Como declarar imposto de renda de investimentos é uma das maiores dúvidas de quem se preocupa em fazer uma boa diversificação de patrimônio e não quer cair nas garras do leão.
O período para fazer a declaração já começou e, para você não deixar de fora nenhum detalhe das suas aplicações e ficar em dia com suas obrigações tributárias, elaboramos este artigo completo.
Nele, você vai saber como declarar investimentos no imposto de renda, se quem investe na bolsa precisa declarar imposto de renda, como declarar fundos de investimento e, para quem já tem investimentos alternativos na carteira, vamos explicar como declarar crowdfunding no imposto de renda.
Sim, é bastante coisa, mas organizamos tudo de um jeito bem fácil de entender para você colocar em prática rapidamente, caso não conte com um serviço especializado de contabilidade.
Então, fique com a gente e confira todos os tópicos que vamos abordar a partir de agora:
- Todo investidor precisa declarar imposto de renda?
- Como declarar imposto de renda de investimentos?
- Como declarar imposto de renda de investimentos tributáveis e isentos?
- Como declarar imposto de renda de investimentos isentos de tributação?
- Quem investe em ações tem que declarar imposto de renda?
- Como declarar imposto de renda de fundos de investimento?
- Como declarar investimentos alternativos (ativos reais) no imposto de renda?
- Como declarar lucros e dividendos de crowdfunding?
- Como declarar venda de conta de um projeto investido?
- Diversifique o seu portfólio
Todo investidor precisa declarar imposto de renda?
Se você obteve ganhos de capital investindo em títulos de renda fixa e variável e em projetos da economia real através do seu banco, corretora e plataforma de investimentos alternativos, saiba que é preciso, sim, declarar tudo para a Receita.
E já começou a contar o prazo para prestar contas com o fisco neste ano.
Esse é um período extremamente importante para os investidores, que precisam se organizar bastante para não se esquecer de nenhuma aplicação realizada no ano passado.
Isso gera dúvidas em muitos investidores, já que algumas aplicações, como no mercado imobiliário e no agronegócio, são isentas de tributação. E outras exigem que o imposto seja quitado através de um Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).
Mas isso não significa que devam ficar de fora da sua declaração anual.
Para saber como declarar imposto de renda dos seus investimentos, é importante que você reúna alguns documentos importantes, como:
- Notas fiscais de corretagem;
- Comprovantes de rendimentos;
- Darfs pagos em todo o ano passado;
- E informe de rendimentos e extratos de bancos, corretoras e plataformas de investimentos alternativos.
A maioria desses documentos é facilmente disponibilizada pelas instituições financeiras através das quais você investe, seja através dos seus sites, aplicativos móveis ou plataformas de internet banking para computador.
O mais importante para saber como declarar imposto de renda das suas aplicações, sem dúvida, é o informe de rendimentos. Se você investir através de mais de uma instituição, precisará baixar o informe de todas elas
Como declarar imposto de renda de investimentos?
Em primeiro lugar, você precisa baixar o programa de declaração referente ao último exercício fiscal, disponível no site da Receita Federal.
Se você tem investimentos em renda fixa acima de R$140, inclusive poupança, precisará informá-los ao fisco, assim como aplicações em renda variável e crowdfunding.
Vejamos então como declarar Imposto de Renda 2022 passo a passo para investimentos, incluindo aplicações tributáveis e não tributáveis.
Se você deseja, antes, assistir a um resumo rápido de como declarar investimentos no imposto de renda 2022, confira o vídeo abaixo:
Como declarar imposto de renda de investimentos tributáveis e isentos?
Quais são os investimentos tributáveis e como declarar imposto de renda dessas aplicações?
São eles:
- Tesouro Direto
- Certificado de Depósito Bancário (CDB)
- Recibo de Depósito Bancário (RDB)
- Letras de Câmbio (LC);
- Debêntures, exceto as incentivadas.
Reúna todas as notas fiscais e comprovantes e siga os passos abaixo, no programa de IRPF:
- Acesse a aba “Bens e direitos” e clique em “Novo”;
- Selecione o grupo “04 – Aplicações e Investimentos”;
- Em seguida, selecione o código “02 – Títulos públicos e privados sujeitos à tributação” e escolha a opção correspondente ao título que você deseja informar;
- Informe o CNPJ da instituição financeira através da qual você realizou esses investimentos;
- No campo de discriminação, informe o nome do título conforme consta no informe de rendimentos fornecido pela instituição financeira, como “Tesouro IPCA+ 2035”;
- Insira o saldo da aplicação nos campos de “Situação em 31/12/2020” e “Situação em 31/12/2021”, tomando como base o informe de rendimentos do seu banco ou corretora.
Portanto, para quem deseja: é preciso declarar Tesouro Direto? A resposta é sim. Mas como informar Tesouro Direto no Imposto de Renda?
Para saber como declarar Tesouro Direto no Imposto de Renda 2022, basta seguir os passos acima, selecionando a opção correspondente no grupo de aplicações e investimentos na aba “Bens e direitos”.
No campo de discriminação, informe os detalhes dos títulos como aparecem no informe de rendimentos fornecido pela instituição financeira por onde você investe.
Como declarar imposto de renda de investimentos isentos de tributação?
Os investimentos isentos de tributação são os seguintes:
- Caderneta de poupança;
- Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA);
- Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e do Agronegócio (CRA);
- Debêntures incentivadas.
Os passos de como declarar imposto de renda desses títulos são basicamente os mesmos dos investimentos tributáveis, variando apenas o código, que será “01 – Depósito em conta poupança” para a caderneta e “03 – Títulos isentos de tributação” para as outras opções.
Portanto, para quem deseja saber: é necessário declarar poupança no Imposto de Renda 2022? A resposta é sim. Basta seguir os passos indicados para declaração de investimentos isentos de tributação.
E qual o limite da poupança para não pagar imposto em 2022? Você não precisa declarar quanto tem na poupança se o saldo for inferior a R$140. Acima disso, a declaração é obrigatória.
Mesmo assim, muitos investidores ainda têm a dúvida: o que acontece se eu não declarar a poupança? A resposta é que você ficará inadimplente junto à Receita, mesmo a poupança sendo um investimento isento de tributação. Por isso, pode estar sujeito à multa e, dependendo do caso, até a uma suspensão do seu CPF.
Quem investe em ações tem que declarar imposto de renda?
Sim, quem investe em ações e outros produtos negociados em bolsa, como derivativos e fundos de investimento, deve obrigatoriamente informar essas operações na declaração.
O passo a passo de como declarar ações e de como declarar fundos de investimento é o seguinte:
- Vá até a aba “Bens e direitos” e clique no botão “Novo”;
- Em seguida, para ações, selecione o grupo “03 – Participações societárias” e depois o código “01 – Ações (inclusive as listadas em bolsa)”;
- No campo de discriminação, informe o CNPJ da instituição financeira onde você investe e os detalhes das ações (como nome, código de negociação, preços de entrada, número da nota de corretagem, etc.) conforme consta no informe de rendimentos que você recebeu.
- Por fim, insira o saldo das suas posições em “Situação em 31/12/2020” e “Situação em 31/12/2021”.
Quer saber mais detalhes de como declarar imposto de renda de ações? Então configura o vídeo abaixo, no qual você encontrará informações completas e exemplos práticos:
Como declarar imposto de renda de fundos de investimento?
Sem dúvida, os fundos de investimento são uma excelente forma de diversificar ao máximo sua carteira com um único investimento, custos reduzidos e sem se preocupar com a administração das posições.
Para saber como declarar imposto de renda dessas aplicações, você deve seguir basicamente o mesmo passo a passo para ações.
Porém, no campo “grupo”, será necessário selecionar a opção conforme o tipo de fundo em que você investe. Confira os códigos dos grupos abaixo:
- 01 – Fundos de Investimentos sujeitos à tributação periódica (come-cotas);
- 02 – Fundos de Investimentos nas Cadeias Produtivas Agroindustriais Fiagro);
- 03 – Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs);
- 04 – Fundos de Investimento em Ações e Fundos Mútuos de Privatização – FGTS;
- 05 – Fundos de Investimento em Ações – Mercado de Acesso;
- 06 – Fundos de Investimento em Participações, Fundos de Investimento em Cotas de Fundo de Investimento em Participações e Fundos de Investimento em Empresas Emergentes;
- 07 – Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura (FIP-IE) e Fundos de Investimento em Participação na Produção Econômica Intensiva em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FIP-PD&I)”;
- 08 – Fundos de Índice de Renda Fixa – Lei 13.043/14;
- 09 – Demais Fundos de Índice de Mercado (ETFs);
- 10 – Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC);
- 11 – Fundos de Investimentos sem tributação periódica;
- 99 – Outros fundos
Como declarar investimentos alternativos (ativos reais) no imposto de renda?
Se você investe em ativos reais e não sabe como declarar investimentos alternativos ou como declarar crowdfunding, o processo é simples, basta seguir este passo a passo:
- Acesse a ficha “Bens e direitos” e clique no botão “Novo”;
- Em seguida, selecione o grupo “49 – Outras aplicações e investimentos”. Você deverá informar o código do país onde a aplicação foi feita. Para captações feitas no Brasil, escolha o código 105.
- No campo de discriminação, informe todos os detalhes do investimento, como:
Por fim, indique o valor do aporte nos campos “Situação em 31/12/2020” e “Situação em 31/12/2021”.
Como declarar lucros e dividendos de crowdfunding?
Para declarar dividendos ou amortizações das ofertas via crowdfunding a maneira correta é:
- Acesse a aba “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” e clica em “Novo”;
- Em seguida, selecione “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.
- No campo de discriminação, informe todos os detalhes do investimento, como:
- Nome e CNPJ da plataforma que realizou a captação;
Vale lembrar que a distribuição de dividendos e remunerações nas plataformas de crowdfunding já vêm com o imposto de renda descontado.
Como declarar venda de conta de um projeto investido?
- Acesse a aba “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva” e clica em “Novo”;
- Em seguida, selecione “Rendimento de Quota de Participação em Contrato de Investimento Coletivo”.
- No campo de discriminação, informe todos os detalhes do investimento, como:
- Nome e CNPJ da plataforma que realizou a captação;
- Título do projeto, razão social e CNPJ da empresa investido;
- Tipo de operação realizada (dívida ou participação societária).
Por fim, indique o valor líquido (descontar IR do valor do rendimento).
Se você tiver alguma dúvida de como declarar investimentos no imposto de renda 2022 para projetos de crowdfunding captados na Bloxs, basta acessar a área logada do nosso site e baixar o informe de rendimentos, onde estão todos os detalhes dos seus investimentos para declaração.
Esperamos que este conteúdo sobre como declarar imposto de renda tenha sido útil e, se você quer investir nas melhores captações de crowdfunding, é muito fácil.
IR sobre ganho de capital
Venda de bens cujo valor do ganho for até R$ 35 mil, está isento de declaração do ganho de capital. Caso contrário, deve acessar o GCAP, programa da Receita Federal para ganho de capital.
Diversifique o seu portfólio
Se você precisa diversificar o seu portfólio, cadastre-se agora mesmo na Bloxs e confira nosso portfólio exclusivo de ofertas que vão desde o agronegócio até o setor de energia renovável, investimento em ativos reais que podem render até 20% a.a.