Skip to content
logo-black
Site da Bloxs
Quem somos
Investimentos
Crowdfunding
Soluções
Investidor
Empresário
Parceiro de negócios
Investidor institucional
Conteúdos
Ajuda
Acessos
Investidor
Empresário
Parceiro de negócios
Investidor institucional
Cadastre-se
  • Notícias
  • Gestão
  • Inovação e Empreendedorismo
  • Mercado de Capitais
  • Academy
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Podcasts
Menu
  • Notícias
  • Gestão
  • Inovação e Empreendedorismo
  • Mercado de Capitais
  • Academy
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Podcasts
Investimentos Alternativos no Brasil
Business
Mercado de Capitais
Revolução digital no mercado de capitais: como tecnologias emergentes estão remodelando o setor?

Revolução digital no mercado de capitais: como tecnologias emergentes estão remodelando o setor?

Bloxs

07/02/2024

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
revolução digital no mercado de capitais
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A digitalização está revolucionando setores tradicionais da economia, como o financeiro, que viu a ascensão meteórica de novas plataformas digitais nos últimos anos.

No mercado de capitais, a tecnologia blockchain e a automação de processos prometem eliminar intermediários e reduzir os custos das transações, agora vistas como sem fronteiras.

Tudo isso tem potencial para ampliar o acesso a produtos e serviços dos mais variados tipos, eliminando os gargalos de mercados altamente concentrados e ineficientes.

Para entender melhor a importância de plataformas digitais inovadoras na democratização do mercado de capitais, permitindo que mais investidores e empresas atinjam seus objetivos, a Bloxs conversou com André Loes, ex-economista-chefe do Morgan Stanley para América Latina.

No bate-papo, o especialista aborda temas cruciais para compreender a dinâmica das captações no contexto atual e os desafios gerados pelos juros elevados e pela maior aversão ao risco.

Confira!

  • Plataformas digitais crescem explorando ineficiências
  • Adaptação, flexibilidade e menos custos
  • Transparência e acesso à informação
  • O impacto do big data e da inteligência artificial
  • Novos modelos de negócio em um ambiente em constante mudança

Plataformas digitais crescem explorando ineficiências

Em um cenário desafiador para as captações das empresas, devido à alta de juros global, soluções inovadoras podem explorar segmentos não atendidos, crescendo mesmo com a retração do mercado mais amplo.

Foi justamente o que aconteceu com o mercado de capitais brasileiro, que viveu, nos últimos anos, um movimento de retração dos volumes contra uma tendência geral de alta anterior.

Após o fim da crise de 2016, vimos a normalização das taxas de juros e a aprovação de medidas importantes que permitiram a redução histórica da Selic para 2% em poucos anos.

Com a emergência da pandemia, os juros foram reduzidos à mínima histórica de 2% e visivelmente estimularam a atividade de captação, com as debêntures crescendo, em volume, 123,29% de 2020 a 2022.

No entanto, com o início da campanha de aperto monetário pelo Banco Central, a fim de combater a inflação, houve uma forte retração da atividade de captação, caindo para cerca de R$ 141,96 bilhões até novembro de 2023, uma queda de 47,52%.

Mesmo nesse contexto desafiador, plataformas digitais inovadoras que atuam no mercado de capitais conseguiram crescer, explorando ineficiências do mercado.

André Loes
André Loes

Quem explica esse fenômeno é o economista André Loes, citando a revolução trazida pelos serviços de compartilhamento, como a Uber, e a meteórica ascensão dos bancos digitais e plataformas de investimentos, como o Nubank e a XP, mudando a dinâmica de setores tradicionais da economia.

“A digitalização é uma tendência que diminui ineficiências na economia e foi explorada por startups nos últimos 15 anos. Ela ampliou o acesso a serviços financeiros por um público maior e promoveu a desbancarização dos investimentos.”

