O mercado financeiro está passando por uma profunda transformação, com a rápida adoção de novas tecnologias que estão mudando a forma como os participantes tomam decisões e como investidores e empresas acessam o mercado.
Inteligência artificial (IA), blockchain, big data, tokenização e automação são apenas algumas das tendências que estão liderando esse processo.
E plataformas de infraestrutura de mercado estão crescendo com a oferta de soluções que ampliam a liquidez de ativos, facilitam a captação de recursos por empresas e criam novas oportunidades, graças ao uso inovador dessas tecnologias.
Quer entender melhor o que está por trás dessa revolução e como ela pode influenciar a sua vida?
Então, continue a leitura deste artigo especial e saiba mais sobre os seguintes tópicos:
Disrupção no mercado financeiro: novas tecnologias e seu impacto
Estamos vivendo uma fase de transição no mercado financeiro, em que a tecnologia tem um papel cada vez mais importante para melhorar a eficiência, a segurança, a transparência e o acesso de investidores e empresas ao mercado de capitais.
Entre as principais inovações que estão na vanguarda dessa revolução estão a inteligência artificial (IA), a blockchain, a tokenização de ativos, o big data e a automação.
Inteligência artificial
Em termos simples, podemos dizer que a IA é a capacidade que máquinas e sistemas têm de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como reconhecimento de padrões, aprendizado, raciocínio e tomada de decisões.
Essa tecnologia já está sendo aplicada em diversas áreas do mercado financeiro, com destaque para:
- análise de dados;
- negociação algorítmica;
- gestão de portfólio;
- detecção de fraudes;
- e atendimento ao cliente.
LEIA MAIS: Tokenização, IA e blockchain: como a tecnologia irá moldar o Open Capital Market
Blockchain
Criada para descentralizar a validação e o registro de transações com criptomoedas, como o bitcoin, a blockchain elimina a necessidade de intermediários na transferência de ativos digitais, graças ao uso de smart contracts, ou contratos inteligentes.
Tudo isso é feito de forma transparente, segura e rastreável, aumentando a liquidez dos ativos, ao mesmo tempo em que facilita o acesso ao mercado a pequenos investidores em transações como:
- compra e venda de propriedades, como imóveis;
- gestão de empréstimos e seguros;
- execução de contratos de investimento;
- gerenciamento de risco e compliance, e muito mais.
LEIA TAMBÉM: iFood, tokenização e smart contracts: qual sua relação com o novo mercado de capitais?
Tokenização de ativos
É o processo pelo qual bens, serviços, direitos e produtos financeiros podem ser digitalizados e transformados em “tokens” negociados em uma blockchain.
Essa tecnologia é capaz de melhorar a eficiência e o acesso de investidores e empresas ao mercado de capitais, graças a benefícios como:
- Fracionamento: isto é, a divisão de um ativo em partes menores, tornando-o mais acessível e líquido.
- Desintermediação: ao eliminar a necessidade de intermediários, como bancos, corretoras e cartórios, que cobram taxas e burocracias para realizar as transações.
- Padronização: facilita a comparação, a avaliação e a negociação de ativos tokenizados, com base em critérios como rentabilidade, risco, localização, entre outros.
- Transparência: aumenta a transparência das transações, pois os tokens são registrados e rastreados em uma blockchain, que é uma rede pública, segura e imutável.
- Globalização: possibilita que os tokens sejam negociados sem restrições de fronteiras nacionais a qualquer momento.
A tokenização de ativos é, portanto, uma forma de democratizar e modernizar o mercado financeiro, ao oferecer mais oportunidades e vantagens para investidores e empresas.
Big data
É o termo usado para descrever o grande volume, a variedade e a velocidade de dados gerados e coletados por diferentes fontes, como redes sociais, sensores, dispositivos móveis e plataformas online.
O big data pode ser usado para extrair insights valiosos sobre o comportamento, as preferências e as necessidades dos clientes, dos mercados e dos riscos, por meio de técnicas de análise avançada, como:
- mineração de dados;
- aprendizado de máquina;
- e visualização de dados.
Automação
É a tecnologia que permite a execução de processos e tarefas de forma automatizada, sem ou com mínima intervenção humana, por meio de softwares, robôs e dispositivos inteligentes.
A automação pode ser usada para aumentar a produtividade, a qualidade e a eficiência das operações financeiras, como:
- negociações;
- liquidações;
- compensações;
- auditorias;
- e relatórios.
Aplicações dessas novas tecnologias no mercado financeiro
Todas essas inovações estão sendo aplicadas, com o intuito de melhorar a eficiência das operações financeiras, ao automatizar tarefas manuais, reduzir erros, aumentar a velocidade das transações e fornecer insights por meio da análise de dados.
Entre os exemplos da sua aplicação nos mercados, podemos destacar:
Novos produtos e serviços financeiros
A IA vem sendo utilizada para oferecer uma variedade de produtos e serviços financeiros, como consultoria e gestão de investimentos, além de permitir a análise, recomendação e acompanhamento de posições.
No caso da blockchain, ela pode ser utilizada para criar mercados peer-to-peer, que eliminam a necessidade de intermediários e reduzem os custos e os riscos de contraparte.
