Pix mudará a forma como fazemos pagamentos e transferências

pix

O Pix é um novo sistema de pagamentos eletrônicos instantâneos, desenvolvido pelo Banco Central do Brasil.

Com a proposta de revolucionar a forma como as pessoas fazem pagamentos e transferências, o Pix será lançado no próximo dia 16 de novembro.

Em questão de segundos, será possível fazer transações financeiras entre pessoas físicas ou jurídicas.

Esqueça a demora e as limitações de transferências como DOC ou TED.

Com o Pix, você não precisará se preocupar nem com o dia nem com horário para transferir dinheiro ou pagar contas. Isso porque o sistema funcionará 24 horas, todos os dias do ano, inclusive fins de semana e feriados.

Clientes de bancos, fintechs e outras instituições financeiras autorizadas irão se beneficiar dessa tecnologia. Basta ter uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento para usar o serviço.

banner ebook independência financeira

Assim, o Pix elimina as barreiras das transações eletrônicas e aumenta o acesso da população ao sistema financeiro, já que esse meio de pagamento simples e digital será totalmente gratuito para pessoas físicas. 

Além disso, o custo para pessoas jurídicas será extremamente baixo ou mesmo de graça para micro e pequenos negócios.

A Bloxs explica agora todos os detalhes dessa tecnologia que mudará completamente o mundo dos negócios e o sistema financeiro.

A revolução dos pagamentos instantâneos

Em um mundo de mensagens instantâneas e digitalização acelerada dos negócios, é inaceitável a lentidão e as restrições do sistema financeiro atual.

A demora na conciliação de pagamentos gera ineficiências na economia. Muitas vezes, as compras e transferências que realizamos levam mais de um dia para serem confirmadas. 

O efeito disso é que as empresas precisam alocar recursos humanos e capital desnecessários para acelerar seus negócios e vencer a concorrência.

Com o Pix, no entanto, será muito mais fácil automatizar e conciliar pagamentos.

Essa tecnologia desenvolvida pelo Banco Central terá um custo de aceitação muito menor do que outros meios eletrônicos, como maquininhas.

Além disso, a disponibilização de recursos será imediata, reduzindo drasticamente a necessidade de crédito de curto prazo.

Por ser uma tecnologia centralizada e disponível de forma uniforme a todas as instituições financeiras, o Pix aumentará a concorrência entre os prestadores de serviços de pagamento e facilitará a entrada de novos players no mercado. Isso, evidentemente, se traduz em mais benefícios aos consumidores e empresas.

O que é o Pix?

O pix é uma tecnologia de pagamentos. Com o Pix as transferências e pagamentos são instantâneos, já que o dinheiro leva apenas 2 segundos em média para chegar ao destinatário.

Com isso, você pode enviar e receber pagamentos eletrônicos sempre que quiser, não importa o dia, o horário ou o lugar.

Em vários países, já é possível realizar pagamentos instantâneos como o Pix via celular. No Brasil, isso também será possível e oferecerá a mesma rapidez e conveniência dos pagamentos em dinheiro.

Quanto ao comércio eletrônico, o Pix eliminará o risco de calote dos comerciantes, já que a liberação de bens e serviços poderá ser facilmente sincronizada com o pagamento.

Em relação as negociações entre empresas, o Pix melhorará o fluxo de caixa, simplificará a gestão de fundos, reduzirá os atrasos de pagamentos e acelerará sua cadeia de fornecimento.

O Pix também pode aumentar a inclusão social, pois é um meio de pagamento totalmente gratuito para pessoas físicas e substituto do papel-moeda. 

A desbancarização de milhares de brasileiros atualmente se deve às taxas que são cobradas pela prestação de serviços de pagamento. 

Ao eliminar essas taxas, o Pix permitirá que qualquer pessoa tenha uma conta bancária e realize pagamentos instantâneos sem usar dinheiro vivo.

A inclusão dessas pessoas no sistema financeiro também permitirá que elas tenham acesso a diversas oportunidades de investimento.

Como funciona o Pix?

A infraestrutura do Pix está disponível de forma permanente para pagamentos eletrônicos em tempo real. 

Com o Pix será possível fazer transações entre:

  • Pessoas físicas;
  • Pessoas físicas e empresas;
  • Empresas;
  • Pessoas físicas ou empresas e órgãos governamentais.

Na prática, você poderá usar o Pix para realizar qualquer tipo de pagamento, inclusive impostos. 

Para aproveitar os benefícios do Pix, basta ter uma conta em um banco ou outra instituição financeira autorizada.

O uso desse serviço será gratuito para pessoas físicas. No caso de micro e pequenas empresas, a tendência é que também seja gratuito, graças à maior concorrência no setor de pagamentos.

LEIA TAMBÉM: Dois Brasis: número de chaves PIX cadastradas já é superior a população brasileira

Como serão as transações com o Pix?

As transações poderão ser feitas como normalmente se faz em um Doc ou Ted.

Além disso, o usuário poderá informar a chave Pix. Essa chave corresponderá ao número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ do usuário. Para fazer o pagamento ou transferência, só será necessário informar um desses dados.

Contudo, o sistema do Pix já estará registrada a conta bancária referente à chave informada.

Com isso, em vez de informar todos os dados da pessoa para fazer o pagamento, como nome, endereço, CPF, etc., bastará informar a chave Pix para concluir a transação.

Muito mais simples e rápido!

Mas, se o usuário quiser utilizar diferentes contas, não poderá repetir a mesma chave Pix. Assim, em uma conta ele poderá usar o número de celular; em outra, o endereço de e-mail, e assim por diante.

Outra possibilidade será o uso de QR Codes, estáticos ou dinâmicos, para realizar pagamentos.

qr code dinâmico, estático, pix
Tipos de QR Code do PIX. (Imagem: Banco Central do Brasil)

Benefícios do Pix

Durante a divulgação desse novo meio de pagamento, o Banco Central declarou o seguinte:

Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes; promover a inclusão financeira e preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.

pix, meio de pagamento,  instantâneos

É importante lembrar que o Pix não será um aplicativo nem uma conta bancária. Será um serviço que as próprias instituições financeiras disponibilizarão aos clientes.

O Pix também permitirá agendar pagamentos, enviar e receber comprovantes e fazer estorno.

Por fim, se você gostou deste artigo e deseja saber mais sobre o mundo dos investimentos alternativos, não deixe de acompanhar nossa newsletter e conhecer nosso portfólio de ofertas.

Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs

Parabéns, agora você faz parte da Lista

Você terá acesso a novos conteúdos e será notificado com exclusividade sobre ofertas relacionadas a esse segmento.