O que é CRA? Certificado de Recebíveis do Agronegócio é uma alternativa de investimento para quem acompanha agronegócio. Isso porque o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial do setor, com exportações já ultrapassaram a marca dos USD 100,7 bilhões.
Ao adquirir o CRA, o investidor contribui indiretamente para a compra de insumos, maquinários e produtos relacionados ao setor. Mas o que significa CRA no mundo dos investimentos?
Trata-se de um título de renda fixa lastreado em recebíveis originados de negócios relacionados ao agronegócio, como produtores rurais ou suas cooperativas, e terceiros, como empréstimos ou financiamentos relacionados à produção, comercialização ou insumos agropecuários.
Neste artigo você vai entender o que é CRA, como funciona, quais as vantagens de investir nesse certificado e como a Bloxs pode te ajudar a montar um CRA.
- O que é um CRA?
- Como funciona um CRA?
- Quais os tipos de CRA?
- Quem emite um CRA?
- Como investir em um CRA?
- Vantagens e desvantagens do CRA
- Quais os CRAs listados na B3?
- Qual a tributação de um CRA e como declarar no Imposto de Renda?
- CRA x CRI
- CRA x LCA
- Como vender um CRA?
- O que é necessário para criar um CRA?
- Como montar um CRA com a Bloxs?
O que é um CRA?
Conforme explicado no início deste artigo, CRA, que é a sigla de Certificado de Recebíveis do Agronegócio, é um investimento de renda fixa que tem por finalidade financiar o agronegócio que é um dos setores mais importantes do país, principalmente por ter grande participação no resultado total do Produto Interno Bruto (PIB).
Para se ter uma ideia, em 2021, o PIB brasileiro alcançou R$ 8,7 trilhões. Desse total, 2,4 trilhões vieram do complexo agroindustrial de acordo com dados do Cepea/CNA, o que representa 27,4% do PIB do país.
Mas, na prática, o que é um CRA? Esse certificado de recebíveis é um título de renda fixa que representa uma promessa de pagamento futuro em dinheiro. É uma ótima opção para aqueles investidores que fazem investimentos de longo prazo.
Como funciona um CRA?
Um CRA pode ser emitido apenas por securitizadoras de créditos creditórios do agronegócio, que tem o objetivo de adquirir e securitizar os direitos creditórios, sendo responsáveis pela emissão e colocação desse CRA no mercado financeiro e de capitais.
Em suma, a secutirizadora é responsável por “empacotar” esses créditos como títulos de renda fixa. Vale frisar que o lastro do CRA precisa ter o tamanho e prazo da emissão ao qual está atrelado para que os investidores não fiquem descobertos.
Para compreender melhor, imagine uma empresa do setor agropecuário que precisa de recursos para investir em insumos e produtos para aumentar sua comercialização. Para que esse projeto seja financiado, a empresa contrata uma securitizadora para adiantar esse valor necessário, como um empréstimo.
A securitizadora, por sua vez, vai transformar essa dívida em títulos de renda fixa – os CRAs –, e depois ofertá-los no mercado para que sejam comprados por investidores que buscam retorno financeiro em troca.
Quais os tipos de CRA?
É possível investir em três tipos de CRA:
- Prefixado: nesse tipo de CRA, o investidor consegue prever qual será sua remuneração desde o momento em que compra o certificado. Dessa maneira, é possível calcular exatamente a sua rentabilidade em reais a partir da taxa de juros que receberá ao longo do tempo até o vencimento do título;
- Pós-fixado: nesse caso, o investidor sabe qual indicador servirá de referência para a remuneração desde o início, que pode ser o CDI (principal índice de rentabilidade da renda fixa) ou a Selic (taxa básica de juros), por exemplo. Porém, a rentabilidade é desconhecida, afinal, vai depender das variações do indicador. Em geral, o retorno dos CRAs é um percentual indicador de referência, como 110% do CDI ou 90% da Selic ao ano;
- Híbrido: esse tipo de CRA também acompanha um indexador econômico, com uma taxa acrescida. Esse indexador por ser o CDI IGP-M ou IPCA (inflação).
A seguir entenda como emitir cra.
Quem emite um CRA?
Muitos perguntam quem pode emitir certificado de recebíveis do agronegócio cra, o fato é que o Certificado de Recebíveis do Agronegócio é emitido por companhias securitizadoras. Portanto, se uma empresa precisa levantar capital para transformar créditos em títulos para serem vendidos aos investidores, ela precisa solicitar um empréstimo antecipado e a securitizadora transforma esse empréstimo em ativos e os oferecem aos investidores como títulos.
Os investidores de CRAs podem ser tanto pessoas físicas como jurídicas.
Agora se ao invés de emitir CRA, você deseja investir, veja abaixo:
Como investir em um CRA?
Para quem deseja investir em um CRA, o primeiro passo é escolher uma plataforma autorizada. Em seguida, descobrir o seu perfil de investidor, se conservador, moderado ou agressivo. Por fim, avaliar os rendimentos e garantias, prazos e riscos.
Investir em CRAs de alta qualidade com uma excelente relação de risco/retorno pode ser feito no Marketplace da Bloxs. Aqui, você encontra operações estruturadas e investimentos alternativos diretos.
Para começar a investir, basta se cadastrar na Bloxs e acessar o Marketplace. Nossa plataforma permite que você filtre as operações por tipo de ativo, setor, prazo e outras características relevantes.
Cada oportunidade de investimento oferece informações detalhadas sobre a estrutura do ativo, o retorno esperado, os riscos associados e a documentação necessária para uma análise aprofundada.
Vantagens e desvantagens do CRA
Podemos destacar como principal vantagem do CRA a rentabilidade e a isenção do Imposto de Renda, portanto, a remuneração é líquida. É uma ótima opção para quem deseja fazer um investimento de médio e longo prazo.
Como desvantagens, podemos citar a liquidez restrita, o que pode dificultar para aqueles que precisam do dinheiro de volta antes da data de vencimento; e o fato dos papéis não serem cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Quais os CRAs listados na B3?
- Altere Securitizadora S.A.
- Brazil Realty Cia Securit. Créd. Imobiliários
- Brazilian Securities Cia Securitizacao
- Brpr 56 Securitizadora Cred Imob S.A.
- Eco Securitizadora Direitos Cred Agronegócio S.A.
- Gaia Impacto Securitizadora S.A.
- Octante Securitizadora S.A.
- Opea Securitizadora S.A.
- Patria Cia Securitizadora de Cred Imob
- Pdg Companhia Securitizadora
- Planeta Securitizadora S.A.
- Polo Capital Securitizadora S.A
- Real Ai Pic Sec De Creditos Imobiliario S.A.
- True Securitizadora S.A.
- Vert Companhia Securitizadora
- Virgo Ii Companhia De Securitizacao
Qual a tributação de um CRA e como declarar no Imposto de Renda?
O CRA é isento da cobrança de Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre os rendimentos para pessoa física. Já para pessoa jurídica, os rendimentos seguem a tabela regressiva:
- 22,5% até 180 dias corridos;
- 20,0% entre 181 e 360 dias corridos
- 17,5% entre 361 e 720 dias corridos;
- 15,0% após 720 dias corridos.
Apesar de ser isento do IR, é preciso informar à Receita Federal os rendimentos e saldos. Para isso, é necessário seguir os seguintes passos:
- Acessar a ficha “Bens e Direitos”, selecionar o grupo “04 – Aplicações e Investimentos” e em seguida o código “03 – Títulos isentos de tributação”;
- Em seguida, deve-se informar os dados sobre o saldo investido no período em questão, bem como as informações da instituição financeira, como nome e CNPJ;
- Com relação aos rendimentos, na ficha “Rendimentos isentos e não tributáveis”, deve-se selecionar a opção “12 – Rendimentos de cadernetas de poupança, letras hipotecárias, letras de crédito do agronegócio e imobiliário (LCA e LCI) e certificados de recebíveis do agronegócio e imobiliários (CRA e CRI)” e informar os valores recebidos durante o ano;
- Indicar o nome e CNPJ da fonte pagadora, com base nas informações que constam no comprovante dos rendimentos por ela fornecido.
CRA x CRI
Qual a diferença entre CRA e CRI? Apesar de ambos serem certificados de recebíveis, a principal diferença é a origem dos recebíveis securitizados. No caso dos CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários), o lastro são créditos relacionados ao setor imobiliário, a exemplo de financiamentos residenciais, comerciais ou para construções, além de contratos de aluguéis de longo prazo.
LEIA MAIS: CRI: o que é e como alavancar o seu negócio via Certificado de Recebíveis Imobiliários
CRA x LCA
E qual a diferença entre CRA e LCA? Enquanto o CRA é o Certificado de Recebíveis do Agronegócio, o LCA é a Letra de Crédito do Agronegócio. Apesar de possuírem semelhanças, afinal, ambos estão relacionados ao setor de agronegócio e são isentos de impostos, não são a mesma coisa.
O CRA é um título privado, emitido por empresas do setor, enquanto o LCA tem sua emissão realizada por bancos e conta com a garantia do FGC.
Como vender um CRA?
O CRA é vendido por meio de ofertas públicas diretamente do emissor, elas possuem prospecto e são ofertadas na Bolsa de Valores, ou no mercado secundário, quando é vendido a um outro investidor.
O que é necessário para criar um CRA?
Para estruturar um CRA, é de suma importância contar com o apoio de uma assessoria especializada que possa dar todo o direcionamento necessário. A Bloxs é uma delas e vai garantir que todos os processos legais de constituição e emissão do CRA sejam adequadamente seguidos, de acordo com as regras da Comissão de Valores Mobiliários.
Como montar um CRA com a Bloxs?
A plataforma da Bloxs oferece soluções completas para empresas que desejam captar de R$ 1 a 100 milhões no mercado, abrangendo desde a assessoria para a estruturação até distribuição. O primeiro passo é fazer a cotação para a emissão do seu título e\ou valor mobiliário. Os passos a seguir são feitos pela equipe interna da Bloxs.
Se você deseja investir ou emitir um CRA com uma plataforma autorizada para realizar esse tipo de operação, cadastre-se na Bloxs e tenha acesso a todos os recursos tecnológicos e regulatórios que precisa. Somos um ecossistema que une emissores, parceiros e investidores em um único ambiente. Conheça a nossa plataforma!
VAI INVESTIR OU EMITIR UM TÍTULO?
Cadastre-se na Bloxs: seu ecossistema completo end-to-end!
CRI | CRA | DEBÊNTURE | NOTA COMERCIAL