Nerds no mercado financeiro? Pode soar inusitado, mas é algo que vem acontecendo de maneira recorrente nos últimos tempos. Profissionais da área da física, matemática e engenharia da computação, por exemplo, têm conquistado espaço no mercado financeiro.
Mas o que tem levado esses profissionais a buscarem e serem requisitados pelo mercado financeiro? Quais os efeitos desses especialistas para o mercado?
Ao longo deste artigo, iremos discorrer sobre alguns destes profissionais para tentar responder a estes questionamentos.
Cenário do mercado financeiro
Para entender como surgiu a demanda e a procura dos profissionais “nerd” pelo mercado financeiro, é importante analisar o contexto desse universo nos últimos anos.
Até os anos 2000, uma parte significativa da bolsa de valores ocorria por meio de negociações nos pregões presenciais. Quem não se lembra daquelas imagens de operadores de bolsa utilizando-se de toda audácia para realizar negociações de compra e venda de grandes volumes de forma despercebida pelo mercado? Este era um desafio e tanto.
É aí que entra o matemático Jim Simons que se tornou um dos maiores investidores de todos os tempos. Isso porque ele conseguiu criar a chamada “Revolução Quant” no mercado e ganhou muito dinheiro. Mas qual a relação disso com a tendência dos nerds no mercado financeiro. Entenda nos próximos tópicos.
Revolução Quant
Aos 40 anos, Jim Simons criou sua empresa de investimentos, a “Monometrics”. Contratou uma equipe de especialistas que seriam os responsáveis por analisar os dados do mercado, desenvolver fórmulas matemáticas e identificar tendências.
Foi assim que Simons conseguiu criar seus primeiros modelos e a partir deles, criou robôs que operam em alta frequência, avaliando de maneira rápida as oportunidades dos mercados.
É aí que entram os nerds. O mercado está cada vez mais atento e em busca de profissionais capazes de desenvolver robôs que ajudem na tomada de decisões relacionadas ao mercado financeiro, algo que começou com Jim Simons e o levou a ganhar muito dinheiro. Isso inclui profissionais de ciências exatas, computação e outras engenharias.
Mas quais os efeitos da entrada dos nerds no mercado financeiro?
Impacto dos nerds no mercado financeiro
A tecnologia avançou nos últimos anos e o mercado financeiro não poderia ficar de fora deste cenário. Diante disso, a chegada dos nerds no mercado financeiro pode trazer benefícios para as empresas de investimentos, como a possibilidade de utilizar dados para definir investimentos mais adequados a cada tipo de investidor.
Por outro lado, essa novidade ainda encontra resistência por parte de algumas pessoas que são céticas em investir nas estratégias guiadas por algoritmos. No Brasil, o mercado segue crescendo aos poucos: apenas 6% fazem uso de algum tipo de robô em suas carteiras, mas no mundo já movimenta trilhões de dólares, de acordo com informações da TradeMachine.
Investimentos e tecnologia
Ainda falando de tecnologia relacionada ao mercado financeiro e investimentos, não poderíamos deixar de falar sobre a tendência das plataformas de financiamento, que têm crescido no Brasil e no mundo.
Trata-se de uma alternativa para empreendedores em busca de recursos para tirar projetos do papel. Uma plataforma de financiamento facilita a obtenção do investimento desejado para projetos e negócios ao servir de intermediário entre empreendedor e investidor.
A Bloxs é um exemplo de plataforma digital. Autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), realiza captação de investimentos por meio do crowdfunding ou financiamento coletivo.
Dessa forma, os investidores conseguem obter uma rentabilidade consideravelmente maior do que algumas opções de investimento tradicionais e os empreendedores conseguem ter acesso a fontes alternativas de capitais para expandir seus negócios sem as burocracias dos bancos e instituições financeiras.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs