O desenvolvimento tecnológico está na base de uma sociedade mais produtiva e de uma economia mais competitiva, por isso é uma das maiores prioridades da campanha eleitoral dos presidentes em 2022.
Para deixar de ser um país majoritariamente exportador de produtos básicos e aumentar a complexidade do seu sistema produtivo, o Brasil precisará investir muito em educação e ciência nos próximos anos.
Da mesma forma, para deixar de perder espaço entre as economias mais modernas, conhecidas pela alta qualidade de vida e as melhores oportunidades de emprego, os próximos governos deverão fomentar o ambiente de inovação do país e ampliar o acesso das startups a fontes alternativas de recursos, além das linhas tradicionais de crédito e financiamento.
Neste último artigo da série de publicações que a Bloxs está fazendo sobre as propostas eleitorais dos presidentes 2022 sobre suas principais teses de investimento, vamos conhecer o que os quatro principais candidatos propõem para o setor de tecnologia e inovação.
Os tópicos que vamos abordar são os seguintes:
- Ecossistema de inovação do Brasil se destaca na América Latina
- Programas eleitorais dos presidentes 2022 para o setor de tecnologia e inovação
- Plano de governo de Lula para tecnologia e inovação
- Plano de governo de Jair Bolsonaro para tecnologia e inovação
- Plano de governo de Ciro Gomes para tecnologia e inovação
- Plano de governo de Simone Tebet para tecnologia e inovação
- Saiba mais sobre as propostas eleitorais dos presidentes 2022
Ecossistema de inovação do Brasil se destaca na América Latina
Nos últimos anos, as startups brasileiras receberam um volume impressionante de aportes para o seu crescimento e o amadurecimento das suas soluções.
Por fazer uso intensivo de tecnologia para eliminar gargalos da economia com mais eficiência, as startups brasileiras vêm se destacando no ecossistema de inovação latino-americano, atraindo a maior parte dos recursos na região.
No ano passado, o cenário de investimento em startups foi o mais aquecido até o momento, com grandes empresas e fundos de venture capital dispostos a apostar pesado no crescimento dessas empresas, em um cenário de juros reais negativos e abundância financeira.
Neste ano, entretanto, houve uma drástica mudança na disposição dos investidores em assumir riscos, diante da alta da inflação, da forte queda do mercado acionário e da disparada dos juros.
Mesmo assim, as startups brasileiras conseguiram atrair mais de R$ 12 bilhões até agora em 2022, o que demonstra o amadurecimento do nosso mercado e o seu grande potencial de crescimento nos próximos anos.
Em razão disso, é natural que a tecnologia e a inovação estejam presentes nas propostas eleitorais dos presidentes 2022, haja vista que o caminho para uma economia mais igualitária e competitiva passa obrigatoriamente pelo grau de inovação que uma população é capaz de atingir.
Por isso, vamos analisar melhor as propostas dos presidentes 2022 no setor de tecnologia e startups, a fim de sabermos, como investidores, quais são os cenários mais prováveis para um novo governo.
Programas eleitorais dos presidentes 2022 para o setor de tecnologia e inovação
Vamos saber agora o que cada candidato a presidente defende na área de tecnologia, inovação e desenvolvimento científico, seguindo a sequência em que aparecem na média das pesquisas eleitorais compiladas pelo Estadão.
Plano de governo de Lula para tecnologia e inovação
O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, defende em seu programa de governo fazer uma reforma tributária “solidária, justa e sustentável”, desonerando progressivamente produtos de maior valor agregado e tecnologia embarcada.
Para diferenciar suas propostas eleitorais em relação aos outros programas dos presidentes 2022, Lula afirma que deseja reverter o processo de desindustrialização e dar prioridade à transição para uma economia digital.
A Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) têm um caráter estratégico e central para o Brasil se transformar em um país efetivamente desenvolvido e soberano, no caminho da sociedade do conhecimento.
Entre as principais propostas do programa eleitoral de Lula para tecnologia e inovação, podemos destacar:
- Promover o engajamento da indústria na transição tecnológica, a fim de alavancar a capacidade de inovação no país;
- Aumentar os investimentos em inovação, pesquisa científica e tecnológica, aproveitando os diferenciais competitivos do país, como a biodiversidade da Amazônia;
- Combinar educação universal de qualidade, pesquisa científica básica e tecnológica, inovação e inclusão social.
- Recompor o sistema nacional de fomento do desenvolvimento científico e tecnológico, via fundos e agências públicas como o FNDCT, o CNPq e a CAPES;
- Diversificar melhor as fontes de financiamento de empresas que precisam de crédito para concretizar suas inovações.
Plano de governo de Jair Bolsonaro para tecnologia e inovação
O candidato à presidência pelo PL, Jair Bolsonaro, afirma em seu programa de governo que intensificará o foco da economia em ganho de produtividade e eficiência, respeitando os princípios do equilíbrio fiscal.
