Skip to content
Site da Bloxs
Sobre nós
Investimentos
Captação
Parceria
Conteúdos
Mais
Evolução dos Projetos
Ajuda
Bloxs for Business
Bloxs Capital
Trabalhe Conosco
Login
Cadastre-se
bloxs-for-business
Bloxs for Business
  • Notícias
  • Gestão
  • Inovação e Empreendedorismo
  • Mercado de Capitais
  • Academy
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Podcasts
Menu
  • Notícias
  • Gestão
  • Inovação e Empreendedorismo
  • Mercado de Capitais
  • Academy
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Podcasts
Conteúdo Bloxs
Business
IPO: o que sua empresa precisa saber antes de abrir o capital

IPO: o que sua empresa precisa saber antes de abrir o capital

Bloxs Investimentos

10/09/2021

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
homem escrevendo, ipo, o que é ipo
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O IPO permite que empresas captem recursos emitindo ações na bolsa de valores, sem a obrigação de pagar juros periodicamente ou amortizar o principal.

Com a abertura de capital, as companhias passam a ser listadas e devem cumprir obrigações legais, como transparência, governança, controles internos e muitas outras exigências que vão além da Lei das S.A.

Apesar dos seus benefícios, a oferta inicial de ações é um processo extremamente caro, pois envolve a contratação de bancos de investimento, escritórios de advocacia, auditores, consultores, entre outros agentes de mercado.

Esses custos extremamente elevados fazem as companhias interessadas em saber como abrir seu capital a se questionar se vale a pena passar por todo esse processo, a fim de captar recursos e aproveitar melhor as oportunidades do mercado.

Uma das maneiras mais rápidas, acessíveis e práticas de levantar recursos com a entrada de novos investidores é o crowdfunding, modalidade de investimento participativo regulamentada pela Comissão de Valores de Mercado (CMV), ideal para empresas que querem financiar seus projetos de forma segura e sem burocracia.

Saiba agora como sua empresa pode crescer através de captações de crowdfunding e conheça essa alternativa extremamente vantajosa ao IPO tradicional na bolsa de valores.

  • O que é IPO de uma empresa?
  • Quanto custa um IPO?
  • O que uma empresa precisa para fazer um IPO?
  • Crowdfunding: alternativa mais vantajosa para empresas que querem captar recursos
  • O que dizem os ofertantes que já captaram recursos via crowdfunding?
  • Como fazer sua captação na Bloxs?

O que é IPO de uma empresa?

O IPO é a sigla em inglês para Initial Public Offering, processo de abertura de capital conhecido como oferta pública inicial ou oferta pública de ações no Brasil.

Esse evento marca a primeira emissão de ações de uma empresa e, posteriormente, o início da negociação dos papéis em uma bolsa de valores. Isso pode ser feito através de uma distribuição primária, secundária ou uma combinação das duas.

Sem dúvida, a abertura de capital é um grande passo para o crescimento e a perpetuação dos negócios de uma empresa, pois lhes permite:

  • Melhorar sua estrutura de capital;
  • Diversificar suas fontes de recursos;
  • Aproveitar maiores oportunidades de mercado;
  • Amadurecer com a entrada de novos acionistas;
  • Acessar o mercado de dívida corporativa (emissão de debêntures);
  • Ganhar projeção nacional e até mesmo internacional no mercado financeiro.

No entanto, o processo exige grandes mudanças na estrutura e cultura organizacional de uma empresa, como:

  • Adoção de rígidos controles internos e melhores práticas corporativas;
  • Medidas de transparência, governança e compliance;
  • Desenvolvimento de novas competências de gestores e colaboradores;
  • Estruturação de novos departamentos, inclusive para comunicação com investidores e o mercado. 

Saiba mais sobre o que é IPO no vídeo a seguir de Tiago Reis, um dos maiores especialistas em mercado financeiro no Brasil:

Quanto custa um IPO?

Abertura de capital está longe de ser um processo simples e barato, na medida em que envolve elevadas despesas com bancos de investimentos, auditores, consultores, escritórios de advocacia, bolsa de valores, CVM e muito mais.

Para se ter uma ideia de quanto custa um IPO na bolsa de valores, a B3 encomendou um estudo com a Deloitte, que fez uma análise das ofertas de ações no país entre 2004 e 2020.

O estudo mostrou que o custo da abertura de capital, considerando a distribuição, comissões e despesas para atender à instrução CVM 400, pode ultrapassar a marca de centenas de milhões de reais. É preciso considerar ainda os custos permanentes para a manutenção de uma empresa com capital aberto no Brasil, o que também não é barato.

Segundo Fernando Augusto, sócio-líder de Mercado de Capitais da Deloitte:

Após abrirem seu capital, as companhias passam a fazer parte de um grupo de empresas que precisam seguir princípios rígidos de governança, compliance e transparência para dar respostas adequadas a um mercado regulado e, especialmente, aos acionistas.

Isso explica por que pouquíssimas empresas decidiram abrir seu capital no Brasil nos últimos anos. Confira na imagem a seguir a evolução do número de empresas que decidiram fazer ofertas primárias de ações na B3 desde 2004:

gráfico quantidade de ofertas inicial
IPO 2021: Poucas empresas decidem abrir IPO no Brasil. (Imagem: Deloitte)

Ainda segundo a Deloitte, o percentual de custos é mais bem diluído em ofertas maiores. Para captações de menor valor, as despesas de abertura e manutenção tendem a aumentar.

A média do percentual dos custos com ofertas públicas em relação ao valor distribuído é de 4,9% para IPOs, de 3,4% para follow-ons e de 3,5% para follow-ons de acordo com a Instrução CVM 476.

O que uma empresa precisa para fazer um IPO?

Muitos empreendedores se perguntam como abrir o capital da sua empresa no Brasil via IPO. A verdade é que depende do perfil de cada companhia, bem como do seu estágio de maturidade e da sua estratégia organizacional.

De acordo com a B3, para realizar a oferta, a empresa precisa obter o registro categoria A de companhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o órgão regulador e fiscalizador do mercado de capitais.

Além disso, precisa aderir a um dos segmentos de listagem da B3, devendo ainda avaliar seu nível de governança, pois, para cada nível, existe uma regra específica que proporciona benefícios e custos diferentes para a companhia.

Normalmente, em razão dos custos extremamente elevados, a abertura de capital é vantajosa apenas para empresas de grande porte, capazes de atrair a atenção do mercado e fazer ofertas de dezenas de bilhões de reais. 

Caso contrário, existem outras alternativas muito mais atraentes para acessar o mercado de capitais, como o crowdfunding, ideal para empresas de pequeno e médio porte, que não querem captar recursos pelas linhas tradicionais de crédito.

Leia também: Investidor anjo: saiba o que é e como levantar capital para sua empresa

Crowdfunding: alternativa mais vantajosa para empresas que querem captar recursos

Todo empreendedor sabe como é complexo, caro e burocrático conseguir recursos para crescer através do sistema tradicional de crédito.

E as empresas maiores, com modelos de negócios mais consolidados e foco estratégico em expansão, sabem que o caminho da abertura de capital é para poucos e pode até mesmo ser improdutivo no longo prazo.

O que muitas companhias não sabem é que elas podem realizar captações no mercado de capitais de forma muito mais simples, realizando ofertas na modalidade crowdfunding.

Com o crowdfunding, as empresas podem realizar “mini-IPOs” ou até emitir “minidebêntures”, em ofertas de equity ou dívida, de acordo com a instrução 588 da CVM. Todo o processo é muito simples, rápido e conta com o apoio de uma plataformas autorizadas, como a Bloxs. Entenda melhor como funciona no vídeo abaixo:

O que dizem os ofertantes que já captaram recursos via crowdfunding?

A Bloxs é a plataforma líder em crowdfunding no Brasil e já captou mais de R$80 milhões em 45 ofertas de grande sucesso em áreas como:

  • Agronegócio;
  • Energia renovável;
  • Real Estate;
  • Negócios em crescimento;
  • Ativos judiciais.

Entre as captações de maior sucesso na plataforma está o projeto TMX II que, em poucas horas, levantou R$ 5 milhões com a entrada de mais de 400 investidores. Confira o que Marcus Dinelli, diretor operacional da TMX Energia, tem a dizer sobre sua experiência de captação com a Bloxs:

Como fazer sua captação na Bloxs?

Se a sua empresa também quer acessar o mercado de capitais e crescer com a entrada de novos investidores, não pode deixar de conhecer a Bloxs e saber como funciona o passo a passo para captar recursos via crowdfunding.

Em um mercado totalmente regulado pela CVM, cada proposta passa por um rigoroso processo de avaliação baseado em três fatores:

  • Análise financeira da empresa;
  • Viabilidade econômica do projeto;
  • Rentabilidade e garantias oferecidas ao investidor.

Preparamos um artigo especial fornecendo todas as informações que você precisa para iniciar seu processo de captação na Bloxs, clique aqui.

E se você quer saber mais sobre o mundo dos investimentos alternativos, não deixe de acompanhar nosso portal de conteúdos e se cadastrar gratuitamente em nossa plataforma para ter acesso às melhores opções de captação para o seu negócio.

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Bloxs Investimentos
Bloxs Investimentos
Somos uma fintech que conecta investidores a bons negócios da economia real.
Conteúdos relacionadas

Serasa Empreendedor: o que é e quais as soluções oferecidas

Leia mais »

Tipos de financiamento empresarial: saiba como captar recursos para alavancar o seu negócio

Leia mais »

10 Dicas de marketing para adotar em sua startup e consolidar sua marca

Leia mais »

Bradesco Net Empresa: tudo que você precisa saber sobre a plataforma

Leia mais »

Cédula de Crédito Rural: entenda tudo sobre esse título de financiamento rural

Leia mais »
Bloxs Investimentos
Bloxs Investimentos
Somos uma fintech que conecta investidores a bons negócios da economia real.

Conteúdos recentes

serasa empreendedor

Serasa Empreendedor: o que é e quais as soluções oferecidas

tipos de financiamento empresarial

Tipos de financiamento empresarial: saiba como captar recursos para alavancar o seu negócio

dicas de marketing

10 Dicas de marketing para adotar em sua startup e consolidar sua marca

homem olhando cartão e mexendo no celular, Bradesco Net Empresa

Bradesco Net Empresa: tudo que você precisa saber sobre a plataforma

Enviar um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tenha acesso a conteúdos exclusivos no Telegram da Bloxs

Assine a Newsletter da Bloxs

Sobre nós
Somos uma plataforma de investimento coletivo autorizada pela CVM, que tem como missão fornecer acesso fácil a investimentos alternativos de qualidade. Tudo isso 100% online e com a segurança de um mercado regulado.
Facebook Instagram Linkedin Youtube Telegram
Institucional
  • Quem Somos
  • Material Didático
  • Bloxs Capital
  • Bloxs for Business
  • Trabalhe conosco
  • Perguntas Frequentes
  • Parcerias
  • Conteúdos
Menu
  • Quem Somos
  • Material Didático
  • Bloxs Capital
  • Bloxs for Business
  • Trabalhe conosco
  • Perguntas Frequentes
  • Parcerias
  • Conteúdos
Conta
  • Login
  • Cadastre-se
  • Investir
  • Capte recursos
  • Evolução dos Projetos
Menu
  • Login
  • Cadastre-se
  • Investir
  • Capte recursos
  • Evolução dos Projetos
Legal
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Autorização CVM
  • Ofertas Encerradas
  • Empresas Inadimplentes
Menu
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Autorização CVM
  • Ofertas Encerradas
  • Empresas Inadimplentes
Contato
  • Atendimento ao Investidor
  • +55 11 94544-7605
  • Parceria de Conteúdo/Imprensa
  • parcerias@bloxs.com.br
  • Onde Estamos
  • São Paulo/SP
  • Rua Cardeal Arcoverde, 1641, conj 53/54, Pinheiros, CEP 05407-002
  • Salvador
  • Wall Street Empresarial, Av. Luis Viana Filho, 6462, Torre East, Salas 1602/1603 – CEP 41730-101

BTR Serviços de Plataforma Eletrônica e Consultoria Empresarial LTDA | CNPJ: 29.131.261/0001-22
Copyright © 2022 – Todos os direitos reservados

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas. As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

Parabéns, agora você faz parte da Lista

Você terá acesso a novos conteúdos e será notificado com exclusividade sobre ofertas relacionadas a esse segmento.

Continuar lendo