CRI e CRA são títulos de renda fixa conhecidos por sua segurança e boa rentabilidade, ao estarem lastreados em recebíveis de empresas do setor imobiliário e do agronegócio e oferecerem previsibilidade no fluxo de pagamento aos investidores.
Essas características, aliadas ao fato de que o investidor pessoa física está isento de imposto de renda, impulsionaram as emissões dos Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e do Agronegócio (CRAs) em 2021, ampliando a oferta de crédito para esses dois setores estratégicos da nossa economia.
De fato, o mercado imobiliário e o agronegócio registraram crescimento robusto nos últimos anos, mesmo imersos em um ambiente operacional adverso, provocado pelos diversos bloqueios econômicos e, sobretudo, pelo desarranjo das cadeias globais de fornecimento.
Mesmo assim, o PIB do agronegócio cresceu 10,8%, e o mercado imobiliário continuou em ritmo acelerado de expansão, com vendas e lançamentos em alta e faturamento acima de R$11 bilhões no ano passado.
Isso mostra que investir em bons projetos nesses setores é essencial para diversificar, proteger e rentabilizar qualquer carteira focada em renda e retornos consistentes no longo prazo.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre as vantagens do CRI e CRA, a evolução desses mercados no ano passado e como você pode ir além da renda fixa tradicional e investir diretamente em projetos da economia real através do crowdfunding.
Os tópicos que vamos abordar são:
CRI e CRA aumentam participação na carteira de pequenos investidores
Essencial para o crescimento de qualquer setor, a oferta de crédito e o fácil acesso ao mercado de capitais permitem que as empresas robusteçam seu caixa, ampliem seus negócios e ingressem em novos mercados, gerando emprego e desenvolvimento para o país.
No caso dos Certificados de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio (CRIs/CRAs), a participação de pequenos investidores têm contribuído para o crescimento desse mercado, cuja rentabilidade costuma estar atrelada ao CDI, com prêmios de até dois pontos percentuais sobre títulos do Tesouro IPCA+.
Como explica Rafael Rios, cofundador e COO da Bloxs, plataforma de investimentos alternativos que faz captações de crowdfunding para empresas do setor imobiliário e do agronegócio:
O título rende uma remuneração (geralmente juros) paga do emissor, que pode ser periódica ou apenas no vencimento, quando o investidor receberá de volta o valor investido (principal).
Ainda segundo Rios, esses títulos estão lastreados em créditos imobiliários que as empresas têm direito a receber, como financiamentos, contratos de aluguel, concessões para construção, etc.
Quem faz a emissão de CRI e CRA são empresas especializadas em compra de recebíveis, chamadas securitizadoras. No mundo financeiro, securitizar significa transformar um direito creditório (pagamentos a serem recebidos no futuro) em títulos negociáveis no mercado de capitais.
Para Felipe Souto, CEO da Bloxs, o papel dessas empresas é fundamental para dar liquidez e robustez ao mercado de crédito:
As securitizadoras compram à vista e com desconto os pagamentos a que essas empresas e instituições financeiras têm direito de receber no futuro. Para tanto, captam recursos no mercado de capitais através da emissão desses títulos, que rendem bons retornos aos investidores.
Já os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) são provenientes de financiamentos e empréstimos à atividade agropecuária, seja para compra de equipamentos e insumos ou mesmo para beneficiamento e comercialização do produto final.
Segundo o portal da B3:
Nessas operações, as empresas cedem seus recebíveis para uma securitizadora, que emitirá os CRAs e os disponibilizará para negociação no mercado de capitais, geralmente com o auxílio de uma instituição financeira. Por fim, essa securitizadora irá pagar a empresa pelos recebíveis cedidos. Desse modo, a empresa conseguirá antecipar o recebimento de seus recebíveis.
Para explicar o que é CRA, como funciona, seus riscos e diferenças entre LCA e CRA, o Bloxs Experience recebeu Renato Barros, líder de Agronegócio e diretor da Planeta Securitizadora. Confira no vídeo a seguir:
CRI e CRA oferecem retornos maiores na renda fixa
No universo da renda fixa tradicional, o CRI e CRA oferecem, além de isenção de imposto de renda, retornos maiores do que as Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCIs e LCAs), porém não contam com proteção pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Esses papéis passaram a ter maior participação na carteira de investidores comuns após a recente alta da Selic pelo Banco Central, que indicou que os juros devem continuar em patamar contracionista (alto) neste ano para combater a inflação.
Riscos do CRI e CRA
O risco das operações envolvendo CRI e CRA dependem, basicamente, do risco de crédito do emissor e, por conta disso, sua remuneração costuma ficar acima de outros títulos de renda fixa.
Uma reportagem do portal Trademap, citando dados da Anbima, mostra que a participação da pessoa física nas emissões de CRA cresceu de 40% para 46,2%, em 2021, e, em CRI, de 10,6% para 17,7%.
Com o cenário de inflação e taxa de juros em alta, devendo alcançar dois dígitos neste ano, tem aumentado a demanda dos investidores de varejo por esses papéis.
CRI e CRA batem recorde em volume de emissão
Números da Anbima mostram ainda que o volume captado via CRI e CRA bateu recorde em 2021, com R$34 e 23,1 bilhões, o que representa um crescimento de 121% e 52,45%, respectivamente.
Essa tendência de crescimento mostra que as empresas estão buscando antecipar caixa e robustecer suas operações para enfrentar um ano eleitoral que promete ser extremamente volátil e arriscado para o mercado financeiro.
O que pode dar ainda mais vigor e profundidade a esses títulos são os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro), cujo objetivo é ampliar as fontes de financiamento do setor de forma muito parecida com os fundos de investimento imobiliários.
Através de um Fiagro, o investidor pode ter exposição a uma ampla gama de produtos financeiros do agronegócio, com um investimento inicial muito pequeno, variando desde certificados de recebíveis e abrangendo até mesmo propriedades rurais.
Se você quer conhecer mais sobre o mundo dos investimentos alternativos, não deixe de se cadastrar em nossa plataforma, para ter acesso às melhores operações do segmento.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs