Quando se trata de investimentos, é essencial saber a diferença entre preço e valor. É nessa parte que entra o valuation. Valuation é um processo de avaliação de empresas, que estima o preço justo de uma companhia, o seu valor intrínseco. Porém, muitos investidores já estão acostumados com este termo, mas muitas vezes não conhecem suas variações, como o pré e pós-money.
Antes de compreendê-lo, é preciso dizer que dentro da metodologia existem diferentes técnicas de avaliação, que podem ser utilizadas para fazer conjecturas a respeito do valor de uma empresa. Sendo a mais conhecida o Fluxo de Caixa Descontado (FDC).
Outras duas técnicas muito conhecidas são a análise comparativa de múltiplos e a avaliação do histórico de múltiplos. É muito importante ressaltar que qualquer metodologia que atribua um valor a uma companhia, diz respeito a estimativas futuras. E previsões são incertas. A única certeza que se tem de um valuation é que ele está incorreto.
Mas nem por isso ele deve ser ignorado. É uma valiosa ferramenta para estimar o valor justo de uma ação, algo valioso para completar a análise do ativo, trazendo a percepção do preço estar caro ou barato. Da mesma forma que você não pagaria R$10,00 em um chiclete de R$0,20; você não deveria pagar R$50,00 em uma ação cujo valor é R$15,00.
Dito isso, voltando a perspectiva de valuation pré e pós-money: já conhecemos os modos tradicionais de valoração de uma empresa convencional, será que existe alguma diferença para empresas em estágio inicial, como uma startup?
De maneira geral, sim! E é sobre isso que trata o pré e pós-money. A avaliação pré-money diz respeito ao valor do patrimônio de uma empresa antes de levantar capital em uma nova rodada de financiamento. Com a rodada finalizada, o valor do financiamento eleva o valor implícito do patrimônio, resultando na avaliação pós-money.
Ou seja, o valuation deste tipo de empresa possui dois valores, principalmente em situações de proposta de investimento ou aquisição, convencionando-se a separação entre o valuation pré e pós-money, cuja diferença é o momento em que o valor patrimonial é estimado:
Avaliação pós-money = avaliação pré-money + financiamento captado
Caso a avaliação pré money seja desconhecida, é possível calcular da seguinte forma:
Avaliação pós-money = financiamento captado / % de participação acionária
Muitos empreendedores se confundem com estes processos, o que pode resultar em prejuízo para uma das partes.
Por exemplo: A empresa X, cujo fundador é acionista único, é avaliada em R$1.000.000,00.
Se um investidor pretende alocar R$250.000,00, tendo como base o valuation pré-money, a participação corresponderia a 20% das ações, pois o aporte se somará ao cálculo.
De outra maneira, se a participação alvo final do investidor fosse calculada pelo pós-money, não somando o aporte, ela equivaleria a 25% das cotas.
Essa diferença de 5%, embora pareça pouco, pode ter grandes impactos no controle e gestão da companhia, podendo também afetar novas rodadas de investimento.
Para fins de curiosidade, há muitos outros termos e especificações que envolvem as rodadas de financiamento, sendo alguns deles:
Pré-seed: geralmente são situações únicas, como uma empresa de capital de risco em estágio inicial. A rodada envolve amigos próximos e familiares dos empreendedores, mas também pode ter participação de investidores-anjo.
Série A: empresas de investimento em estágio inicial, recebendo financiamento de investidores institucionais pela primeira vez. A startup está na fase de otimizar a oferta de produtos e modelo de negócios.
Série B/C: a startup está expandindo, demonstrando escalabilidade e possibilidade de sucesso, mas ainda se encontra em estágio inicial. A rodada é essencial para estimular esta expansão.
Série D: esta rodada representa o estágio de crescimento do capital. Os novos investidores podem ter a impressão de que a empresa pode ter uma grande saída no curto prazo, como realizar um IPO.
Nota-se que o valuation é uma etapa importante desde os primórdios de uma startup, até uma grande empresa de capital aberto.
Pelos motivos já citados, ao realizar seus investimentos é imprescindível considerar outros fatores além do preço e valor de uma companhia. No entanto, um valuation atrativo é essencial para trazer uma maior margem de segurança ao investidor, uma das principais vantagens de se comprar ativos descontados.
Como disse Warren Buffett: “Por algum motivo, as pessoas se baseiam nos preços e não nos valores. Preço é o que você paga. Valor é o que você leva”.