Existem diversas linhas de crédito para empresas, mas conseguir esse tipo de recurso nem sempre é um desafio fácil para os empreendedores que desejam abrir ou impulsionar o seu negócio. As causas são diversas, entre elas, a principal é a burocracia.
Em tempos de pandemia, as micro e pequenas empresas enfrentam ainda mais dificuldades para ter acesso a capital. Em audiência realizada em outubro de 2020, pela comissão mista de ações para combate à Covid-19 no Senado, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, afirmou que pelo menos 50% dos micro e pequenos empresários não tentaram recorrer ao crédito durante a crise pelas dificuldades burocráticas que enfrentaram.
Além disso, segundo Melles, dos que procuraram, apenas 22% obtiveram sucesso, ou seja, que por algum motivo tiveram seu motivo negado, o que representa apenas 15% do total.
Diante de tantas dificuldades encontradas pelos empreendedores para contratar linhas de crédito por conta das exigências e burocracias, é fundamental conhecer outras modalidades existentes no mercado que podem viabilizar o acesso ao mercado de capitais e ao aporte de investidores, como o crowdfunding.
Ao longo deste artigo, você conhecerá as principais linhas de crédito para empresas do mercado e quais as melhores opções para empreendedores.
O que é e como funcionam as linhas de crédito para empresas?
As linhas de crédito para empresas são recursos financeiros que podem ser utilizados por empreendedores por meio de banco ou instituição financeira para fins variados, como investimento em equipamentos, expansão ou melhorias na empresa.
Para solicitar uma linha de crédito para micro empresa é necessário buscar um banco ou instituição financeira e atender a alguns requisitos que variam, como ter conta corrente, nome limpo e outros documentos obrigatórios para que o recurso possa ser aprovado.
Leia também: Empréstimo com garantia de FGTS vale a pena? Saiba como financiar seu projeto via crowdfunding
Como conseguir linhas de crédito para micro e pequenas empresas?
Para conseguir linhas de crédito para pequenas empresas, o processo é semelhante a qualquer outro empréstimo. As instituições realizam uma análise aprofundada que vai desde o histórico financeiro, à renda mensal e também o que pode ser oferecido como garantia.
É justamente nestes processos burocráticos que muitas empresas acabam esbarrando, desistindo no meio do caminho ou tendo o crédito negado. Por conta disso, antes de solicitar uma linha de crédito para empresas novas é imprescindível conhecer todas as opções do mercado, avaliar qual a sua necessidade e como a linha de crédito ajudará a alcançar os seus objetivos.
O crowdfunding, por exemplo, se apresenta como uma modalidade de captação que dá aos empreendedores a possibilidade de conseguir financiamento para seus projetos por meio de plataformas autorizadas pela CVM sem burocracia, de maneira simples e prática.
Lei também: Pronampe: tudo que você precisa saber antes de solicitar o crédito
Quais as linhas de crédito para micro empresas?
Atualmente, existe uma variedade de linhas de crédito disponíveis para empresas. Confira a seguir as principais.
Financiamento
O financiamento é um tipo de crédito que possui uma finalidade específica determinada por meio de contrato, com condições que variam a depender da instituição financeira. Esse tipo de linha de crédito para empresas possui taxas de juros entre 2% e 7% ao mês.
Empréstimo com garantia
O empréstimo com garantia é uma opção de linha de crédito para empresas no qual o empreendedor precisa conceder um bem como garantia, geralmente, veículo ou imóvel, em caso de não pagamento das parcelas.
Justamente por oferecer um bem como garantia, as taxas de juros costumam ser um pouco mais baixas do que no financiamento, com prazos longos de pagamento. No entanto, o valor máximo do crédito concedido é limitado a um percentual do valor do bem negociado.
Antecipação de recebíveis
Essa modalidade de linha de crédito para micro empresas possibilita aos empreendedores receber recursos antecipadamente, mesmo aqueles que não possuem capital de giro. Apesar de atrativa, esse empréstimo é indicado apenas para cobertura de despesas a curto prazo.
Capital de giro
Essa linha de crédito para empresas possibilita aos empreendedores recursos para necessidades como pagamento de aluguel, fluxo de caixa e pagamento de salários, sem a necessidade de explicação quanto à finalidade do empréstimo.
O prazo médio de parcelamento desse tipo de empréstimo, geralmente, é de 12 meses e pode ser contratado diretamente no banco ou instituição financeira na qual o empreendedor já possui conta corrente.
Financiamento coletivo
O financiamento coletivo ou crowdfunding é uma alternativa para os empreendedores conseguirem linhas de crédito para empresas. Essa modalidade garante resultados de forma simples e rápida aos empreendedores, permitindo acesso direto ao mercado de capitais e à formação de sua própria base de investidores a partir de uma plataforma autorizada pela CVM para fazer esse tipo de captação, a exemplo da Bloxs.
Essa modalidade mostra-se vantajosa, pois um grupo de investidores financia ou se torna sócio dos projetos de interesse dos empreendedores, proporcionando resultados para ambos empreendedores e investidores.
Isso porque os empreendedores recebem os aportes de capital na modalidade equity ou dívida com condições atrativas. Em contrapartida, os investidores garantem sua rentabilidade consideravelmente maior do que as opções tradicionais existentes no mercado, como explica Rafael Rios, COO da Bloxs, plataforma autorizada a realizar esse tipo de captação:
“O crowdfunding, ou investimento participativo, é uma espécie de “minidebênture” ou “mini-IPO” em que um grupo de investidores financia ou se torna sócio de projetos do seu interesse. Em outras palavras, é uma emissão pública de um valor mobiliário e, por isso, é regulada pela CVM.”
Leia também: Financiamento para construção de imóveis: conheça as melhores opções do mercado
Como o crowdfunding pode te ajudar a obter as melhores opções de crédito para empresas?
O crowdfunding é uma ótima alternativa para os empreendedores que precisam de capital para expandir os seus negócios. Essa modalidade de financiamento possibilita a abertura para o mercado de capitais e a criação da própria base de investidores e captar recursos sem burocracia.
A Bloxs é uma plataforma 100% online e autorizada pela CVM a realizar esse tipo de captação, que possibilita a união de um grupo de pessoas para concretizar projetos. Veja o que um dos nossos ofertantes tem a falar sobre a captação via Bloxs:
Ao captar com a Bloxs, você terá todo o suporte necessário para atrair bons investidores para o seu negócio, o que irá ajudar a realizar captações mais rápidas.
Recentemente, a Bloxs realizou a maior captação permitida pela CVM. No total, 465 investidores levantaram R$ 5 milhões para a implantação de um sistema de geração fotovoltaico em Minas Gerais, e o melhor, em apenas 20 dias.
Essa pode não ser a sua necessidade, mas caso precise expandir seu negócio e não encontre crédito no mercado, a Bloxs pode te ajudar a impulsionar o seu projeto.
Saiba mais sobre como funciona o processo de captação na Bloxs no vídeo a seguir:
Se você quer entender melhor como captar recursos para expandir os seus negócios com a Bloxs, acesse o site e saiba mais!