LEIA TAMBÉM: Entre juros e crescimento: economista André Loes diz o que esperar do mercado de capitais no contexto atual

Adaptação, flexibilidade e menos custos

Loes também fala sobre a flexibilidade intrínseca aos produtos financeiros e como a digitalização e automação estão criando novas oportunidades no setor. Ele destaca a rapidez com que os produtos financeiros podem ser adaptados e transformados em um ambiente digital, contrastando com a natureza mais estática dos produtos físicos.

Esta adaptabilidade, em sua visão, oferece a chance de explorar novos modelos de negócios e atender às necessidades de um mercado em constante mudança.

O efeito direto disso foi a maior concorrência, fazendo com que players tradicionais reagissem cortando preços e oferecendo serviços similares, com a aquisição de startups.

No entanto, essas mudanças trouxeram novos desafios regulatórios, especialmente com a emergência de novas tecnologias, como a blockchain, no sentido de evitar riscos sistêmicos e proteger investidores menos experientes.

Exemplo disso é que, hoje, mais brasileiros investem em criptomoedas do que em ações na bolsa de valores, o que também traz novos tipos de riscos para os investidores, uma vez que o setor ainda não está plenamente regulamentado.

LEIA TAMBÉM: Bloxs participa do Encontro Anual Drex 2023 e discute tokenização e futuro do mercado de capitais

Transparência e acesso à informação

O especialista explica ainda a relevância da eficiência e padronização no mercado de capitais, enfatizando como esses fatores são cruciais para reduzir ineficiências, melhorar a transparência e facilitar o acesso à informação. Ele ressalta a necessidade de modernizar e adaptar as práticas do mercado para a era digital, visando aprimorar os processos e tornar as informações mais acessíveis a todos os participantes do mercado. 

O economista menciona ainda como a assimetria de informação representa uma grande ineficiência nos mercados de capitais e como a digitalização pode ser uma ferramenta poderosa para mitigar esse problema. 

Como exemplo, cita o caso da tecnologia blockchain, em que os dados das transações são registrados de forma pública em um ledger distribuído e imutável, permitindo que todos os participantes, independentemente do seu tamanho, tenham acesso às mesmas informações. 

Em sua visão, as tecnologias digitais, ao melhorarem o acesso e a distribuição de informações, podem tornar o mercado mais eficiente e transparente, beneficiando todos os players.

O impacto do big data e da inteligência artificial

A menor assimetria de informação proporcionada pela digitalização abre espaço para a utilização de ferramentas de big data e inteligência artificial, capazes de analisar grandes volumes de dados em pouco tempo, além de ajudar a identificar tendências e insights que seriam impossíveis manualmente.

Na visão de André Loes, isso mais ou menos “nivela o campo de jogo” entre investidores com diferentes graus de recursos e capacidades analíticas.

A inteligência artificial já vem sendo usada para ajudar pequenos investidores a processar e analisar dados, permitindo uma tomada de decisão mais eficiente e assertiva.

Portanto, tecnologias que antes eram restritas a grandes institucionais agora têm acesso fácil pelo grande público, democratizando o mercado de capitais e nivelando as oportunidades de investimento para investidores de todos os tamanhos.

LEIA TAMBÉM: Tokenização, IA e blockchain: como a tecnologia irá moldar o Open Capital Market

Novos modelos de negócio em um ambiente em constante mudança

Loes fala sobre o modelo de negócios adotado pela Bloxs, como plataforma de investimentos alternativos e soluções de acesso ao mercado de capitais para pequenas e médias empresas. 

Em sua visão, soluções disruptivas, que se aproveitam das lacunas do mercado de capitais para oferecer produtos e serviços menos tradicionais, têm potencial para encontrar oportunidades e prosperar nesse ambiente. 

Como exemplo, ele menciona o fato de a Bloxs ter digitalizado todo o processo de deals, desde a originação até a distribuição dos títulos, abrindo o mercado de captações para pequenos e médios empresários. 

