Consulta precatório TRF3: saiba como antecipar seu dinheiro

Consulta precatório TRF3

Se você quer fazer uma consulta precatório TRF3 para ter uma previsão de pagamento, saiba que você não precisa esperar todos os trâmites da justiça para aproveitar o dinheiro.

Isso mesmo, o precatório é um título de dívida como qualquer outro e, por direito, você pode transferir esse recebível para um investidor e receber um adiantamento do dinheiro com desconto na hora e dentro da lei.

Esse tipo de operação, chamada “antecipação de direitos creditórios”, é extremamente comum no mercado financeiro, onde a negociação de dívidas securitizadas movimenta bilhões de reais todos os anos.

A securitização é a transformação de recebíveis, como uma carteira de créditos a receber de um banco, incorporadora ou rede varejista, em títulos que podem ser negociados por investidores.

No caso específico do precatório, a lei permite a transferência da sua titularidade para um fundo de investimento e empresa especializada, por exemplo, que pode montar uma carteira própria de recebíveis judiciais ou mesmo vendê-la no mercado com lucro.

Não fique à mercê do Governo vendendo seu ativo judicial para a Bloxs!
PRECATÓRIOS | DIREITOS CREDITÓRIOS | CAUSAS TRABALHISTAS | CAUSAS CÍVEIS

Isso vale inclusive para precatórios trabalhistas e honorários advocatícios sucumbenciais.

Por isso, se você quer fazer uma consulta precatório TRF3, mas não sabe quando vai receber seu pagamento, continue a leitura deste artigo para saber como funciona o trâmite judicial e como você pode fazer para adiantar seu dinheiro com rapidez, a taxas competitivas.

Os tópicos que vamos abordar a partir de agora são os seguintes:

Como fazer uma consulta precatório TRF3?

Para fazer uma consulta precatório TRF3 e saber quando seu dinheiro será pago, basta entrar no site do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, seção “Requisição de Pagamento”, para acompanhar o andamento do processo.

Em seguida, você deverá preencher o formulário com seus dados e depois clicar em “Pesquisar”.

Portanto, se você quer saber: como consultar lista de precatórios 2023 TRF3? Saiba que ela pode ser feita através dos seguintes dados:

  • CPF/CNPJ;
  • Número da OAB para advogados;
  • Número do processo de origem;
  • Número do ofício requisitório de origem;
  • Ou número do protocolo.

Vale lembrar que, para fazer uma consulta precatório TRF3, você não precisa preencher todas as informações, basta informar um dos números e clicar em “Não sou um robô” para ser direcionado à página de acompanhamento.

Por isso, se você quer saber: como consultar precatório pelo CPF TRF3? Basta acessar esta página e informar seu número de CPF para acompanhar o andamento do seu processo.

LEIA TAMBÉM: Entenda o que é precatório do INSS e como antecipar o dinheiro

Como saber se meu precatório vai ser pago em 2023?

Para saber se o seu precatório foi contemplado em 2023, basta acessar a página do Tribunal Regional Federal que atende o seu estado e ir até a seção de Consulta de Precatórios ou equivalente. Lá, você deverá informar o número do seu CPF, do processo de origem, do protocolo ou do ofício requisitório. 

Não é necessário inserir todos os números, apenas um deles e depois clicar no botão correspondente para acompanhar seu processo. O mesmo vale para quem deseja fazer uma consulta precatório TRF3.

É bom lembrar que os precatórios seguem uma lista de prioridades e, devido a restrições orçamentárias, é comum que a regra de pagamento mude a qualquer momento, como vimos recentemente.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os precatórios de origem alimentar, isto é, aqueles decorrentes de processos envolvendo salários, pensões, indenizações e aposentadorias, têm prioridade na lista de pagamentos.

Já os precatórios de natureza não alimentar, como os decorrentes de desapropriações e tributos, são colocados no fim da lista e, por isso, podem demorar mais para ser pagos. Além disso, dependendo do valor, podem inclusive ser parcelados.

LEIA TAMBÉM: Compra de precatórios: saiba como negociar seu recebível de forma legal e segura

Quando vai ser pago os precatórios de 2023 do TRF3?

Se você está fazendo uma consulta precatório TRF3 para saber quando finalmente será contemplado, saiba que, de acordo com a lei, os precatórios federais expedidos até o dia 1º de junho têm previsão para ser pagos até o fim do ano seguinte. Caso a expedição seja feita após essa data, o precatório deverá ser pago no final do ano subsequente.

Como antecipar o recebimento do seu precatório?

Quem tem um recebível judicial para receber e quer fazer uma consulta precatório TRF3 para saber quando será contemplado, sabe que a “regra do jogo” pode mudar a qualquer momento.

Por isso, se você não quer ficar à mercê dessa incerteza e deseja antecipar o dinheiro à vista, repassando seu recebível com desconto a um investidor, saiba que isso é possível e está previsto em lei.

A Bloxs é uma empresa especializada que faz a aquisição de precatórios e outros recebíveis judiciais, praticando taxas de desconto (deságio) extremamente competitivas para quem tem dinheiro a receber na justiça, mas não deseja esperar todos os trâmites, listas de espera e prazos legais para aproveitar os recursos.

LEIA MAIS: 5 razões para vender seu precatório para a Bloxs o quanto antes

Muita gente que faz uma consulta precatório TRF3 não sabe, mas a antecipação de direitos creditórios é uma operação corriqueira no mercado financeiro, onde bancos e grandes empresas com carteiras de crédito a receber, como incorporadoras e redes varejistas, vendem esses recebíveis para investidores na forma de títulos securitizados.

Dessa forma, conseguem gerenciar melhor seu fluxo de caixa e inclusive aumentar a oferta de crédito, movimentando a economia e gerando mais desenvolvimento para o país.

Muitas pessoas que querem fazer uma consulta precatório TRF3 não sabem que se trata de um título de dívida como qualquer outro e pode, sim, ser transferido para um investidor, que pode se dar ao luxo de esperar o tempo necessário para receber o pagamento.

Isso porque as empresas e fundos que atuam nesse setor possuem diversas carteiras de precatórios, com diferentes vencimentos, o que lhes garante um fluxo constante de pagamentos.

Como é possível perceber, a negociação beneficia todos os envolvidos: quem venceu o processo pode usufruir do dinheiro mais rápido, quem compra o recebível tem nas mãos um título altamente valorizado no mercado, e a justiça também sai ganhando, já que consegue aumentar sua eficiência e seu índice de resolução de processos pendentes. Em suma, toda a sociedade ganha.

Assim, se você quer receber seu dinheiro à vista, com um deságio competitivo, faça seu cadastro na Bloxs e submeta seu processo para análise dos nossos especialistas.

A Bloxs é uma plataforma de acesso ao mercado de capitais que une investidores e empreendedores em projetos diretamente ligados à economia real.

Parabéns, agora você faz parte da Lista

Você terá acesso a novos conteúdos e será notificado com exclusividade sobre ofertas relacionadas a esse segmento.