Todos os dias os noticiários atualizam a situação do mercado financeiro. É algo praxe do jornalismo atualizar a população sobre os melhores investimentos e o que motiva as mudanças. Tudo pode alterar o cenário, desde pandemias até tensões políticas.
O mercado financeiro é naturalmente o resultado da situação que um país vive e muitos cenários podem alterar a situação de diversas bolsas de investimentos no mundo todo. As empresas dependem da produção dos seus países e fornecedores para conseguir produzir mais.

Logo uma empresa de gestão de obras pode ser diretamente afetada com uma crise por conta de seus fornecedores. Caso você não compreenda muito de cenários financeiros, saiba que entender sobre esse assunto pode fazer total diferença no sucesso da sua empresa.
Muitas vezes realizar um investimento significa muito mais do que simplesmente comprar ações de uma determinada empresa que está em alta. Afinal, compreender o país que aquela ação está instaurada e a situação política dele está diretamente atrelado.
Uma fabrica de metal duro que investe em uma empresa de produtos químicos, por exemplo, pode acabar sendo afetada caso estoure a notícia negativa e impactando diretamente no valor da ação comprada.
Tensões políticas e outros fatores que afetam o mercado financeiro
Antes de entrarmos de fato em tensões políticas precisamos entender fatores internos e externos que podem necessariamente afetar o mercado financeiro de um país.
- Taxa de juros;
- Inflação;
- Segurança Jurídica;
- Burocracia.
Começando pela taxa de juros. Quando você empresta dinheiro para alguém, esse indivíduo deve devolver o dinheiro com um valor adicional. Esses são os juros. Países com altas taxas de juros somado a impostos diminuem o poder de compra da população.
Além de necessariamente endividar-lá e consequentemente prejudicar o lucro de diferentes agências. Uma das mais conhecidas no Brasil é a taxa básica de juros conhecida como Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC).
A taxa SELIC é atrelada ao chamado tesouro nacional. A maior empresa de todos os países é o Estado, portanto, quando o governo precisa de dinheiro emprestado a população pode emprestar em troca de uma porcentagem.
Quanto mais o país precisa de investimentos, mais a taxa SELIC sobe, ou seja, o melhor investimento que o cidadão comum pode fazer é dentro da taxa selic. Afinal, o seu dinheiro será utilizado naquele momento para fechar a conta da união.
Eis um exemplo do motivo pelo qual o cenário político influencia necessariamente dentro do contexto de investimento, pois assim como o Estado precisa de dinheiro, a sua empresa de registro de licenciamento também. E é nesse momento que as chances e oportunidades aparecem.
Quer entrar no mundo dos ativos reais? Faça parte da comunidade Bloxs no Telegram!
Tensões políticas e a inflação
A inflação é o aumento do preço dos bens e serviços. Isso significa que o poder de compra do dinheiro diminuirá. A inflação é medida usando o índice de preços. O Brasil tem vários índices de preços.
Uma empresa que vendia um serviço de análise de energia potencial por R$10,00 no mercado pode estar no mês seguinte vendendo por R$10,50 por conta da inflação existente no país. Dentre todas as taxas existentes no mercado, a inflação é a que mais prejudica o bolso.
O país entra em inflação por diversos fatores, mas o principal é conhecido como lei da oferta e procura. Quando muitas pessoas querem um mesmo produto e ele está em falta no mercado, o preço tende a subir. O contrário faz o preço diminuir para queima de estoque.
O Brasil, por exemplo, é um país onde o desenvolvimento industrial nunca saiu do papel, ou seja, somos ricos no setor terciário, mas não no secundário. Isso significa que produzimos muitos produtos que não são refinados e quando voltam para o nosso país acabam encarecendo.
O cenário político e a inflação
O Brasil é um país que vende comida para o mundo todo. Somente a nossa agricultura alimenta mais de 1 bilhão de pessoas no globo. Somos os maiores produtores de diversos produtos como soja e açúcar.
Isso chama necessariamente a atenção de diversas pessoas ao longo do globo. No cenário recente, por exemplo, países superpopulosos e mais ricos que o nosso como a China, compram produtos para alimentar sua população.
Devido ao potencial econômico chinês, existe uma busca pesada em produtos brasileiros que são tecnicamente “baratos”. Essa compra em massa acaba desabastecendo o país e para competir com o preço ofertado pelos chineses o valor desses produtos cresce.
Quem sente de fato essas mudanças são a população mais pobre. Que acaba tendo seu produto final afetado, mas até mesmo empresas de pintura industrial acabam tendo dificuldades por conta dessa inflação.
Segurança jurídica
A democracia brasileira é composta pela Constituição Federal de 1988 que prevê três poderes: executivo, legislativo e judiciário. Todos existem e são independentes entre si. O responsável por fiscalizar os poderes é o Ministério Público, além deles mesmos.
Ocorre que muitas vezes as tensões políticas, sociais e econômicas afetam essa relação entre os poderes da República e acabam necessariamente prejudicando a estabilidade financeira que deveria coexistir apesar de tudo.
Quando um presidente da República é preso, um senador é pego com dinheiro desviado na cueca ou juízes vendem sentenças, a credibilidade de todo o processo democrático é colocada em dúvida.
E se tem algo que o mercado financeiro não trabalha é com dúvida. Ter dúvida para realização de qualquer tarefa afeta a forma como os investimentos são realizados dentro do país.
Se leis são mudadas com constância e sentenças sem precedências jurídicas são realizadas insistentemente, investidores de outros países temem ao trazer suas empresas para dentro desses países.
O poder jurídico é como uma segurança do país que quando inexistente prejudica diretamente todo o contexto que envolve o mercado financeiro. Somente a tensão dos três poderes pode impedir bilhões de investimentos.
Faça parte da nossa lista de interesse em energia.
Burocracia política
A burocracia é criada para proteger aqueles que precisam, mas quando feita em excesso impede os mesmos a adquirirem bem. Necessariamente são empecilhos colocados uns atrás dos outros que acabam desestimulando investidores a trazerem dinheiro para o país.
Os responsáveis por tirar burocracias são os órgãos regulamentadores existentes nas esferas municipais, estaduais e federal. Então os vereadores, deputados e senadores podem aumentar ou diminuir essas regulamentações conforme desejarem.
É claro que os projetos precisam ser votados e somente pessoas eleitas pelo povo são capazes de realizar tal tipo de ação legislativa. Lembra quando falamos de insegurança jurídica? E a crise entre os poderes?
Muitas vezes projetos votados podem ser cerceados por outros poderes que entenderem serem inconstitucionais ou sem explicação direta de verba. São os chamados vetos presidenciais que podem ser derrubados pelo congresso ou ativismo jurídico.
Então, se uma empresa estrangeira deseja trazer uma grande infraestrutura elétrica industrial para o Brasil, pode por exemplo, não querer vir por alguns desses motivos citados e tudo isso afeta diretamente no resultado final dos investimentos financeiros.
Pandemias e crises mundiais
Existem crises que não podem ser previstas. Seja uma pandemia mundial onde cada país deve agir respeitando a sua soberania e acreditando o que será melhor para o povo e outros problemas que podem ser evitados caso exista um empenho mundial maior.
A Guerra da Ucrânia, por exemplo, é um caso onde dois países entraram em conflito e acabaram necessariamente afetando todo o mundo, devido à imensidão da guerra e os objetivos que levaram a efetivação da invasão Russa à Ucrânia.
Todos esses contextos influenciam diretamente na forma como as empresas recebem produtos, energia, alimentos e até mesmo capa térmica para extrusora. É impossível não dizer que tal fato não afete a economia mundial.
Fato é que o euro, a moeda européia, se igualou ao dólar depois de 20 anos, devido aos conflitos que ocorrem no continente. É preciso se ater a todos esses conflitos e possibilidades para querer investir e viver dentro do mercado financeiro.
Tensões políticas: considerações finais
Mundialmente o mercado financeiro muda a forma como os países atuam. É preciso compreender que essa realidade é construída baseada em acontecimentos recentes e que nenhuma declaração ou ato ocorre por ocorrer.
As pessoas sabem ao certo o que fazer, mas existem situações em que o controle não passa por nós, mas a situação é realizada de maneira complexa. Tenha em mente que tudo deve ser pensado anteriormente, principalmente quando o contexto é mercado financeiro.
A inflação, a burocracia e a crise entre os poderes da democracia influenciam diretamente o mercado financeiro e consequentemente o bolso da população.
Caso ocorra uma gestão bem elaborada, pode auxiliar e muito no desenvolvimento econômico, podendo auxiliar desde uma fábrica de brise metalico fixo até um pequeno supermercado durante a crise.
Existem diversas soluções que podem dar certo em um local e errado em outra. Para isso é preciso saber colocar pessoas certas dentro dos poderes que compreendam os diversos cenários políticos e sociais dos seus países.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Bloxs