Quem se beneficia diretamente disso são as startups, empresas que ainda estão em estágio inicial de desenvolvimento e precisam receber aportes para aumentar a escala das suas soluções, geralmente fora dos meios convencionais de financiamento.

“Mesmo com a situação mais complicada do mercado de capitais, o modelo de negócios da Bloxs está sendo bem-sucedido, ao oferecer soluções para empresas e gestores menores, o que tem impacto direto na criação de oportunidades na economia real.”

Para gestoras de recursos e boutiques de investimentos que buscam originar e estruturar operações no mercado de capitais, a Bloxs oferece um ecossistema completo para a emissão de títulos estruturados de forma totalmente digital. Isso inclui debêntures, CRIs/CRAs, notas comerciais, contratos coletivos e até fundos de investimento. Nossas soluções são especialmente direcionadas ao small/middle market, cobrindo captações de até R$ 150 milhões.

A Bloxs adota ferramentas avançadas de machine learning e inteligência artificial para processar as propostas, além de contar com uma equipe de especialistas em cada uma das suas áreas de atuação, responsável por validar e aprimorar os deals.

Entre agora mesmo para esse novo mundo de oportunidades, que reúne investidores, parceiros e empresários em um ambiente interativo e intuitivo, construído para viabilizar negócios mais rápidos e com menos custos.

Conheça nossas soluções 360 que ajudam a enfrentar os desafios do mercado de capitais atual e a viabilizar operações que não seriam viáveis nos canais tradicionais de estruturação.

Abra sua conta grátis e ganhe!

Receba em seu e-mail o livro digital Investidor de Sucesso 4.0
Abrir Conta

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Bloxs
Bloxs
Somos Infratech para Open Capital Market: plataforma que integra tecnologia avançada e conformidade regulatória em um ecossistema.
Bloxs
Bloxs
Somos Infratech para Open Capital Market: plataforma que integra tecnologia avançada e conformidade regulatória em um ecossistema.

Conteúdos relacionados

novas tecnologias no mercado financeiro

Eficiência e democratização: como novas tecnologias estão impactando o mercado financeiro

Dados como Ativo o Poder da IA nas tomadas de-Decisao

Como a IA está influenciando as decisões tomadas nas empresas?

Processo de data mining pode revolucionar a tomada de decisões e melhorar o desempenho do seu negócio

Data mining: o que é, para que serve e quais as etapas do processo

tokenização de ativos

Entendendo a tokenização de ativos: uma visão abrangente para iniciantes

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Telegram da Bloxs

Enviar um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tenha acesso a conteúdos exclusivos no Telegram da Bloxs

Bloxs

Somos um Ecossistema de acesso ao Mercado de Capitais, que conecta empresas e investidores. Através de nossa tecnologia, originamos, estruturamos e viabilizamos captações de recursos em operações entre R$ 1 milhão e R$ 150 milhões.

Institucional

  • Quem Somos
  • Trabalhe conosco
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
Menu
  • Quem Somos
  • Trabalhe conosco
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Soluções

  • Notícias
  • Mercado
    • Agronegócio
    • Alternativos
    • Ativos judiciais
    • Blockchain
    • Distressed Assets
    • Energia
    • Mineração
    • Negócios
    • Real Estate
    • Startup
    • Tradicionais
  • Teses de Investimento
    • Agronegócio
    • Alternativos
    • Ativos Judiciais
    • Ativos Reais
    • Distressed assets
    • Energia
    • Florestal
    • Imobiliário
    • Mineração
    • Motéis
    • Pecuária
    • Tokenização
    • Vinhos
  • Business
  • Séries
    • Bloxs Convida
    • Megainvestidores
    • Newsletter
  • Educação
    • Cursos
    • E-books
    • Vídeos
    • Podcasts
  • Colunistas
Menu
  • Notícias
  • Mercado
    • Agronegócio
    • Alternativos
    • Ativos judiciais
    • Blockchain
    • Distressed Assets
    • Energia
    • Mineração
    • Negócios
    • Real Estate
    • Startup
    • Tradicionais
  • Teses de Investimento
    • Agronegócio
    • Alternativos
    • Ativos Judiciais
    • Ativos Reais
    • Distressed assets
    • Energia
    • Florestal
    • Imobiliário
    • Mineração
    • Motéis
    • Pecuária
    • Tokenização
    • Vinhos
  • Business
  • Séries
    • Bloxs Convida
    • Megainvestidores
    • Newsletter
  • Educação
    • Cursos
    • E-books
    • Vídeos
    • Podcasts
  • Colunistas

Conteúdos

  • Notícias
  • Mercado
    • Agronegócio
    • Alternativos
    • Ativos judiciais
    • Blockchain
    • Distressed Assets
    • Energia
    • Mineração
    • Negócios
    • Real Estate
    • Startup
    • Tradicionais
  • Teses de Investimento
    • Agronegócio
    • Alternativos
    • Ativos Judiciais
    • Ativos Reais
    • Distressed assets
    • Energia
    • Florestal
    • Imobiliário
    • Mineração
    • Motéis
    • Pecuária
    • Tokenização
    • Vinhos
  • Business
  • Séries
    • Bloxs Convida
    • Megainvestidores
    • Newsletter
  • Educação
    • Cursos
    • E-books
    • Vídeos
    • Podcasts
  • Colunistas
Menu
  • Notícias
  • Mercado
    • Agronegócio
    • Alternativos
    • Ativos judiciais
    • Blockchain
    • Distressed Assets
    • Energia
    • Mineração
    • Negócios
    • Real Estate
    • Startup
    • Tradicionais
  • Teses de Investimento
    • Agronegócio
    • Alternativos
    • Ativos Judiciais
    • Ativos Reais
    • Distressed assets
    • Energia
    • Florestal
    • Imobiliário
    • Mineração
    • Motéis
    • Pecuária
    • Tokenização
    • Vinhos
  • Business
  • Séries
    • Bloxs Convida
    • Megainvestidores
    • Newsletter
  • Educação
    • Cursos
    • E-books
    • Vídeos
    • Podcasts
  • Colunistas

Contato

  • Ajuda

Atendimento ao Investidor Acesse o WhatsApp aqui
Das 9h às 18h (dias úteis)

Atendimento ao Empresário/Parceiro originacao@bloxs.com.br

Parceria de Conteúdo/Imprensa
parcerias@bloxs.com.br

Onde Estamos
São Paulo/SP, Rua Cardeal Arcoverde, 1641, conj 53/54, Pinheiros, CEP 05407-002

Siga nossas redes
Facebook Instagram Linkedin Youtube Telegram

Este website (“Site”), https://bloxs.com.br, é gerido e operado pela Bloxs Tech Desenvolvedora de Programas LTDA (“Bloxs Tech”), CNPJ 47.594.535/0001-00, sociedade integrante do grupo Bloxs, com atuação EXCLUSIVA em desenvolvimento e licenciamento de sistemas computacionais bem como a produção e divulgação de conteúdos de cunho informativo e educacional. A Bloxs Tech NÃO é uma instituição financeira e NÃO realiza empréstimos empresariais. A Bloxs Tech NÃO atua como empresa de investimentos e NÃO realiza nenhuma espécie de oferta ou recomendação de Títulos e Valores Mobiliários. A Bloxs Tech NÃO está autorizada e NÃO atua na administração e gestão de recursos de terceiros.

Bloxs Tech Desenvolvedora de Programas LTDA | CNPJ: 47.594.535/0001-00
Copyright © 2022 – Todos os direitos reservados

Parabéns, agora você faz parte da Lista

Você terá acesso a novos conteúdos e será notificado com exclusividade sobre ofertas relacionadas a esse segmento.

Continuar lendo