Em virtude de terem recebido uma resposta negativa, Marks e seus colegas deixaram a companhia.
Dessa forma, logo após, fundaram a Oaktree Capital Management, em Los Angeles na Califórnia.
A fundação da Oaktree Management Capital
Howard Jones levou consigo, além de sua experiência de décadas, do TCW Group uma boa fatia de clientes, visto que ele já era considerado um “gestor fora da curva” no mercado.
Em pouco tempo, a empresa se tornou referência em gestão de ativos de alto risco.
No meio do olho do furacão, na crise do subprime ocorrida de 2007 a 2008 nos Estados Unidos da América, a gestora captou mais de 10 bilhões de dólares para adquirir ativos “problemáticos e sujos”.
Claramente, uma empresa que vive de riscos se beneficia durante um mar revolto no mercado de investimentos. Portanto, a empresa utilizou-se do momento conturbado para obter um crescimento exponencial.
Segundo dados, os fundos geridos pela Oaktree Management Capital e por Howard Marks, entregaram rentabilidade média de 19% ao ano.
Esse retorno é surpreendentemente impressionante, dada a natureza extremamente volátil e arriscada dos ativos gerenciados.
Oaktree Management Capital realiza seu IPO
Em abril de 2012, a gestora decidiu abrir seu capital e realizar seu IPO (Initial Public Offering) e captou 380 bilhões de dólares, vendendo cerca de 8.84 milhões de ações por 43 dólares cada.
Tal injeção de recursos foi responsável pelo crescimento ainda mais acelerado da companhia.
Em 2019, a Brookfield Asset Management adquiriu 62% das ações da companhia, tornando-se, assim, sócia majoritária.
De conformidade com seus objetivos, Howard Marks e os demais sócios da Oaktree mantiveram 38% da participação na empresa e são responsáveis pelas operações diárias da companhia.
Os memorandos de Howard Marks
O megainvestidor ficou conhecido por compartilhar suas visões de negócio, filosofia e perspectiva em memorandos e cartas dedicadas à investidores.
Desde 1990, Howard Marks publica tais memorandos no site oficial da Oaktree Management Capital.
A admiração de Warren Buffet
O investidor é tão admirado no mercado que um dos homens mais poderosos do planeta admite ser aprender com Marks.
Warren Buffett, lenda viva dos investimentos e quarto homem mais rico do planeta, diz que quando vê os memorandos de Howard Marks em seu e-mail, a primeira coisa que faz é abri-los e lê-los. Buffett ressalta que sempre há algo para se aprender com os insights do investidor.
Segundo o próprio Warren Buffett, Howard Marks é o seu “guru”.
Filosofia de Investimento
Marks compartilha, principalmente em seus livros, que o controle ao risco deve ser prioridade, porém é necessário agir com mais criatividade e menos fórmulas prontas no mercado.
O investidor ressignifica, também, a percepção de volatilidade pelo investidor. Segundo Marks, a maioria dos investidores não teme a volatilidade por si só, mas, sim, o receio a perda de capital investido.
Além disso, destaca que:
“contar com a sorte não é uma opção viável para o investidor”.
Howard Marks como autor
O investidor é autor de livros sobre finanças e investimento, onde compartilha sua filosofia e ética profissional.
Os livros escritos por Howard Marks são:
- The Most Important Thing: Uncommon Sense for the Thoughful Investor (2011);
- The Most Important Thing Illuminated: Uncommon Sense for the Thoughtful Investor (2012);
- Mastering the Market Cycle: Getting the Odds on Your Side (2018) – Traduzido como “Dominando o Ciclo do Mercado: Aprenda a reconhecer padrões para investir com segurança”.
Curiosidades
Howard Marks possui, desde 1992, a “Howard Marks Terms Scholarship”. Uma iniciativa que auxilia o acesso à bolsa de estudos na Universidade da Pensilvânia.
Além disso, o investidor é um crítico ferrenho do governo de Donald Trump, tendo até contribuído com 200 mil dólares para a campanha de Hillary Clinton em 2016.
Entrevista Exclusiva com Howard Marks
A XP Investimentos realizou, na última edição de seu maior evento, o Expert XP, uma entrevista exclusiva com Howard Marks. Com a finalidade de entender quais são as perspectivas do gestor para o ‘novo futuro’, Marks pôde compartilhar sua visão sobre a crise que impactou o mundo em 2020.
LEIA TAMBÉM: Faltam ativos reais na sua carteira? Veja quanto está deixando de ganhar…
Já ouviu falar em investimentos alternativos? Conheça a Bloxs, sua oportunidade de investir direto na economia real através dos chamados ativos reais, que nos últimos anos se tornou uma estratégia preferida dos grandes investidores por balancear a carteira de investimentos. Entre elas está o crowdfunding (financiamento coletivo), através da modalidade equity ou dívida. Cadastre-se e conheça nossas ofertas!