O financiamento para construção de imóveis residenciais ou comerciais é essencial para qualquer empreendimento imobiliário, do projeto à entrega das unidades finais.
Mas as linhas de crédito tradicionais costumam ser caras, burocráticas e não cobrem etapas importantes da incorporação, como início de obras, marketing, intermediação e comercialização.
Por isso, se você quer saber como conseguir dinheiro para construir, ao lado de um parceiro que o ajude a encontrar investidores que acreditem no seu potencial, este artigo é imperdível.
Nele, vamos abordar tudo o que você precisa saber para conseguir um financiamento para construção e colocar de pé seus empreendimentos através do crowdfunding, modalidade de captação regulada pela CVM que vem revolucionando o mercado imobiliário.
Os tópicos que vamos abordar são:
Como funciona o financiamento para construção?
O financiamento para construção de imóveis comerciais e residenciais cobre apenas as despesas diretamente ligadas à produção das unidades (obras), deixando de fora todas as outras etapas da incorporação e seus custos correlacionados.
Dessa forma, o empreendedor imobiliário precisará buscar fontes alternativas para financiar atividades como:
- Propaganda e marketing;
- Montagem de stand e intermediação de vendas;
- Instalação de canteiro e início de obras;
- Capital de giro e controle de fluxo de caixa;
- Investimentos em equipamentos, sistemas de gestão e soluções para ganhos de produtividade.
As principais linhas de crédito imobiliário para incorporadoras e construtoras são oferecidas pelo chamado Plano Empresário.
Nessa modalidade, o dinheiro é liberado pela instituição financeira conforme o andamento da obra, ou seja, os recursos não são integralmente disponibilizados após a aprovação.
Quer entrar no mundo dos ativos reais? Faça parte da comunidade Bloxs no Telegram!
Além disso, o financiamento costuma cobrir até 80% do custo direto da construção, sendo que a primeira parcela só é liberada com, no mínimo, 15% dos serviços executados e 30% das unidades vendidas.
O prazo de carência é de 6 meses em média após a conclusão da obra, com até 12 meses para liquidação do financiamento com recursos próprios ou repasses das unidades (financiamento aos adquirentes).
E como funciona o financiamento de construção em terreno próprio?
As condições são as mesmas, e o empresário pode inclusive oferecer o terreno como garantia para reduzir o custo de crédito.
Qual banco financia construção de imóveis?
Os principais bancos nacionais oferecem financiamento para construtoras e incorporadoras. Confira a seguir os detalhes de cada um deles:
Financiamento para construção Caixa
A Caixa oferece aos empreendedores imobiliários o Plano Empresa para Construção Civil (PEC), ou Plano Empresário. Confira a seguir como funciona o financiamento da Caixa para construção.
Para contratar o financiamento da Caixa para construção, o empreendedor precisa apresentar o projeto imobiliário em uma agência do banco, para verificação da viabilidade econômico-financeira do empreendimento.
Nessa etapa, também será analisada a documentação da empresa e do empreendimento, considerando aspectos jurídicos e risco de crédito.
Os recursos são liberados após o início das obras e conforme o andamento da produção. Ou seja, o crédito não abrange a fase pré-obra nem os custos de comercialização das unidades.
O financiamento Caixa para construção considera o seguinte:
Sua empresa tem até seis meses de carência após a conclusão da obra e até doze meses de amortização para liquidação do financiamento utilizando recursos próprios ou os valores dos financiamentos contratados, com compradores pessoas físicas ou jurídicas.
Quer saber quanto a Caixa financia para a construção?
De acordo com a instituição, o financiamento cobre até 80% do custo direto da produção das unidades.
Financiamento para construção Itaú
O banco Itaú também oferece financiamento para construção de casas ou imóveis comerciais através do Plano Empresário.
Para a contratação, o Itaú realiza uma análise financeira da empresa, além de verificar aspectos jurídicos, socioambientais e técnicos para definir as condições do financiamento para construção.
A liquidação do saldo devedor pode ser feita através do repasse das unidades (financiamento aos adquirentes) ou recursos próprios (à vista ou em prestações).
O Itaú exige como garantias:
- Fiança dos sócios;
- Hipoteca do terreno e das benfeitorias realizadas;
- Penhor de quotas/ações;
- Penhor dos recebíveis de créditos futuros;
- Imóveis ou outras garantias.
Financiamento para construção Banco do Brasil
A linha de crédito do Banco do Brasil para construtoras e incorporadoras se chama BB Crédito Imobiliário, que oferece financiamento para produção de imóveis comerciais e residenciais destinados à comercialização.
O Banco do Brasil permite que as futuras unidades e imóveis sejam financiados ainda na etapa de construção, potencializando a velocidade das vendas e o retorno do investimento.
Financiamento para construção Santander
O Santander disponibiliza para o empreendedor imobiliário o Plano Empresário Sustentável, que oferece condições diferenciadas para empreendimentos ecoeficientes.
A linha de crédito pode ser usada por construtoras e incorporadoras que adotem tecnologias verdes em novos empreendimentos. Assim, os projetos devem contar com soluções como sistema fotovoltaico ou aquecimento solar, reuso de água e medidores independentes de água.
Crowdfunding imobiliário: solução perfeita para lançar novos empreendimentos
As construtoras e incorporadoras agora contam com aliadas para financiar suas etapas pré-canteiro e início de obras: as plataformas de crowdfunding imobiliário.
Nessa modalidade de captação, um grupo de investidores se reúne para financiar ou se tornar sócio de projetos do seu interesse, como:
- Construção e venda de casas em conjuntos habitacionais;
- Desenvolvimento, construção e operação de empreendimentos built to suit;
- Lançamento de incorporações;
- Compra de estoques imobiliários;
- Aquisição, reforma e aluguel de apartamentos, entre outros.
Saiba mais sobre as captações de crowdfunding, ou investimento participativo, no seguinte vídeo:
A Bloxs é hoje uma das principais plataformas de crowdfunding imobiliário que atuam nos termos da instrução normativa 588 da CVM.
A plataforma já concluiu com sucesso diversas captações no mercado imobiliário, ao lado de startups com grande crescimento no setor, como a Yuca, especializada em moradias compartilhadas.
Seu modelo de negócios é adquirir bons apartamentos em bairros nobres na cidade de São Paulo, reformá-los e alugá-los através da sua plataforma. Para isso, vem captando milhões de reais com a Bloxs para concretizar esses empreendimentos. Confira os números da empresa:
Clique aqui e saiba mais sobre o histórico dessa parceria de sucesso em crowdfunding imobiliário.
Se você também quer formar sua base de investidores e financiar seus projetos imobiliários, acesse agora a página de captação da Bloxs e confira o passo a passo para você participar da revolução do crowdfunding.
1 Comment
Boa tarde eu gostaria muito de fazer um financiamento para contruir os dois comodos e gostaria de saber se é possível vcs me fazer aguardo contato obg