Chaves PIX já ultrapassa número de brasileiros, é o que diz o levantamento do Banco Central.
O PIX tem dominado grande parte das transações financeiras realizadas no Brasil. Prova disso é que o número de chaves cadastradas já é o dobro da população brasileira.
Segundo dados do Banco Central, até julho deste ano foram registrados mais de 478 milhões de chaves no sistema de pagamento instantâneo. Ou seja, o número de chaves PIX cadastras é duas vezes maior que os 214,9 milhões de brasileiros.
Ainda de acordo com o BC, a quantidade de operações realizadas via PIX é maior do que outros meios, a exemplo do cartão pré-pago, débito direto e transferência interbancária. A grande maioria das chaves são de pessoas físicas, chegando a 95%.

Neste artigo você vai entender melhor sobre esse sistema de pagamento, quais as vantagens e as novidades previstas.
Como funciona o PIX?
Lançada em novembro de 2020, o PIX é um sistema de pagamento instantâneo e gratuito desenvolvido pelo Banco Central como objetivo de facilitar as transações financeiras.
Além de poder ser utilizado para compras e pagamento de contas, o PIX possibilita fazer e receber pagamentos ou transferências via QR Code, link ou inserção dos dados de pessoas físicas e jurídicas, a exemplo de CPF ou CNPJ, e-mail ou número de celular.
As chamadas chaves PIX funcionam como uma forma de ‘apelido’ para identificação do usuário. Dessa forma, não é necessário digitar os dados bancários. Uma pessoa física pode ter mais chaves PIX em mais de uma instituição bancária, mas apenas uma modalidade por instituição.
Como fazer um PIX?
Para realizar um PIX, deve-se acessar o ícone do PIX dentro do aplicativo bancário ou no internet banking do usuário e usar por meio da chave PIX, que pode ser e-mail, CPF ou CNPJ, número de celular ou código de números e letras aleatórios; por um link gerado pelo celular ou QR Code.
Quer entrar no mundo dos ativos reais? Faça parte da comunidade Bloxs no Telegram!
Para pessoas físicas, o cadastro da chave pode ser feito no próprio aplicativo da instituição financeira. Já para as empresas, o cadastro é realizado por meio do canal principal da instituição, que pode ser internet banking ou aplicativo.
LEIA MAIS: Pix mudará a forma como fazemos pagamentos e transferências
Chaves PIX: número de pessoas físicas que usam o PIX ainda é maior do que empresas
Apesar do número vertiginoso de pessoas físicas com chaves cadastradas no PIX, as empresas ainda ficam atrás quando se trata dessa ferramenta.
Segundo Pesquisa de Tecnologia Bancária 2022 realizada pela Federação Brasileira de Bancos, as pessoas físicas que efetuaram mais de 30 PIX no mês tiveram aumento de 1.041%, enquanto o número de usuários pessoa jurídica aumentou 441% no mesmo período.
Quando se fala em recebimentos via PIX, entre as pessoas físicas houve um avanço de 514%, enquanto as pessoas jurídicas aumentaram 366%.
Chaves PIX: quais as novidades previstas?
Desde a sua criação, o PIX trouxe uma série de benefícios para pessoas físicas e jurídicas. Mais brasileiros criaram contas bancárias para obter acesso às facilidades dessa modalidade, o que contribui para o crescimento da economia. Além disso, trouxe vantagens também para as empresas em comparação com outros meios de pagamento, devido à maior rapidez nas transações financeiras e a possibilidade de realização 24 horas por dia.
Para seguir nesse ritmo de crescimento, o Banco Central já prevê algumas inovações que pretendem melhorar ainda mais essa ferramenta, como débito automático, transações offline e outras. Confira a seguir:
- Débito automático: essa novidade permitirá a programação do débito para transações recorrentes para pagamentos nos aplicativos das instituições bancárias, a exemplo de contas de internet e energia;
- PIX Offline: uma novidade que está sendo testada por meio do QR Code offline, no qual apenas uma pessoa precisa estar conectada a uma rede;
- PIX Aproximação: semelhante ao recurso que já existe para o QR Code, essa novidade vai permitir que, ao aproximar o celular da máquina de cartão, seja utilizado o pagamento via PIX;
- PIX Internacional: já existem conversas entre o Banco Central e países como Inglaterra e Itália para permitir transferências internacionais instantâneas;
- PIX Garantido: vai permitir o cancelamento dos pagamentos, como um cartão de crédito, além do agendamento.
Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre novidades da economia e do mundo dos investimentos alternativos, clique aqui.