Para diferenciar suas propostas eleitorais em relação aos outros programas dos presidentes 2022, Bolsonaro promete aprofundar a digitalização da economia e incentivar o intenso uso da tecnologia para aumentar a capacidade produtiva e diminuir os gargalos logísticos, propiciando o retorno do investimento no curto prazo.
Em seu segundo mandato, Bolsonaro continuará com os esforços na promoção da ciência, da tecnologia e da inovação através do aprimoramento e ampliação dos mecanismos que estimulem a inovação tecnológica nas empresas, de modo a aumentar a aplicação de recursos privados em ciência, tecnologia e inovação – CT&I.
Entre as principais propostas do programa eleitoral de Bolsonaro para tecnologia e inovação, podemos destacar:
- Transformar o país em um hub de tecnologias que poderão ser utilizadas por outros países, agregando valor à economia nacional e trazendo divisas;
- Promover a produtividade e a inovação da economia brasileira, fomentando ativos tangíveis e intangíveis, tais como patentes, marcas, cultivares, desenhos industriais e software, entre outros, com vista à proteção da propriedade intelectual e à defesa da concorrência;
- Fortalecer a projeção do país como parceiro confiável em grandes projetos internacionais de pesquisa científica e tecnológica, e de promoção da inovação que permita incentivar o desenvolvimento da indústria 4.0.
- Ampliar e consolidar a conectividade mediante a implantação das telecomunicações com tecnologia 5G.
Quer entrar no mundo dos ativos reais? Faça parte da comunidade Bloxs no Telegram!
Plano de governo de Ciro Gomes para tecnologia e inovação
m seu programa de governo, o candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, declara que “possuir tecnologia de ponta é uma condição necessária para o desenvolvimento industrial de um país”.
Para diferenciar suas propostas eleitorais em relação aos outros programas dos presidentes 2022, Ciro defende que, sem o avanço científico, é praticamente impossível a criação e a posse de tecnologias modernas.
Um projeto nacional de desenvolvimento precisa retomar o papel do Estado no financiamento e desenvolvimento da tecnologia necessária para a reindustrialização do país.
Entre as principais propostas do programa eleitoral de Ciro Gomes para tecnologia e inovação, podemos destacar:
- Equacionar o problema do financiamento tecnológico brasileiro com a queda dos juros para padrões internacionais e o desenvolvimento de uma cultura de “venture capital” no Brasil.
- Elevar os recursos públicos destinados ao setor de inovação e a criação de estímulos para desenvolvimento de tecnologias em ações conjuntas com empresas e ao surgimento e maturação de startups, incluindo mecanismos específicos de financiamento.
- Investir maciçamente em defesa, agricultura e derivados de petróleo, a fim de desenvolver a química fina e a tecnologia farmacêutica.
Plano de governo de Simone Tebet para tecnologia e inovação
O programa de governo da candidata à presidência pelo MDB, Simone Tebet, defende “reforçar o papel do BNDES no apoio a pequenas e médias empresas de tecnologia e toda a economia de baixo carbono”.
Para diferenciar suas propostas eleitorais em relação aos outros programas dos presidentes 2022, Tebet promete “implementar um programa de contratações estratégicas pela administração pública para incentivar o avanço em novas tecnologias, desenvolvimento de softwares, inteligência artificial e desenvolvimento aeroespacial”.
Vamos facilitar acesso à tecnologia e ao conhecimento globais, zerando impostos relativos à transferência de tecnologia, liberando de barreiras tarifárias e não tarifárias insumos, máquinas e equipamentos necessários à pesquisa e ao desenvolvimento.
Entre as principais propostas do programa eleitoral de Simone Tebet para tecnologia e inovação, podemos destacar:
- Criar polos de desenvolvimento de startups em parceria com empresas privadas e universidades, voltadas para o desenvolvimento regional e setorial;
- Garantir a disponibilidade e a execução integral de recursos destinados aos fundos públicos de incentivo à ciência, tecnologia e inovação, sem contingenciamentos ou cortes;
- Aperfeiçoar a Lei do Bem, a fim de ampliar o universo de empresas elegíveis aos seus instrumentos de incentivo à inovação;
- Estabelecer governança de forma que se crie uma inteligência nacional para coordenação de prioridades estratégicas voltadas para o desenvolvimento industrial, integrando ciência, tecnologia e inovação, educação, infraestrutura e economia.
Saiba mais sobre as propostas eleitorais dos presidentes 2022
Esses foram os programas eleitorais dos presidentes 2022 para a área de tecnologia e inovação. Se você gostou deste conteúdo, não deixe de se cadastrar rapidamente em nossa plataforma para ficar por dentro das melhores oportunidades em investimentos alternativos.
LEIA TAMBÉM:
- Eleições 2022: confira o que cada candidato a presidente defende para o agronegócio
- Candidatos à presidência 2022: o que o setor elétrico pode esperar?
- Candidatos a presidente 2022: como fica a construção civil?
- Candidatos a presidente 2022: quais as suas propostas para a área ambiental?