O Índice Imobiliário (IMOB) é um dos mais importantes da bolsa de valores e através dele é possível ter uma visão geral do setor imobiliário. Para pessoas que desejam diversificar a carteira de investimentos e procuram novos setores para investir, é essencial conhecer o IMOB e como ele funciona.
O que é o Índice Imobiliário (IMOB)?
O Índice Imobiliário (IMOB) é um índice da bolsa de valores voltado para o mercado imobiliário, que tem como principal objetivo mostrar o desempenho médio e as variações dos principais ativos do setor. No caso, o IMOB é um índice de retorno total, ou seja, ele aponta o retorno completo proporcionado por uma aplicação específica.
Esses dados fazem do Índice Imobiliário (IMOB) uma ferramenta muito importante para investidores e estudiosos do mercado de investimentos, que baseiam suas decisões em resultados. O índice é controlado pela Bolsa de Valores. Empresas do setor imobiliário que estão devidamente regulamentadas no setor imobiliário têm seus títulos avaliados e indexados pelo IMOB.
Quais os critérios para ser listado no Índice Imobiliário (IMOB)?
Para uma empresa do setor imobiliário estar apta para ser listada no IMOB, é necessário que ela cumpra algumas regras e exigências, que são muito semelhantes a de outros índices da Bolsa de Valores. São elas:
- Ter participado de 95% dos pregões desde o início de sua negociação;
- Não estar passando por recuperação judicial ou extrajudicial;
- Não estar passando por nenhuma espécie de intervenção;
- Não ser uma Penny Stock, ou seja, possuir ações que valem mais de R$ 1;
- Ter estado em negociação durante o período das últimas 3 carteiras;
- Não estar atuando em regime especial de administração;
- Estar fora de situação especial de listagem.
Se algum desses critérios não for cumprido, a empresa não será incluída na carteira. Além disso, existe um limite de 20% para ativos no índice, que vale tanto para inclusões como para reavaliações, realizadas de forma periódica. Caso o limite seja ultrapassado, o indicador irá redistribuir os ativos excedentes para tornar o Índice Imobiliário (IMOB) proporcional novamente.
EMISSÃO DIGITAL ÁGIL E SEM COMPLICACÕES
Cotações em 24 horas!
CRI | CRA | CR | CCB | NC| DEBÊNTURE
Como investir no Índice Imobiliário (IMOB)?
O Índice Imobiliário (IMOB) é um índice, e não é possível investir diretamente nele. Porém, ele é usado como base para investir em ações de empresas, e sua rentabilidade pode ser reproduzida montando uma carteira com os ativos que fazem parte dele.
Anteriormente, era possível investir de forma direta no IMOB através do ETF listado na B3. No caso, ele replicava a carteira do Índice Imobiliário, utilizando ele como benchmark, que era o MOBI11 (Shares Índice BM&FBOVESPA Imobiliário), composto por 95% das ações do setor. Porém, esse ETF foi descontinuado.
Ao utilizar um índice como o IMOB para montar uma carteira de investimentos, é possível realizar escolhas mais assertivas. Isso porque todos os ativos pertencentes a algum índice da bolsa de valores passam por análises muito rigorosas.
Qual a composição do Índice Imobiliário (IMOB)?
As empresas listadas atualmente no índice em proporções diferentes são:
- ALIANSCSONAE (ALSO3)
- CURY S/A (CURY3)
- CYRELA REALT (CYRE3)
- DIRECIONAL (DIRR3)
- EVEN (EVEN3)
- EZTEC (EZTC3)
- GAFISA (GFSA3)
- IGUATEMI S.A (IGTI11)
- JHSF PART (JHSF3)
- LAVVI (LAVV3)
- LOG COM PROP (LOGG3)
- MRV (MRVE3)
- MULTIPLAN (MULT3)
- PLANOEPLANO (PLPL3)
- TENDA (TEND3)
- TRISUL (TRIS3)
Como analisar o Índice Imobiliário (IMOB)?
Por ser o principal índice do setor imobiliário e da construção civil, muitos investidores e analistas de mercado recorrem ao IMOB para tomar decisões. O índice observa o comportamento das ações e gera gráficos de resultado para as movimentações realizadas em determinado período.
Essa medição pode ser mensal ou anual, sendo possível verificar como um ativo se comportou durante um ano inteiro, e assim decidir se vale a pena investir nele ou não. Porém, o objetivo do IMOB não é somente apresentar as variações de preços, mas mostrar como funciona a distribuição de valores feita pelas empresas, sendo esse, inclusive, um dado que gera impacto nos seus resultados.
Possuir os dados do mercado imobiliário em mãos é a melhor forma de conseguir tomar decisões na hora de investir. Os indicadores apresentados pelo IMOB ajudam os investidores a acompanhar e consultar as principais tendências do mercado imobiliário por meio de análises.
As cotações podem ser verificadas através do site da bolsa de valores, sendo calculadas em tempo real, considerando instantaneamente todas as transações efetuadas à vista (lote padrão) que fazem parte da carteira de ativos do Índice Imobiliário (IMOB).
Outro ponto importante é que o Índice Imobiliário (IMOB) pode auxiliar os investidores sobre o momento certo para investir em imóveis próprios, casas ou apartamentos para alugar. Isso porque é possível usar as variações do IMOB como base para as tomadas de decisões referentes ao mercado imobiliário e da construção civil no país.