O Brasil vem subindo cada vez mais no ranking de países que mais geram energia a partir do sol.
Entramos agora para o Top 15 de países líderes em produção de energia solar, ocupando a 14ª posição, graças ao extraordinário crescimento dos sistemas fotovoltaicos de pequeno e grande porte nos últimos anos.
Não é segredo para ninguém que o nosso país é um dos mais privilegiados do mundo quando o assunto é incidência de luz solar. Mas todo esse potencial ainda é extremamente subutilizado, já que só ultrapassamos este ano a marca de 10 GW de potência instalada, o que corresponde a quase 2% de toda a eletricidade que produzimos.
De fato, a energia solar tem muito espaço para crescer e diversificar nossa matriz elétrica, ainda extremamente dependente de barragens e termelétricas, apesar do formidável avanço de fontes alternativas limpas e renováveis, como a solar e eólica nos últimos anos.
Sem dúvida, investir em energia renovável já é uma das formas mais inteligentes e seguras de obter renda recorrente e se adiantar ao grande salto que as fontes sustentáveis darão na próxima década, especialmente com a aprovação do Marco Legal da Energia Solar e do Programa de Crescimento Verde, que incentivarão novas fontes de energia limpa no país.
E você, é claro, não pode ficar de fora desse movimento que atrairá cada vez mais investimentos e grandes players do setor de energia.
Saiba agora todos os detalhes de como está o avanço da energia solar no Brasil e como você pode investir hoje mesmo nos melhores projetos do setor, diretamente ligados à economia real, para proteger e rentabilizar sua carteira e incentivar o desenvolvimento sustentável do país.
Por que a energia solar está crescendo tanto no Brasil?
Não para de crescer o número de famílias e empresas que querem investir em energia solar para escapar dos constantes automentos tarifários e do recorrente risco de apagão que, de tempos em tempos, volta a aparecer no país.
Afinal, a conta de luz do brasileiro fica mais “salgada” a cada mês, obrigando os consumidores a mudar seu padrão de consumo e, sobretudo, impedindo que as empresas cresçam, invistam e gerem empregos no país.
A insegurança do sistema elétrico brasileiro – excessivamente dependente de hidrelétrica e, por isso mesmo, suscetível a quaisquer mudanças no regime de chuvas –, tem sido um dos principais fatores inibidores do investimento privado nos últimos anos.
A solução encontrada por diversas empresas de pequeno e médio porte para aumentar sua competitividade e fugir das garras do sistema cativo é aproveitar os benefício da geração distribuída remota, através da qual obtêm créditos para reduzir em até 25% suas faturas de energia e evitar o sistema de bandeiras tarifárias.
Na geração distribuída, a energia é produzida mais perto das unidades consumidoras a partir de fontes renováveis, como sistemas solares e eólicos. Essa energia pode ser, então, injetada na rede por empresas que atuam no segmento em troca de créditos a serem abatidos da contra de outra unidade consumidora atendida pela mesma distribuidora.
Assim, as empresas da capital podem alugar usinas solares fotovoltaicas localizadas no interior, por exemplo, e usufruir desses créditos para zerar suas contas de luz, ficando apenas com o pagamento do aluguel, que costuma ser de 15% a 25% mais barato do que a fatura de energia padrão.
Nas palavras de Felipe Souto, CEO da Bloxs, plataforma que permite investir em usinas solares através de captações de crowdfunding:
A geração remota significa que o consumidor pode gerar sua energia elétrica em qualquer local e compensar essa energia em outra localidade, desde que a geração e o consumo estejam dentro da mesma rede de distribuição, ou seja, gera-se no interior de Pernambuco e compensa-se em Recife, capital do estado, por exemplo.
A grande vantagem da geração remota que as empresas não precisam mudar em nada sua rotina operacional. Basta alugar uma usina e pronto: o desconto já é feito automaticamente em sua conta. Isso explica porque essa modalidade de geração vem crescendo tanto no país.
Saiba mais sobre as vantagens de investir em energia solar no vídeo abaixo:
Brasil ultrapassa 10 GW de potência instalada em energia solar e entra para o Top 15 mundial
O Brasil caminha a passos largos para entrar no pelotão de elite da energia solar mundial.
No último ano, saltamos duas posições no ranking de maiores geradores em potência instalada e agora estamos no 14º lugar, graças ao maior número de sistemas fotovoltaicos ligados na rede elétrica.
Como bem explica Rafael Rios, cofundador e COO da Bloxs:
Para se ter uma ideia do nosso potencial de crescimento em energia solar, a Alemanha é o quarto maior produtor de energia fotovoltaica no mundo, mas tem um índice de radiação 40% menor do que a região mais ensolarada do Brasil. Ainda temos muito espaço para crescer.
Confira a lista de países que mais geram energia a partir do sol, segundo matéria do G1:
Investir em energia solar é seguro, acessível e extremamente lucrativo
Apesar desses bons números, muitas pessoas ainda não sabem como investir em energia solar para diversificar suas fontes de renda e ganhar dinheiro a partir do sol.
Através do crowdfunding, qualquer pessoa pode participar de captações de excelentes projetos de usinas fotovoltaicas, construídas especialmente para atender grandes consumidores empresariais de todas as regiões do país.
A Bloxs é uma plataforma de crowdfunding experiente nesse tipo de captação e já viabilizou a construção de grandes usinas de energia solar, com a participação de pequenos investidores.
Atualmente está aberto para investimento o projeto Volstrom Renda com Energia, uma oportunidade para que os investidores sejam sócios de uma usina solar no Ceará e participem dos seus resultados através de pagamentos mensais com rentabilidade estimada em 16,65% – muito acima da média do mercado.
As cotas partem de apenas R$2.500 e permitirão a implantação de usinas solares para atender condomínios residenciais da região metropolitana de Fortaleza. Não fique de fora dessa oportunidade, acesse agora mesmo a página da oferta e saiba mais detalhes no vídeo de apresentação abaixo:
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs
1 Comment
perdemos até para o “Grande” Vietnã.
Como somos atrasados…
Inteligência ZERO!