A Bloxs, por exemplo, usa a tokenização e automação de processos para reduzir custos e melhorar a eficiência de operações antes consideradas inviáveis no mercado de capitais, dentro do arcabouço regulatório previsto pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
De acordo com Jessica Mota, diretora de desenvolvimento de negócios (CBDO) da Bloxs:
“Hoje, existem muitos processos redundantes executados por vários participantes, o que eleva os custos das operações e gera ineficiências. Com a adoção da blockchain, podemos substituir várias dessas funções por protocolos automatizados, tornando as transações mais transparentes e eficientes.”
Menos custos e burocracia
Outro exemplo em que a Bloxs utiliza a tecnologia para simplificar, agilizar e reduzir custos e burocracias no processo de emissão de títulos estruturados é a aplicação da automação para integrar sistemas legados, cumprir normas regulatórias e melhorar a experiência dos usuários das suas plataformas.
Guilherme Mello, RPA Developer da Bloxs, foram implementadas recentemente diversas atualizações no processo de submissão e verificação de documentos para análise de propostas de captação de recursos que reduziram drasticamente o tempo de resposta ao cliente:
“A automação do checklist de documentos reduziu o tempo de resposta a uma proposta de captação de dias para poucos minutos, liberando recursos e capital humano para outras áreas críticas da empresa.”
SAIBA MAIS: Ágil e sem complicações: Bloxs implementa automação que reduz para 6 minutos o tempo de resposta ao cliente
Liquidações e compensações
Outro campo de uso dessas inovações é a realização de liquidações e compensações de forma mais ágil, segura e transparente, por meio de sistemas integrados, registros distribuídos e smart contracts.
Exemplo disso é que a inteligência artificial pode ser aplicada no monitoramento e gerenciamento de fluxos de caixa e de ativos, bem como para detectar e prevenir fraudes e erros.
A blockchain, por sua vez, pode ser empregada para registrar e validar as transações de forma imutável e compartilhada, bem como para automatizar as obrigações e os pagamentos por meio de contratos inteligentes.
Por fim, a automação pode ser usada para acelerar e sincronizar as liquidações e compensações, reduzindo os prazos e os riscos operacionais.
Análise de dados
Com isso, é possível realizar uma análise de dados mais profunda, ampla e dinâmica, por meio de ferramentas de coleta, processamento, armazenamento e visualização de dados.
O big data pode ser usado, a fim de obter informações sobre o comportamento, as preferências e as necessidades dos clientes, dos mercados e dos riscos, por meio de dados estruturados e não estruturados, provenientes de fontes internas e externas.
Além disso, a IA possibilita a aplicação de técnicas de mineração de dados, machine learning e visualização de dados, de modo a gerar ideias, predições e recomendações.
Já a automação facilita e agiliza o acesso, a integração e a atualização dos dados, gerando ainda relatórios e alertas.
Democratização do acesso ao mercado financeiro
Diante de tudo o que vimos, não há dúvidas de que a tecnologia está tendo um papel fundamental para democratizar o acesso ao mercado financeiro, ao permitir que pequenos investidores e empresas participem de forma mais ativa e eficiente.
Não apenas isso, mas elas estão tornando viáveis operações que antes eram negligenciadas, como captações estruturadas de menor porte, como:
- Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs);
- debêntures;
- notas comerciais;
- contratos de investimento coletivo (CICs), entre outros.
A Bloxs busca reduzir os obstáculos que impedem o acesso de investidores e empresas ao mercado de capitais, por meio de uma plataforma digital que oferece soluções de originação, estruturação, distribuição e acompanhamento de operações estruturadas.
Seu ecossistema utiliza a tecnologia para simplificar, agilizar e reduzir os custos e as burocracias envolvidos no processo de emissão de títulos estruturados, permitindo que investidores e empresas participem de ofertas públicas e privadas de forma simples, segura e econômica.
Desafios e oportunidades
Não é preciso dizer que a adoção de novas tecnologias no mercado financeiro também traz desafios e oportunidades, exigindo a adaptação das empresas e aumentando a competitividade do setor.
Nesse sentido, é preciso ter especial atenção com a segurança cibernética, devido à maior exposição de instituições financeiras a ameaças que podem comprometer a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade dos dados e dos sistemas.
Da mesma forma, a regulamentação deve acompanhar as mudanças e as inovações do setor, permitindo que seus benefícios alcancem todos os participantes e aumente a eficiência do setor, promovendo o desenvolvimento econômico.
As organizações também precisarão se adaptar em termos de estrutura, cultura e capacitação, muitas vezes repensando seus modelos de negócio, processos e estratégias.
Conclusão
As novas tecnologias estão trazendo enormes vantagens para o mercado financeiro, como mais rapidez, precisão, transparência e acessibilidade, mas também desafios, como complexidade e regulamentação.
As empresas precisam se adaptar e inovar para se manter competitivas e eficientes. Para isso, podem contar com a Bloxs, que está na vanguarda da inovação no mercado de capitais, ao oferecer uma infraestrutura tecnológica e regulatória completa para reduzir custos, acelerar captações e criar oportunidades.
Para gestores de recursos e investidores, a Bloxs não apenas amplia o acesso a oportunidades exclusivas, como também aprofunda a liquidez dos ativos e cria novos canais de distribuição.
Cadastre-se agora mesmo em nossa plataforma e participe de um ecossistema que reúne investidores, empreendedores e parceiros com soluções únicas para o seu sucesso e crescimento.