Luiz Barsi Filho é o maior investidor pessoa física da Bolsa de Valores brasileira. Nascido em março de 1939, o investidor paulistano é economista e advogado e construiu uma fortuna de cerca de 2 bilhões de reais com uma filosofia única de investimentos.
Apesar de ser um bilionário e ser considerado, por muitos, como “O Rei da Bolsa”, Luiz Barsi chama atenção pelo seu jeito simples e humilde.
Quer entrar no mundo dos ativos reais? Faça parte da comunidade Bloxs no Telegram!
Ao mesmo tempo que é um dos homens mais ricos do país, o investidor abre mão de carros de luxo e anda, de segunda a sexta, de metrô na capital paulista. Algo completamente fora do comum para um homem que acumula um patrimônio bilionário.
Neste texto falaremos sobre a história de vida de Luiz Barsi, sua trajetória profissional, filosofia de investimento e muito mais.
Luiz Barsi | História de Vida
Filho de imigrantes espanhóis, Luiz Barsi nasceu em São Paulo no ano de 1939. Com apenas um ano de idade, enquanto morava em um cortiço no bairro do Brás, sofreu uma tragédia familiar e perdeu o pai.
Aos nove anos, para ajudar em casa, começou a trabalhar como engraxate no Centro de São Paulo.
Posteriormente, aos quatorze anos, conseguiu um emprego em uma corretora e começou sua trajetória no mundo dos investimentos.
Formou-se em Estrutura e Análise de Balanços e Economia pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo. Além disso, possui diploma de Direito pela Faculdade de Varginha.
Entre 1970 a 1988, foi editor de economia e mercado de capitais do Jornal Diário Popular. De 1989 a 1992, foi editor de mercado da Revista Marketing.
Começou a trabalhar com apenas 9 anos a fim de construir seu patrimônio.
Atualmente, Luiz Barsi diz que não pensa em se aposentar e ainda acompanha o mercado diariamente.
LEIA TAMBÉM: Quem é o megainvestidor Jorge Paulo Lemann?
Luiz Barsi e sua Filosofia de Investimento
Há 47 anos, Luiz Barsi desenvolveu a estratégia que batizou de “Carteira de Previdência”, ou seja, investia basicamente em empresas pagadoras de bons – e frequentes – dividendos.
O foco do investidor foi, desde esse primeiro momento, investir pensando no longo prazo.
Já pensou em investir em startup com retorno alvo de +20% a.a.? Cadastre-se em nossa lista de interesse!
Luiz Barsi relata que quando iniciou o seu projeto previdenciário, era um jovem com poucos recursos. Entretanto, algo o diferenciava. O investidor sabia, desde então, que para se aplicar em ações era necessário investir, sentimentalizando a parceria nos negócios, além de muita disciplina e paciência.
Segundo Luiz Barsi, essas duas características (disciplina e paciência) são fundamentais para todos que desejam ter sucesso investindo em ações, assim como todos aqueles que pretendam formatar um portfólio previdenciário.
LEIA TAMBÉM: Roberto Justus: qual o segredo desse megainvestidor?
O Rei dos Dividendos
Conhecido como o “rei dos dividendos”, Barsi tem algumas frases conhecidas como:
“Eu não invisto em ações da bolsa. Eu compro participações em empresas com bons projetos. Gosto de companhias tradicionais e só compro as ações quando os preços estão em queda, nunca em alta.”
Luiz Barsi sempre deixou claro seu posicionamento e filosofia de investimento. O brasileiro é chamado, por muitos, de “Warren Buffett brasileiro”, devido a similaridade de seus hábitos simples e lógica que investem.
Ambos acreditam naquela que é uma das mais respeitadas filosofias de investimento que existe, o Value Investing.
LEIA MAIS: A arte do value investing
O conceito, popularizado e difundido por Warren Buffett, é utilizado por Luiz Barsi na hora de escolher uma opção de ativo para se investir.
“Examine bem os fundamentos da empresa e conheça-a bem. Ou seja, veja o histórico de dividendos, sua saúde financeira, a perspectiva daquele setor, o comprometimento do gestor. Seja chato.”
Barsi acredita, dessa forma, que ninguém fica rico por acaso ou especulando na bolsa de valores. Fundamentos são os principais indicadores que mostrarão para o investidor se há, ou não, potencial em uma empresa.
Se você pretende investir em busca de riqueza rápida, procure outra aplicação que não as ações, mesmo porque o segmento acionário não lhe será favorável. Portanto, fuja da bolsa.”
Tanto Barsi quanto Buffett acreditam nos seguintes pontos para validar se um projeto empresarial será vantajoso para o investimento no longo prazo.
Dicas de Barsi
- Invista em setores perenes e com maior segurança (como transmissão e distribuição de energia, papel e celulose, setor bancário, etc).
- Comece pequeno e nunca pare. Como dizia o ditado: “de grão em grão, a galinha enche o papo”. Você somente irá conquistar um patrimônio considerável se compreender que é somente a visão a longo prazo que te levará até ela.
- Foco em boas pagadoras de dividendos. Invista em empresas com a mentalidade de permanecer com suas ações para receber seus dividendos e juros sob capital próprio. Lembrando que o valor recebido deve ser utilizado para o reinvestimento em ações.
- Fuja de produtos bancários. Não coloque seu dinheiro em investimentos sugeridos pelo gerente do seu banco que, normalmente, são atrelados a taxa Selic, inflação e índices do gênero.
LEIA TAMBÉM: Está investindo em ações no longo prazo? Talvez não seja uma boa ideia…
Aprenda com Luiz Barsi e invista como ele
O maior investidor pessoa física do Brasil deixa muitas lições a serem seguidas por pessoas comuns que desejam ganhar dinheiro investindo na bolsa.
Em conclusão, ficaremos com mais alguns ensinamentos do ‘Rei da Bolsa’. Com certeza, eles serão de extrema-valia para o investidor, seja ele de primeira viagem ou aquele que deseja dar um passo além em seus rendimentos.
Em entrevista à “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”, Luiz Barsi relatou:
“Eu não tinha dinheiro no início. Morava em um cortiço no Brás quando era pequeno. Você precisa olhar a bolsa como um projeto de longo prazo, lá para frente. Quando comecei, comprei 100 ações por centavos, depois mais 200 ações. Comprava todos os meses. Em 10 anos eu já estava aposentado, independente financeiramente, só com o dinheiro que recebia mensalmente dos dividendos. Não conheço ninguém que ganhou dinheiro especulando na Bolsa, que ganhou dinheiro comprando opções, que ganhou dinheiro com estratégias de alavancagem.“
Em suma, podemos dizer que, segundo os ensinamentos de Luiz Barsi, se o seu objetivo é “dinheiro fácil e rápido”, fuja da bolsa de valores.
LEIA TAMBÉM: Faltam ativos reais na sua carteira? Veja quanto está deixando de ganhar…
Se você busca fugir os investimentos tradicionais, conheça a Bloxs, uma grande oportunidade de investir nos investimentos alternativos, opção para reduzir sua exposição a volatilidade das ações por meio do investimento na economia real, conhecido como ativos reais, que se tornou a estratégia de investidores para balancear a carteira de investimentos. Entre elas está o crowdfunding (também financiamento coletivo), através da modalidade equity ou dívida. Cadastre-se e conheça nossas ofertas!
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs