O esquema “Fazendas Reunidas Boi Gordo“ foi uma das maiores fraudes financeiras já aplicadas em nosso país.
Através de produções cinematográficas, o grupo empresarial Boi Gordo se aproveitava da enorme audiência da novela O Rei do Gado, da TV Globo, para atrair clientes.
Seu fundador, Paulo Roberto de Andrade, inspirou inclusive um dos personagens desse sucesso da teledramaturgia nacional.
![banner e-book investimento agronegócio](https://conteudos.bloxs.com.br/wp-content/uploads/2020/09/banners-news-agronegocio.jpg)
Foram mais de 36 mil investidores lesados por essa pirâmide financeira, que pagava contratos vencidos com recursos de novos participantes.
A empresa pediu concordata em 2001 e acabou falindo três anos depois. Os processos judiciais, contudo, se arrastam até hoje.
Preparamos hoje uma matéria especial para relembrar esse golpe bilionário e explicar como investir de forma segura na pecuária intensiva.
Entre os temas que abordaremos estão:
Como foi a pirâmide financeira da Boi Gordo?
Sempre que se fala em investir no agronegócio vem à mente a imagem de Antônio Fagundes recomendando: “Quem tem cabeça investe em gado”.
O protagonista dos espetaculares comerciais da Boi Gordo e de um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira prometia rendimentos a perder de vista.
De fato, o grupo Fazendas Reunidas Boi Gordo vendia uma oportunidade irrecusável: criar, engordar e vender gado sem que os investidores tivessem que sujar os pés de terra.
Faça parte da nossa lista de interesse em agronegócio.
A empresa se posicionava como a união entre o homem do campo e o empresário da cidade.
Dizendo ter mais de um século de tradição familiar na pecuária de corte, Paulo Roberto, presidente da empresa, era convincente. Travestido de empreendedor de sucesso no agribusiness, o golpista da Boi Gordo prometia retornos de mais de 40% ao ano no prazo de 18 meses.
Realmente, era muito bom para ser verdade.
Para ficar de pé, o esquema passou a usar o dinheiro dos novos investidores para pagar os antigos. Uma clássica pirâmide financeira.
Como explica Felipe Souto, CEO da Bloxs:
A pirâmide financeira […] nada mais é do que uma modalidade falsa de investimento em que uma pessoa chama a outra para que façam parte do programa e, assim, “lucrem” juntas.
O problema desse tipo de investimento é que o lucro de todos os que estão ali depende, basicamente, de quem está na base da pirâmide. Ou seja, dos primeiros recrutados, que começaram a aplicação.
Leia também: Fuja das Pirâmides: Boi Gordo, Telexfree, Unick Forex e outros casos famosos
Colonizadora Boi Gordo
Para dar sustentação à base crescente da pirâmide, novas fraudes eram adicionadas ao portfólio da Boi Gordo.
Foi o caso da Colonizadora Boi Gordo. Desta vez, o empreendimento era descrito como uma “parceria entre o gado e a terra”. Seu objetivo era desbravar novos territórios, unindo a ecologia ao avanço; o homem, à natureza; e o lucro, à qualidade de vida.
Mais uma vez os telespectadores eram seduzidos por imagens dignas de Hollywood.
Saiba as nossas novidades através do Telegram da Bloxs
Helicópteros sobrevoavam as propriedades da Boi Gordo, que se estendiam por mais de 350 mil hectares em 80 fazendas.
Imagens de tratores, milhares de cabeças de gado, fábricas de ração, laboratórios, centro de fertilização in vitro – tudo era pensado para transmitir a ideia de lucro rápido.
A Boi Gordo quebrou em 2004 e deixou uma dívida de R$ 2,5 bilhões, além de milhares de investidores desassistidos.
O presidente da empresa, Paulo Roberto de Andrade, ficou impune. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou a ação penal contra ele e reconheceu a prescrição do processo em 2009.
Com sede na cidade de Santo André (SP), a Associação de Lesados pela “Fazendas Reunidas Boi Gordo S/A” tenta até hoje reverter parte do prejuízo causado pela empresa.
Leia também: Econ Energia Solar x Bloxs: saiba identificar uma fraude e invista com segurança em energia
Não caia em golpes como o da Boi Gordo
O crime de pirâmide financeira está tipificado em diversos artigos do Código Penal.
É comum que os fraudadores cometam outros crimes em paralelo, como lavagem de dinheiro, evasão de divisas e por aí vai.
O primeiro passo é desconfiar de promessas de ganho fácil e rápido.
Sem um robusto plano de negócio, com garantias contratuais bem definidas, prestação regular de contas e a supervisão de um órgão regulador, é melhor ficar de fora.
A Bloxs, plataforma autorizada e fiscalizada pela CVM para financiar projetos na economia real através de investimento coletivo, já realizou captações de sucesso na pecuária de corte.
Seguindo à risca a instrução 588 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), autarquia que fiscaliza a modalidade de ativos alternativos, a Bloxs levantou mais de R$ 1.300.000,00 na oferta Boi Pec Invest I, estruturada pela Edafo Agro, em junho de 2020.
A Edafo Agro é especialista na gestão de investimentos financeiros no agronegócio. A empresa conta com um experiente quadro de sócios, reconhecidos pela excelência na gestão de ativos rurais.
Com rentabilidade-alvo de 12,68% ao ano, a oferta tem prazo de 12 meses e prevê um pagamento anual aos seus 139 investidores.
Confira o andamento o projeto clicando aqui.
Leia também: 7 motivos que explicam por que a Bloxs é confiável
Premissas da Bloxs
Você que acompanha todo o esforço que a Bloxs tem feito para democratizar investimentos de qualidade na economia real sabe que temos algumas premissas inarredáveis.
A primeira delas é o rígido cumprimento da legislação que rege os investimentos coletivos em nosso país.
Como plataforma de investimentos alternativos regulada e fiscalizada pela CVM, buscamos sempre garantir que o investidor tome decisões bem informadas, seja por meio do nosso portal de Conteúdos, seja através das nossos diversas lives para esclarecer cada oferta em nosso portfólio.
Leia mais: CVM e as Ofertas Públicas: regulamentação e detalhes
Além disso, estamos realizando investimentos constantes para melhorar nossas tecnológicas e aprimorar nosso atendimento.
Prova disso é que fazemos questão de reunir os investidores de cada oferta em grupos virtuais exclusivos, onde eles podem trocar experiências e conversar com a nossa equipe.
Isso nos permite conhecer a fundo o perfil dos nossos investidores, que em geral são pessoas com elevado grau de instrução e, por isso mesmo, extremamente exigentes no trato do seu patrimônio.
Avaliação das ofertas
Em cada captação, segregamos os recursos dos investidores em uma conta-garantia (escrow) nos termos da referida instrução 588 da CVM. Essas contas são movimentas apenas por uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central, contratada especificamente para esse serviço e com a devida prestação de contas.
Durante o projeto, os clientes recebem relatórios contáveis detalhados, podendo, assim, acompanhar de perto a evolução do seu investimento.
Outra premissa da Bloxs é fazer uma seleção criteriosa dos empreendimentos que farão parte do nosso portfólio de ofertas.
Só aprovamos a captação de projetos que tenham começo, meio e fim. Não abrimos mão de um plano de negócios maduro, que seja capaz de efetivamente agregar valor a todos os grupos de interesse: empreendedores, investidores e todos os elos da cadeia produtiva.
A seleção dos projetos, portanto, segue os seguintes passos:
- Análise da financeira da empresa;
- Viabilidade econômica do projeto;
- Rentabilidade e garantias oferecidas ao investidor.
Leia mais: Como funciona a captação na Bloxs
É com base nessas premissas que a Bloxs busca concretizar empreendimentos de alto valor na economia real, procurando sempre contribuir com o desenvolvimento econômico e a geração de empregos em nosso país.
Rural Invest MG: mais rentabilidade e menor volatilidade em sua carteira
Agora que você conhece as premissas de trabalho da Bloxs e os rígidos critérios de qualidade que adotamos em cada captação, vamos falar sobre o que importa: oportunidades de investimento.
Abrimos recentemente a oferta RURAL INVESTIMENTOS MG.
Trata-se de uma captação estruturada pela Rural Investimentos do Agronegócio, com foco no estágio de engorda e comercialização do Boi Gordo em Barretos-SP. Essa é uma das fases de maior desenvolvimento de um bovino.
À frente do projeto estará Danilo Diogo de Oliveira, zootecnista com vasta experiência em produção animal, gestão de negócios e genética animal. Participará também Renato da Silva Barbosa, que tem vasto histórico de sucesso no mercado pecuário.
![rural invest](https://conteudos.bloxs.com.br/wp-content/uploads/2020/09/fundadores-rural-invest.jpg)
A força da pecuária brasileira
Já falamos em outras publicações por que estamos em um momento estratégico para investir no agronegócio brasileiro.
Mesmo no cenário da pandemia de covid-19, responsável pelo fechamento de fronteiras e o confinamento de populações inteiras, a pecuária brasileira aumentou sua presença no mercado intencional.
Nosso agronegócio soube se aproveitar das ineficiências existentes na oferta global e abocanharam uma fatia significativa do mercado asiático.
O volume de carne bovina in natura e industrializada exportado pelo Brasil de janeiro a abril deste ano foi recorde e é resultado da demanda aquecida na China Continental, Hong Kong e Emirados Árabes Unidos.
O alto patamar do dólar também favorece o preço da tonelada de carne brasileira exportada.
Leia mais: Perspectivas para a pecuária brasileira no contexto da pandemia mundial
Investindo em economia real
No caso da Rural Investimentos MG, o contrato de investimento dará direito a pagamento único, projetado para acontecer em Janeiro de 2023.
A captação será do tipo equity, ou seja, os investidores se tornarão sócios do projeto. Os recursos captados serão investidos na aquisição de Bois Magros da prestigiada raça Nelore, para posterior engorda e comercialização do Boi Gordo em Barretos-SP.
A expectativa de rentabilidade prevista no plano de negócios é de 21.76% a.a.
![](https://conteudos.bloxs.com.br/wp-content/uploads/2020/12/rural-investimentos-fluxo.jpg)
É possível perceber, portanto, que estamos falando de um negócio menos propenso a crises, já que está ligado a bens essenciais. Além disso, a alta do dólar torna a carne brasileira mais competitiva no mundo e valoriza esse insumo indispensável no mercado interno.
Com isso, o investidor consegue aumentar a rentabilidade da sua carteira e, ao mesmo tempo, reduzir a volatilidade dos seus ativos.
Para saber mais sobre investimentos alternativos e conhecer outras ofertas imperdíveis como essa, conheça nosso portfólio clicando aqui.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs