Conhecer o mercado de capitais é fundamental tanto para quem já é investidor quanto para quem está começando a adentrar o mundo dos investimentos. Isso porque ele faz parte da estrutura financeira do país, e por meio dele são negociadas as chamadas ações.
Mas como funciona o mercado de capitais? Qual a sua importância? Como investir ou captar recursos no mercado de capitais? Ao longo deste artigo, essas e outras dúvidas comuns relacionadas ao tema serão respondidas. Confira!
- O que é mercado de capitais?
- Qual a importância do mercado de capitais?
- Como funciona o mercado de capitais?
- Quais são os ativos negociados no mercado de capitais?
- Mercado primário e mercado secundário
- Qual o papel da bolsa de valores no mercado de capitais?
- Como captar recursos via mercado de capitais?
- O que é necessário para investir no mercado de capitais?
O que é mercado de capitais?
Conforme adiantado na introdução deste artigo, o mercado de capitais faz parte da estrutura financeira do país, sendo responsável por intermediar as negociações entre quem deseja investir recursos e quem busca captá-los para expandir negócios ou financiar projetos. Portanto, trata-se de um mercado que realiza negociações de ativos financeiros.
Apesar da sua finalidade, o mercado de capitais não pode ser confundido com um tipo de empréstimo, pois as negociações realizadas em nada se parecem com as operações de crédito tradicionais, e sim por meio de ativos, como os títulos de dívida, que são as debêntures e as ações.
Qual a importância do mercado de capitais?
Atualmente, as pessoas estão cada vez mais interessadas em investir o seu dinheiro para obter maiores lucros e rentabilidade. Prova disso foram os 4,2 milhões de investidores pessoas físicas na bolsa de valores, segundo dados de fevereiro deste ano da B3.
O mercado de capitais dá essa possibilidade permitindo que títulos emitidos por pessoas jurídicas sejam negociados, juntando pessoas físicas que precisam de recursos para financiar projetos e empresas que desejam investir em negócios promissores.
Quer entrar no mundo dos ativos reais? Faça parte da comunidade Bloxs no Telegram!
Tudo isso contribui para o fortalecimento da economia do país, gerando novos negócios, novos empregos e movimentando o segmento, contribuindo também para que investidores consigam diversificar a sua carteira de investimentos e, por consequência, obter maiores rendimentos.
Como funciona o mercado de capitais?
Agora que você já entendeu o que é mercado de capitais e sua importância para a economia do país, pode estar se perguntando como funciona na prática.
No mercado de capitais, são realizadas negociações de diversos ativos financeiros, como letras financeiras e debêntures, ações, commodities, derivativos e moedas. Conforme já mencionado, ele se constitui basicamente daqueles que desejam captar recursos e de quem quer investir.
Aqueles que buscam captar recursos podem ser pessoas físicas, empresas ou qualquer instituição que queira valores para realizar investimentos, financiar projetos ou pagar despesas. Já os poupadores de recursos ou investidores podem ser investidores pessoas físicas, seguradoras, fundos de pensão ou outra instituição. Mas quem regula esse mercado?
É aí que entra a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e sua importância para o mercado de capitais. Trata-se do órgão regulador que fiscaliza o mercado de capitais e estabelece normas para as empresas que participam desse mercado. Caso as regras não sejam cumpridas, os envolvidos poderão ser punidos.
Quais são os ativos negociados no mercado de capitais?
No mercado de capitais, é possível negociar ativos de renda fixa e renda variável. Entenda melhor nos tópicos a seguir:
Renda fixa
No investimento de renda fixa, o investidor consegue ter um previsão maior quanto à rentabilidade ao final do período. Portanto, ela pode ser prefixada, que é quando o investidor consegue mensurar o valor exato do seu investimento no fim da aplicação (5% ao ano, por exemplo); ou pós-fixada, que é quando o rendimento se relaciona com um índice da economia, como o CDI.
