Você sabe o que é alavancagem financeira? Expressão comum no mercado financeiro, principalmente em empresas, a alavancagem é uma maneira utilizada por investidores e empreendedores para impulsionar a rentabilidade e aumentar o patrimônio.
Mas no que consiste a alavancagem? Como ela funciona? Quais os riscos envolvidos? Ao longo deste artigo você entenderá mais sobre o assunto e também conhecer outras alternativas simples para expandir os negócios ter acesso ao mercado de capitais e formar a sua própria base de investidores, como o crowdfunding.
O que é alavancagem no mercado financeiro?
Para entender o conceito de alavancagem financeira podemos pensar no significado da palavra alavancagem: segundo o dicionário Aurélio, é “ato ou efeito de alavancar”, ou seja, a ação de mover ou levantar. Uma alavanca, por exemplo, é usada para levantar objetos com menos esforço.
No cotidiano, podemos entender alavancagem como o ato de aplicar uma força maior sobre algo ou alguém com o propósito de alcançar um grande resultado, sem que para isso seja necessário um esforço desproporcional.
No contexto do mercado financeiro o conceito é semelhante. A alavancagem financeira consiste na utilização de recursos de terceiros para aumentar os seus lucros em um investimento. Este é considerado um recurso para os investidores de renda variável, que é aquela na qual você não consegue mensurar a rentabilidade antes de fazer a aplicação, e também para os empreendedores que precisam de recursos para investir em seus negócios.
Apesar da possibilidade de obter ganhos altos, esse recurso não oferece nenhum tipo de garantia ao investidor, ao contrário, os riscos também serão potencializados. Portanto, o investidor estará exposto a uma operação que pode dar certo ou não.
A alavancagem no mercado financeiro funciona como um crédito especial, no qual você precisa depositar uma garantia em dinheiro ou ativos e, caso não pague no período determinado, será impactado com juros e perda do capital.
É importante frisar que, apesar de ser um recurso popularmente conhecido no mercado financeiro, a alavancagem também pode ser útil para empreendedores, ao contraírem empréstimos bancários ou emitindo debêntures.
O que é uma operação alavancada?
Diante do que foi apresentado no tópico anterior, podemos afirmar que uma operação alavancada possibilita que o investidor movimente volumes financeiros bem acima do que ele possui e, assim, aumentar sua possibilidade de ganhos.
A alavancagem no mercado financeiro pode ser realizada na Bovespa, com ações, na BM&F, com contratos de dólar e índice e também nas empresas. Podemos destacar as principais vantagens de uma operação alavancada são a chance de impulsionar os ganhos, mesmo com pouco recurso, e a possibilidade de obter esses ganhos em um prazo curto.
LEIA TAMBÉM: Investidor anjo: saiba o que é e como levantar capital para sua empresa
Como funciona a alavancagem?
Agora que você já entende o conceito da alavancagem financeira, deve estar se perguntando como ela funciona na prática. Existem diferentes estratégias de alavancagem, confira a seguir quais são.
Day trade
A operação day trade tem como objetivo principal ter lucro de maneira rápida, beneficiando-se das oscilações no preço das ações da bolsa. Essa estratégia de alavancagem consiste em realizar várias em operações de curto prazo, que podem durar até minutos. Caso dê certo, os resultados podem ser ótimos, mas em caso de perda, também serão potencializados.
Assim, é imprescindível conhecer o mercado e principalmente os riscos envolvidos, observando os padrões e aplicando teorias para avaliar as tendências de oscilações.
Mercado Futuro
O Mercado Futuro é o ambiente da bolsa que permite a negociação de derivativos, contratos baseados em ativos com preços definidos para uma data futura. Quem opera esses contratos também pode usar a alavancagem em suas operações, onde é possível operar índices, dólar, milho, café e outros ativos e commodities.
Da mesma forma que acontece no day trade, a alavancagem financeira pode ser usada com o propósito de aumentar o volume de negociação de determinado derivativo e, caso haja lucro, este será ampliado de maneira proporcional ao montante alavancado.
Operações de venda a descoberto (short selling)
Também conhecida como operar vendido, a venda a descoberto consiste na prática de ganhar com a queda de uma ação a partir da venda de um ativo mesmo sem tê-lo e da recompra quando ele estiver mais barato.
Porém, caso a operação não seja concluída no mesmo pregão, o investidor precisará alugar o mesmo papel de alguém que efetivamente o possua. Por outro lado, se a expectativa se concretizar, será possível comprar as ações por um preço menor para devolver o aluguel e lucrar com a diferença.
