Após um breve período de queda de juros e ampliação do crédito, as instituições financeiras voltaram a reduzir suas projeções de empréstimos e financiamentos em 2022.
De acordo com uma pesquisa encomendada pela Febraban, o saldo das operações deve crescer menos neste ano, caindo de 7,3% para 6,7%, em linha com o corte do Banco Central nas estimativas de avanço do PIB de 2,1% para 1% em 2022.
O acesso ao crédito e ao mercado de capitais é fundamental para que as empresas possam alavancar sua expansão, aumentar sua produtividade, melhorar sua estrutura de custeio e ganhar novos mercados.
E uma das melhores formas de fazer isso, diante da redução das concessões neste ano, é formar uma sólida base de investidores que acreditam no seu negócio e desejam participar do crescimento da sua empresa.
Hoje já existem plataformas de tecnologia que facilitam o acesso de pequenas e médias empresas ao mercado de capitais através de operações estruturadas, como CRI, CRA, debêntures, contratos de investimento coletivo e muito mais.
Se você deseja avaliar novas alternativas para a expansão dos seus negócios e quer encontrar um parceiro ideal para estruturar operações de crédito ou equity para sua empresa, continue a leitura deste artigo e fique por dentro dos seguintes tópicos:
Instituições financeiras revisam para baixo suas projeções de crédito
O Banco Central está fazendo um forte aperto da sua política monetária para combater a inflação, o que reduz a demanda por crédito e incentiva as empresas a buscarem alternativas para o seu crescimento.
O crédito mais caro, sem dúvida, leva as empresas a repensarem suas estratégias de atuação e avaliarem outras formas de capitalização, como a estruturação de operações de dívida institucional e até mesmo equity crowdfunding.
LEIA MAIS: Equity crowdfunding: descubra um novo jeito de investir em empresas e startups.
De fato, como ressalta uma matéria do Valor Econômico:
Executivos de instituições financeiras revisaram para baixo as perspectivas para o mercado de crédito neste ano, segundo pesquisa divulgada ontem pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). De acordo com o levantamento, o saldo de empréstimos e financiamentos deverá crescer 6,7% em 2022. A projeção anterior, coletada em novembro, indicava alta de 7,3%.
Essa redução das concessões ocorre após dois anos de crescimento atípico no volume de operações, quando os juros atingiram seu menor patamar da história, incentivando o aumento das contratações.
A expectativa dos analistas é que a taxa Selic encerre o ano acima de 12% e a inflação estoure mais uma vez o teto da meta, atingindo o patamar de 5,2%.
Diante desse cenário, o próprio BC já admite que o país crescerá menos neste ano, com os consumidores segurando os gastos e as empresas reduzindo investimentos.
Mesmo assim, o mercado espera que o país cresça 1% neste ano e que a inflação volte para o centro da meta em 2023.
Crédito ajudou a enfrentar a pandemia
O aumento do crédito foi uma das formas de auxiliar a economia do país a se recuperar do impacto da pandemia. Em 2021, por exemplo, a expectativa é que tenha havido uma incrível expansão de quase 14% nos empréstimos e financiamentos. A desaceleração deste ano reflete o cenário menos dinâmico projetado por especialistas e o próprio Banco Central.
É o que explica Rubens Sardenberg, diretor de economia, regulação prudencial e riscos da Febraban:
Os bancos irrigaram a economia com forte expansão de sua carteira, especialmente no crédito destinado às famílias, que acelerou com a reabertura das atividades econômicas em decorrência principalmente do avanço da vacinação no país.
A pesquisa da Febraban mostra que as instituições financeiras esperam uma ligeira piora nos níveis de inadimplência, porém uma queda maior na procura por crédito, em razão do forte aumento da Selic nos últimos 12 meses.
LEIA TAMBÉM: Projetos aprovados por linhas de crédito alternativas e as novas possibilidades para empreendedores
Empresas buscam novas alternativas de financiamento
Com o enxugamento das linhas tradicionais de crédito para empresas de pequeno e médio porte, os empresários passaram a priorizar formas alternativas de robustecer seu caixa e alavancar seus negócios.
Dentro desse contexto, destaca-se o trabalho de novas plataformas financeiras focadas na estruturação de operações de dívida e captações via crowdfunding.
A Bloxs é uma fintech que possui unidades especializadas na originação e estruturação de operações em ambos os segmentos e tem a missão de facilitar o acesso de pequenas e médias companhias ao mercado de capitais.
A plataforma Bloxs for Business, por exemplo, atua como um ecossistema que reúne empresas, assessores financeiros e investidores institucionais interessados em atuar no âmbito de suas teses de investimento, como:
- Energia: operações com fluxo de caixa previsível, proteção contra a inflação e upside potencial de venda através de ativos de geração de energia.
- Agronegócio: demanda constante, altamente rentável e com diversas oportunidades em diferentes modalidades e subsegmentos.
- Real Estate: operações com lastro em ativos imobiliários em diferentes estratégias e modalidades.
- Private Equity: operações em fase operacional e que visam aproveitar oportunidades de consolidação de mercado, através de fusões e aquisições.
- Crédito Empresarial: operações de crédito direto para empresas e projetos em expansão, estruturados dentro da melhor equação entre o risco e o retorno.
De acordo com Felipe Souto, CEO da Bloxs:
Nosso propósito é claro: simplificar o acesso a investimentos alternativos de qualidade, através de projetos diretamente ligados aos setores mais dinâmicos e promissores da nossa economia, seja na forma de operações estruturadas, como no caso da Bloxs for Business, seja por meio de contratos de investimento coletivo em nossa plataforma pioneira de crowdfunding.
Se você deseja abrir novas avenidas de crescimento para sua empresa, a Bloxs é a plataforma tecnológica certa para você dar seus primeiros passos no mercado de capitais através de emissões de títulos como:
- CRIs,
- CRAs,
- Debêntures,
- CICs (crowdfunding),
- CCBs
- E negócios com fundos de private equity, direitos creditórios, entre outros.
Conheça agora mesmo o processo simplificado de cadastro, análise e estruturação da Bloxs for Business e entenda como o nosso ecossistema pode ajudar sua empresa a alavancar sua expansão de forma simples, segura e desburocratizada.