Podemos citar como exemplos de renda fixa:
- CDB;
- CRI e CRA;
- Títulos do Tesouro Direto;
- Debêntures;
- Letras de Crédito (LC), LCIs e LCAs.
LEIA MAIS: Renda fixa que paga +200% do CDI: o que a propaganda não diz para você
Renda variável
Neste tipo de investimento, o investidor não consegue mensurar quanto vai receber de retorno em determinado período. Por ser muito volátil, possui também um maior risco, visto que pode-se ganhar ou perder dinheiro de maneira rápida.
Os fundos imobiliários, as ações, o mercado futuro, os fundos de investimento e as notas comerciais são alguns exemplos.
Mercado primário e mercado secundário
Vale destacar ainda que o mercado de capitais é dividido em mercado primário e mercado secundário:
- Mercado primário: onde ocorre a oferta inicial de capital das empresas, portanto a compra de ativo é feita diretamente do emissor;
- Mercado secundário: são as negociações dos valores mobiliários entre os investidores, ou seja, a compra ou venda dos ativos é realizada diretamente entre os investidores.
Entenda melhor sobre os tipos de mercado a seguir!
Qual o papel da bolsa de valores no mercado de capitais?
A bolsa de valores é de suma importância para o mercado de capitais, visto que nela são negociadas as ações e outros títulos. Esse processo ocorre, resumidamente, a partir de 3 etapas:
- Oferta pública inicial;
- Mercado primário;
- Mercado secundário.
Na Oferta Pública Inicial – Initial Public Offering (IPO) – ocorre o lançamento das ações de uma empresa no mercado de capitais. A partir daí, pessoas físicas ou jurídicas podem adquirir as ações diretamente da empresa (mercado primário) e todo o valor captado com as vendas iniciais é repassado à empresa.
Na sequência, quem comprou as ações do mercado primário pode vendê-las em qualquer período para quem quiser comprá-las. Esta negociação passa a ser realizada pelos investidores, sem participação direta da empresa (mercado secundário). Portanto, os valores acordados na transação são repassados dos compradores para os vendedores.
LEIA TAMBÉM: Por que tantas empresas estão cancelando IPOs e buscando investidores privados?
Como captar recursos via mercado de capitais?
Captar com o mercado de capitais geralmente não é uma tarefa fácil, isso porque envolve etapas que, na maioria das vezes, as empresas não sabem executar por conta própria. Essas etapas envolvem:
- Avaliar o instrumento mais adequado para captar o recurso necessário;
- A estruturação desse instrumento de crédito;
- Distribuição para investidores interessados.
A boa notícia é que a Bloxs, por ser um hub de negócios, utiliza Inteligência Artificial para encurtar o caminho entre o empreendedor e o mercado de capitais.
A Bloxs possui uma infraestrutura completa para estruturar operações, além de distribuir para grandes fundos ou pequenos investidores com interesse no negócio. Se a sua necessidade é captar recursos, basta clicar no botão abaixo!
Busca Recursos no Mercado de Capitais?
Deixe o nosso algoritmo encontrar investidores para você!
O que é necessário para investir no mercado de capitais?
Investir no mercado de capitais pode ser muito mais fácil do que você imagina. Primeiramente, é importante definir quais são os seus objetivos, pois a partir disso pode-se definir qual o tipo de investimento ideal.
Depois, se cadastrar em plataformas 100% digitais, como a Bloxs, que já captou mais de R$ 100 milhões desde a sua criação em 2018, escolher os ativos com base no seu perfil de investidor e enviar o seu pedido.
A Bloxs oferece aos investidores oportunidades antes restritas aos donos de grandes fortunas, como investimento em startups, cabeças de gado, usinas solares e créditos de carbono, sendo considerada a maior plataforma de crowdfunding do país, permitindo que qualquer pessoa possa diversificar sua carteira de ativos reais de alta qualidade.