Como a Bloxs seleciona os projetos? Essa é uma pergunta recorrente
Enfim, você decidiu escolher uma plataforma de crowdfunding para investir em projetos diretamente ligados aos setores mais sólidos da nossa economia.
Mas aí vem a pergunta: como esses projetos são selecionados e como eu sei se vale a pena participar de uma captação?
Esse tipo de dúvida sempre aparece quando decidimos trilhar novos caminhos e ir além do tradicional na hora de tomar decisões importantes sobre o nosso patrimônio.
E foi justamente para resolver essas e outras questões que elaboramos este artigo! Nele, você vai saber como a Bloxs seleciona os projetos em sua plataforma e o que você deve considerar na hora de reservar a sua cota de participação.
Confira os tópicos que vamos abordar:
- Como a Bloxs avalia os projetos que serão lançados?
- Como a Bloxs seleciona os projetos e avalia as dívidas e seus riscos?
- Como o investidor pode avaliar um projeto de dívida?
- Como o investidor pode avaliar um projeto de participação societária (equity)?
- Comece agora mesmo a dar seus primeiros passos no mundo dos investimentos alternativos
Como a Bloxs avalia os projetos que serão lançados?
Antes de abrir qualquer captação em sua plataforma, a Bloxs faz um criterioso processo de análise de cada proposta, conhecido como “Funil de Originação”.
Esse processo meticuloso de análise foi estruturado com base na instrução normativa 588 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão responsável por regular e supervisionar as ofertas públicas de investimento em nosso país.
Quer entrar no mundo dos ativos reais? Faça parte da comunidade Bloxs no Telegram!
A Bloxs é uma plataforma autorizada pela CVM a realizar captações de investimento coletivo (crowdfunding) e, desde a sua fundação, em 2018, já captou mais de R$100 milhões em projetos dos mais variados setores, como:
LEIA MAIS: 7 motivos que explicam por que a Bloxs é confiável.
Entre os aspectos avaliados por nossa equipe de especialistas, formada por profissionais experientes e capacitados do mercado financeiro, durante as etapas do Funil de Originação, estão:
- Triagem: análise de toda a documentação enviada nos termos da ICVM 588, além de verificação da adequação da proposta com as teses de investimento da Bloxs.
- Entrevista: entendimento da necessidade de capital da empresa ou projeto e alinhamento com os produtos de investimento da Bloxs (dívida ou participação societária).
- Detalhamento: análise aprofundada do contrato social, demonstrações financeiras, situação de crédito e modelagem financeira.
- Validação: aprovação dos termos da captação por parte do Comitê de Investimentos da Bloxs junto com o ofertante.
- Contratação: assinatura do Termo de Entendimento (“Term Sheet”).
Como a Bloxs seleciona os projetos e avalia as dívidas e seus riscos?
A Bloxs oferece três tipos de produtos de investimento para aqueles investidores que desejam sofisticar seus portfólios com operações de crédito (dívida) ou participação societária (equity):
- Crédito Estruturado: financiamento de atividade empresarial com remuneração em parcelas fixas e possível bônus variável com base no desempenho do projeto.
- Bloxs Teses: investimento com foco em participação direta nos resultados de empresas, projetos e oportunidades que seguem as principais teses de investimento das maiores casas de alternativos do mundo com curadoria da Bloxs Capital.
- Bloxs On Demand: investimento na aceleração de empresas ou oportunidades de negócios que contem com uma base de apoiadores ou já tenham histórico comprovado de sucesso em captações.
LEIA MAIS: Contrato de Investimento Coletivo: o que é e como financiar empresas em expansão?
Nas operações de crédito privado, a Bloxs realiza uma análise bastante aprofundada e minuciosa do risco de crédito do ofertante, buscando apontamentos restritivos sob diferentes perspectivas, como:
- Risco Serasa, ou seja, probabilidade de inadimplência.
- Risco de alavancagem, considerando o atual nível de endividamento da empresa e índices de liquidez.
- Risco operacional, com base no crescimento de faturamento, margens de lucro e eficiência de gestão por parte dos executivos.
- Risco de Gestão, avaliado levando em conta a qualificação e o histórico dos empreendedores que estarão à frente do projeto.
Neste tipo de operação, portanto, o principal risco é a capacidade do ofertante de honrar os fluxos de pagamentos e compromissos financeiros previstos nos termos da captação e do Contrato de Investimento Coletivo.
A Bloxs possui uma equipe dedicada e uma série de parceiros contratados especificamente para realizar as verificações de crédito necessárias, sempre visando dar o máximo de segurança e garantias concretas aos investidores que desejam fornecer crédito para a expansão de empresas e projetos.
Saiba como a Bloxs analisa as dívidas e os riscos das operações de investimento no vídeo abaixo:
Como o investidor pode avaliar um projeto de dívida?
Para decidir se vale a pena ou não participar de uma captação na Bloxs, o investidor deve avaliar a capacidade de pagamento da empresa tomadora da dívida.
Essa análise precisa levar em conta aspectos qualitativos e quantitativos, tais como:
- Robustez das demonstrações financeiras (business plan e demonstrações de resultados históricos).
- Qualidade das garantias oferecidas.
- Viabilidade das projeções financeiras e uso dos recursos captados na rodada de investimento.
- Setor de atuação e posicionamento da empresa em termos de crescimento e oportunidades.
- Qualidade do projeto e dos empreendedores responsáveis por conduzi-lo, com base em seu currículo, tempo de atuação, distribuição de dividendos ou reinvestimento na empresa.
- Fluxo de pagamentos ao investidor, considerando prazo da dívida, percentual de amortização, juros fixo e remuneração variáveis.
- Leitura completa de todas as informações e documentos disponibilizados na página da oferta.
Em caso de dúvida, o investidor pode ainda tirar suas dúvidas com um consultor através do WhatsApp.
Apesar de ser dívida, não existe garantia de pagamentos. Existe a possibilidade de perda total do valor investido. Entretanto, neste tipo de operação, o investidor faz jus à devolução do capital investido, acrescido de remuneração fixa e variável.
João Freire – Head of Investment Bloxs
Como o investidor pode avaliar um projeto de participação societária (equity)?
Nas operações de participação societária (equity), o investidor se torna sócio do projeto e passa a compartilhar seus resultados e riscos de performance.
Por isso, a análise inevitavelmente deve considerar o potencial de ganho futuro do empreendimento e a variabilidade dos seus resultados, com foco em diversificação de renda passiva com remunerações periódicas.
Em sua avaliação do projeto, o investidor não pode deixar de considerar a possibilidade de venda futura da empresa, o chamado “exit” da operação, capaz de potencializar ainda mais o seu retorno de capital.
Como bem explica Felipe Souto, CEO da Bloxs:
As operações de equity fornecem ao investidor a oportunidade de ser sócio de empresas e projetos tocados por profissionais qualificados e com amplo histórico de atuação no setor. E isso é viabilizado através de uma cota de participação bastante acessível.
Felipe destaca ainda outro aspecto relevante no processo de tomada de decisão do investidor que deseja participar desse tipo de captação: o chamado “skin in the game”, ou seja, o grau de envolvimento financeiro do empreendedor na sociedade investida. O objetivo é que haja alinhamento total de interesses.
É por isso que o investidor deve olhar com bastante cuidado o histórico de atuação da empresa e o sucesso dos seus projetos anteriores.
Como o desempenho do empreendimento interfere diretamente na remuneração obtida pelo investidor, é preciso observar as oportunidades econômicas e eventualmente regulatórias capazes de favorecer ou mesmo dificultar a atividade da empresa nos anos seguintes.
E nunca é demais lembrar: os resultados podem variar ao longo do tempo e é possível que haja perda total do capital investido.
Comece agora mesmo a dar seus primeiros passos no mundo dos investimentos alternativos
Ideais para diversificação de renda e retorno acima da média, os investimentos alternativos estão se consolidando cada vez mais no país por oferecer o melhor da renda fixa e variável, sem os riscos do mercado financeiro.
Para começar a investir agora mesmo é muito simples: cadastre-se gratuitamente na Bloxs e tenha acesso aos melhores projetos de crowdfunding do país, com toda a segurança de uma plataforma regulada pela CVM.