Alavancagem no meio empresarial
Os empreendedores podem usar a alavancagem para impulsionar a situação financeira do seu negócio. Apesar de ser uma estratégia válida, é importante destacar que ela oferece riscos com relação à criação de dívidas.
Isso porque existem juros envolvidos nessas transações, então, apesar da possibilidade de retorno ser maior quanto maior for a alavancagem, os riscos de dívidas também são maiores. Dessa forma, usar a alavancagem no âmbito empresarial requer muito cuidado e planejamento para evitar problemas futuros.
Existe também a chamada alavancagem operacional, que ocorre quando o empreendedor deseja impulsionar suas vendas criando novos produtos a partir de empréstimo ou financiamento.
LEIA TAMBÉM: Captação de recursos: como expandir o seu negócio via crowdfunding
Como calcular a alavancagem?
O grau de alavancagem (GAF) é um indicador importante que consegue medir e evidenciar os riscos de uma empresa ao escolher obter o capital de terceiros. Ao utilizar a estratégia da alavancagem o empreendedor precisa estar preparado para o risco financeiro envolvido e suas consequências para o seu negócio em curto, médio e longo prazos.
Mas, então, qual o grau de alavancagem deve ser calculado para uma empresa? Os empreendedores precisam saber que o GAF deve ser calculado e associado a algumas variantes na área financeira e administrativa de uma empresa seguindo a fórmula a seguir.
Fórmula para alavancagem financeira:
GAF = Retorno sobre o Patrimônio Líquido (RPL) / Retorno sobre o Ativo Total (RAT)
O valor do RPL é calculado a partir da relação entre o lucro líquido e o patrimônio líquido. Já o valor do RAT é obtido por meio do cálculo dos lucros da empresa após o Imposto de Renda e antes dos juros em relação ao ativo total da empresa.
Caso o valor final dos cálculos seja igual a 1, o risco financeiro da empresa é baixo. Se valor final do GAF for menor do que 1, a alavancagem da empresa é considerada favorável, mas se for maior que 1, pode ser algo negativo para empresa, portanto, a condição é considerada desfavorável.
Você pode estar se perguntando: é possível minimizar os riscos da alavancagem? Confira a resposta no tópico a seguir!
Quais os riscos da alavancagem?
Conforme reforçado ao longo do texto, a alavancagem financeira oferece riscos para os empreendedores. É fundamental, antes de tomar a decisão de optar por essa estratégia, realizar estudos do mercado, ter um planejamento estratégico bem estruturado e acompanhar o capital da empresa.
Deve-se analisar um conjunto de fatores que não dependem apenas da expectativa do empreendedor quanto à rentabilidade, mas principalmente dos custos desse empréstimo.
Mas essa não é a única modalidade que os empreendedores possuem para alavancar os seus negócios. Existem alternativas no mercado que possibilitam, de maneira simples, fácil e sem burocracia, obter os recursos necessários. Uma delas é o crowdfunding, que explicaremos a seguir.
Como o crowdfunding pode alavancar os negócios?
O crowdfunding é uma alternativa vantajosa que tem conquistado cada vez mais adeptos. Também conhecido como investimento participativo ou financiamento coletivo, o crowdfunding consiste na união de pessoas para realizar projetos.
Como funciona? No crowdfunding, um grupo de investidores financia ou se torna sócio dos projetos do seu interesse, o que gera benefícios para todos os envolvidos. Você, enquanto empreendedor, conseguirá o aporte de capital que necessita na modalidade equity ou dívida com condições atrativas para colocar em prática seus projetos; os investidores garantem uma rentabilidade maior do que as opções tradicionais do mercado.
Essa modalidade possibilita acesso direto ao mercado de capitais e a criação da sua própria base de investidores, sem precisar enfrentar toda a burocracia dos demais tipos de captação de recursos existentes no mercado.
Isso pode ser feito por meio de plataformas, como a Bloxs, 100% online e autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a realizar esse tipo de captação.
A Bloxs possui expertise no mercado com a realização de diversos projetos em diversos segmentos. Para se ter uma ideia, a Bloxs realizou, recentemente, a maior captação permitida pela CVM: foram R$ 5 milhões para a implantação de um sistema de geração fotovoltaico em Minais Gerais, levantados por 465 investidores em apenas 20 dias.
Confira a seguir o depoimento de um empreendedor que decidiu captar via Bloxs:
Portanto, se você é empreendedor e está em busca de recursos para alavancar o seu negócio, entre em contato conosco.